Por em 24 de janeiro de 2023
5 tendências da NRF 2023 para você aplicar no seu supermercado
Entre os dias 15 e 17 janeiro de 2023, Nova York recebeu o principal evento de varejo do mundo. Estamos falando do NRF 2023: Retail’s Big Show, organizado pela National Retail Federation (NRF).
O NRF trouxe as principais tendências do setor para os próximos anos e, conforme o esperado, veio recheada de oportunidades para os supermercadistas investirem a partir de agora e durante os próximos anos.
Aqui, destacamos algumas delas que merecem a sua atenção. Confira quais desses tópicos você conhece e/ou utiliza no seu varejo – e, é claro, aqueles que precisam de mais atenção!
– Veja também: Novidades no varejo: veja 6 tendências que chegam fortes para 2023
NRF 2023: 5 tendências para supermercados
1. Profundo conhecimento sobre o cliente para oferecer um atendimento personalizado, ágil e humanizado
O primeiro ponto que destacamos da NRF é a importância de as empresas conhecerem muito bem o seu consumidor. Afinal, somente assim poderão oferecer experiências cada vez melhores, mais personalizadas, ágeis e eficientes.
Trazendo essa tendência para o universo supermercadista, pode-se dizer que o primeiro passo para colocar em prática essa ação é contar com o suporte de uma tecnologia de gestão de clientes.
Ou seja, uma ferramenta completa, que te ajude a armazenar os dados dos consumidores e permite que você utilize esses dados na hora de criar suas campanhas segmentadas, deixando-as personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.
A partir de então, é possível utilizar outras importantes ferramentas tecnológicas que também são tendência, como a inteligência artificial – que deve ser cada vez mais humanizada.
Ademais, vale ressaltar que, mais do que ter estruturada a parte de coleta de dados, é preciso que as empresas também saibam como interpretá-los e utilizá-los de forma estratégica e inteligente. Os dados devem ser a base para a tomada de decisões.
2. O online se tornou essencial, mas o espaço físico não será substituído. É preciso que haja uma integração entre ambos
Durante a NRF Jeffrey Gennette, CEO da Macys, reforçou o valor do cliente omnicanal/figital – ou seja, aquele cliente que conecta-se com a marca tanto por canais físico quanto canais digitais.
De acordo com o CEO, o cliente omnicanal tem um ticket médio seis vezes maior do que o cliente que só compra no digital e três vezes maior do que o cliente que só compra na loja física.
Esse dado apenas reforça aquilo que o supermercadista já sabe: é importante estar presente tanto no ambiente físico quanto no digital.
O novo consumidor exige, sim, uma maior presença online das empresas. Entretanto, é preciso ir além e também dedicar-se ao ambiente físico.
Isso porque, conforme foi ressaltado na NRF, as lojas físicas são espaços importantes para o cliente viver a experiência da marca. Quando um consumidor opta por sair de casa e ir até o seu supermercado, ele quer viver uma experiência positiva, seja com o atendimento, com o ambiente, ou outras opções.
Outro ponto importante que também cabe nesse tópico é a integração do consumidor em todas as plataformas de relacionamento, sem que a tecnologia se torne protagonista — ela precisa ser invisível em todo o processo. Ou seja, o processo precisa ser fácil, intuitivo e atrativo ao cliente.
Por fim, podemos concluir que há a necessidade de agilidade e personalização no relacionamento com o cliente por meio de todos os canais de comunicação. Além disso, entende-se que investir no figital é a resposta para as empresas seguirem crescendo.
– Acesse: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência
3. Iniciativas sustentáveis
O consumidor está mais preocupado com a sustentabilidade e valoriza marcas que o ajude a ser mais ecologicamente responsável.
Durante a NRF, Kate Ancketill, CEO do GDR Creative Intelligence, reforçou que estamos testemunhando o final da “Era da Abundância”. Isso acontece devido à escassez de recursos naturais e ao aumento da demanda global.
Assim, empresas que entendem o momento pelo qual estamos passando e buscam oferecer soluções e iniciativas sustentáveis destacam-se perante ao público.
Trazendo essa tendência para os supermercados do Brasil, algumas ações que podem ser colocadas em prática são:
- Aproveitar datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente para fazer campanhas de reciclagem e/ou conscientização. No nosso calendário existe o Dia Mundial da Água (22 de março), Dia da Natureza (4 de outubro), Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio), entre outros;
- Incentivar o uso de ecobags – sacolas retornáveis/reutilizáveis;
- Fazer treinamentos recorrentes com a sua equipe para reforçar a importância dos cuidados com o meio ambiente;
- Oferecer estações para a coleta/descarte de produtos específicos, como pilhas e baterias, lâmpadas, óleo de cozinha, remédios, entre outros.
– Para saber mais sobre o assunto, confira: 9 ações para promover a sustentabilidade no supermercado
4. Inclusão e diversidade são tendências na NRF
Outro ponto de destaque na NRF e que com certeza pode fazer parte do dia a dia dos supermercados ao redor do Brasil, independentemente do seu tamanho, localização e perfil de clientes, é: a diversidade está em alta e veio para ficar.
Isso significa que é necessário que exista um equilíbrio cada vez maior entre homens e mulheres desempenhando cargos variados nas empresas. Além disso, abraçar e compreender outras diversidades e minorias também é essencial para empresas que desejam alcançar o topo e permanecer lá.
Busque oferecer oportunidades para pessoas que fazem parte de minorias e mostre que a sua empresa é realmente engajada com a causa de inclusão e da diversidade.
Por fim, tenha em mente que: quanto mais diversificada a sua equipe, mais ideias, experiências e visões de mundo a sua empresa terá.
5. Equipe engajada, que atua como embaixadora da marca
Por último, mas não menos importante, outra tendência da NRF que merece destaque e que você pode utilizar no seu supermercado está relacionada com a sua equipe de colaboradores.
Afinal, para ter sucesso, uma empresa precisa contar com colaboradores qualificados, engajados e, mais do que isso, que se tornam verdadeiros promotores da marca.
E como conquistar isso? Existem várias ações que o seu supermercado pode fazer para contar com um time coeso, feliz, eficiente e produtivo. Por exemplo:
- Treinamentos recorrentes e constantes tanto sobre habilidades técnicas (hard skills) quanto habilidades importantes para o desenvolvimento da própria pessoa (soft skills). Ou seja, assim como é importante treinar a equipe sobre novas tecnologias, também é importante fazer ações que auxiliem-nos a oferecer um melhor atendimento, melhores maneiras de se comunicar, entre outros;
- Campanhas internas que façam com que o time mantenha-se engajado. Podem ser criadas gincanas e ações para datas comemorativas específicas, estimulando a participação de todos;
- Ter canais de comunicação sempre abertos para que os colaboradores possam compartilhar suas críticas, sugestões de melhorias e opiniões. E, mais do que isso, mostrar que você realmente está de olho no que o seu time diz.
Veja também: Campanhas internas no supermercado podem aumentar suas vendas
É hora de colocar em prática as tendências do NRF 2023 no seu supermercado!
Por fim, vale ressaltar que esses são apenas alguns pontos relevantes que puderam ser observados na NRF 2023 e não só podem, como devem ser levados em consideração para que você faça uma melhor gestão do seu negócio como um todo.
Gostou de saber mais sobre essas novas tendências do varejo? Então, para ficar sempre por dentro do que há de novo no setor, siga o Instagram da Mercafacil e acompanhe o que há de mais relevante para supermercados ao redor do Brasil.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]