SUMÁRIO


Por em 18 de janeiro de 2022

5 dicas para usar o marketing sensorial na sua loja online

O marketing sensorial é uma tendência bastante utilizada em lojas físicas e espaços do ramo alimentício usam muito desta técnica para atrair e conquistar clientes por meio dos sentidos. Mas e nas lojas virtuais, como utilizar essa modalidade de marketing? É isso o que vamos te ensinar hoje!

O que é o marketing sensorial?

Pois bem: você já entrou em uma padaria para comprar qualquer coisa que não era pão francês… Mas, quando sentiu aquele cheirinho de pão saindo do forno, comprou uns 3 ou 4 pães quentinhos? 

Ou já foi em um restaurante específico porque viu uma foto de um prato tão apetitoso em suas redes sociais que sentiu que “precisava” ir lá para experimentar? 

Ainda, foi até uma loja de roupas com preços um pouco mais altos só porque ela tem um ambiente mais agradável e um cheirinho marcante? 

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas questões, você já foi “vítima” do marketing sensorial!

Como o próprio nome diz, o marketing sensorial tem como objetivo oferecer uma experiência completa aos consumidores e, de forma suave e agradável, despertar desejos de compra através dos sentidos – visão, olfato, tato, paladar e audição.

Esta ferramenta já é muito utilizada em lojas físicas que utilizam de diversas estratégias para provocar os sentidos e disparar gatilhos mentais que estimulem o cliente a tomar a decisão da compra.

Agora você deve estar se perguntando: mas é possível utilizar essa modalidade de marketing em ambientes virtuais? 

E a resposta é: sim, é possível utilizar o marketing sensorial em sua loja online. Com conhecimento e criatividade, você será capaz de despertar gatilhos mentais para criar vínculos com seu cliente e potencializar o seu faturamento. Vem ver!

– Veja também: Dicas para aguçar os 5 sentidos do cliente no seu varejo

Vantagens de usar o marketing sensorial como estratégia de vendas

Características como qualidade de produtos e preços justos já não são mais considerados diferenciais entre as marcas. 

Assim, para se destacar da concorrência, é preciso conhecer seu cliente para criar estratégias que despertem os gatilhos mentais. Ou seja, que estimulem o consumidor a tomar uma decisão de compra baseada em suas emoções.

E o marketing sensorial é um grande aliado nesse despertar de sensações no cliente. 

Além do mais, vale destacar que são diversas as vantagens de apostar nessa estratégia, tanto no PDV quanto no e-commerce. Dentre elas, destaque para: 

Ademais, isso pode ser feito por meio de uma imagem bem elaborada, um cheiro marcante ou um atendimento com empatia. Mas, como fazer isso no ambiente virtual?

Estimulando os sentidos no ambiente virtual

No ambiente físico, as emoções são despertadas por meio de ações como, por exemplo: 

  • Música agradável;
  • Produtos bem expostos;
  • Cheiro agradável de limpeza, de café recém passado e/ou do pão fresquinho;
  • Degustação dos alimentos, entre outros.

Entretanto, no ambiente digital, esses sentidos devem ser despertados de forma diferente, através da emulação de sensações.

Ademais, segundo a matéria publicada no site Update Or Die em junho de 2021, “alguns estudos que buscavam entender como nosso cérebro processa estímulos sensoriais comprovaram um ponto interessante: a ativação das sensações integradas foram observadas quando um OU outro sentido é estimulado. 

Por exemplo, ver a foto de uma comida (visão) ou escutar seu nome (audição) podem ativar os córtices cerebrais olfativo e gustativo – nosso cérebro, mesmo de forma mais tímida, traz de volta da memória odores e gostos associados àquela comida.”

Levando em consideração que ainda não existem tecnologias que permitam aos clientes a sentirem os odores, tocar nos produtos ou a sentirem os sabores dos alimentos, no ambiente digital devemos usar e abusar de imagens (visão) e sons (audição) para emular e estimular todos os outros sentidos (olfato, paladar e tato). E isso é possível através de algumas técnicas que vamos compartilhar a seguir.

Como usar o marketing sensorial na sua loja online? Veja 5 dicas

1. Capriche no ângulo da imagem

Dê preferência a fotos tiradas com o ponto de vista do cliente no momento do consumo.

O estudo indica que com imagens deste ângulo é mais fácil criar uma conexão com o espectador, uma vez que você pode despertar o sentido do paladar, o que favorece o consumo do produto.

Na foto abaixo, um exemplo de imagem que você pode usar para um banner de “Final de Semana do Churrasco”, tirada pelo ponto de vista do cliente:

Marketing sensorial: exemplo de imagem que você pode usar para um banner de “Final de Semana do Churrasco”, tirada pelo ponto de vista do cliente.
Exemplo de imagem que você pode usar para um banner de “Final de Semana do Churrasco”, tirada pelo ponto de vista do cliente

2. Dê movimento

Utilize fotos de produtos que transmitem a sensação de movimento. Este formato de imagem cria uma sensação de realidade, de aproximação. Diversos sentidos podem ser estimulados quando utilizamos essa estratégia.

Abaixo, alguns exemplos de como demonstrar essa sensação. Você pode usar para um banner de promoção de produtos para pets, dia da pizza ou festival de vinhos, por exemplo:

Exemplos de como despertar a sensação de movimento no marketing sensorial no ambiente virtual.
Exemplos de como despertar a sensação de movimento no marketing sensorial no ambiente virtual

3. Use pessoas e mãos

Para estimular o marketing sensorial no seu e-commerce, utiliza imagens em que as pessoas estão segurando o produto, criando a sensação do tato. Ademais, essa estratégia também ajuda a criar uma identificação do cliente com os produtos demonstrados. 

Assim sendo, nos exemplos abaixo, veja amostras de como usar esse artifício:

Utilize mãos para criar a sensação do tato e pessoas para criar uma identificação entre com os produtos demonstrados.
Utilize mãos para criar a sensação do tato e pessoas para criar uma identificação entre com os produtos demonstrados

4. Aposte nos elementos gráficos

Insira alguns elementos gráficos nas imagens para despertar o olfato ou paladar. Por exemplo:

  • Fumaça na xícara de café ou em outros pratos quentes;
  • Gelo no copo de refrigerante;
  • Gotinhas na cerveja geladinha.

Esses são alguns dos exemplos de como estimular esses sentidos. Aliás, confira abaixo sugestões de imagens que utilizam alguns desses elementos:

Exemplos de como despertar os sentidos do olfato ou paladar através de elementos gráficos
Exemplos de como despertar os sentidos do olfato ou paladar através de elementos gráficos

5. Para estimular o marketing sensorial, aposte em um e-commerce com layout adequado, que desperte os sentidos.

Por fim, como a visão é um dos sentidos mais estimulados no ambiente digital, também é preciso pensar no layout da sua loja virtual.

Assim sendo, cores, disposição dos produtos, facilidade na navegação – tanto para o cliente quanto para o administrador – são alguns dos itens a avaliar no momento de contratar uma plataforma para seu e-commerce.

Por isso, na hora de criar o seu site e/ou aplicativo de e-commerce, aposte em um layout intuitivo, personalizável nas cores de sua marca e fácil de administrar. Além disso, é importante que você consiga acrescentar materiais promocionais, como banners e categorias de destaque conforme suas estratégias comerciais.

Agora que você já sabe que no ambiente digital também é possível estimular seus clientes para comprarem mais utilizando o marketing sensorial, aproveite para ter ao seu lado uma empresa especializada em te ajudar a conhecer o seu cliente e, também, criar o seu próprio e-commerce. 

Na Mercafacil você encontra tudo isso. 

Criamos uma solução figital 360° completa. Ou seja, que contempla os canais físicos e digitais do seu negócio pelos quais o seu cliente passa na jornada de compra. Aqui, o foco é sempre oferecer a melhor experiência para o seu consumidor, garantindo que ele fique satisfeito ao comprar no seu PDV e, também, no seu e-commerce. 

Acesse nosso site e agende uma demonstração diretamente com nossa equipe comercial.

Esse artigo foi produzido por Chrystiane Lucena da Silveira, Consultora de Pós-vendas na Mercafacil. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]