SUMÁRIO


Por em 21 de outubro de 2021

9 ações para promover a sustentabilidade no supermercado

Acompanhar as tendências de mercado e oferecer aquilo que os seus clientes buscam é essencial para o sucesso do seu varejo. Assim sendo, você sabe como colocar em prática ações de sustentabilidade no supermercado e mostrar aos consumidores que você realmente se identifica com essa causa? 

Acredite, o cuidado com estratégias dessa natureza é algo que faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar os clientes, gerando uma experiência positiva neles. 

Ademais, saiba que a sustentabilidade é uma tendência que ganha cada vez mais força.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Nielsen divulgada em junho de 2019, 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente

Aliás, outro levantamento da empresa, divulgado em novembro de 2019, revela que a preocupação com a sustentabilidade no consumo já está entre os três principais tópicos que são levados em consideração na hora das compras para mais de 32% da população do país.

Por isso, saber como colocar em prática ações que reforcem a sustentabilidade no supermercado pode ser de extrema importância para o seu negócio. Abaixo, vamos te ensinar boas maneiras de fazer isso o quanto antes. Acompanhe!

– Complemente a sua leitura com o artigo a seguir: Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!

9 dicas de ações para aplicar a sustentabilidade no supermercado

1. Treine e engaje sua equipe

Toda empresa é feita por pessoas. Por isso, para mostrar que a sustentabilidade no supermercado é importante para você, é essencial que as pessoas que trabalham na sua equipe também se engajem com essa causa. 

Para começar, seja o exemplo para o time. Pratique de forma natural atitudes que sejam positivas para o planeta. 

Além disso, invista em treinamento e reciclagens constantes com o seu time. Reforce sempre que o cuidado com a sustentabilidade é de responsabilidade de cada um e que todos temos um papel importante nessa missão.

Todos devem entender a importância de separar o lixo, evitar desperdícios e fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia. Sempre há muito o que se aprender sobre o assunto, mantenha-se antenado às novidades! 

2. Incentive o uso de ecobags – sacolas retornáveis/reutilizáveis. 

Outra ótima maneira de incentivar a sustentabilidade no supermercado é estimular o uso das sacolas retornáveis. 

Inclusive, você pode até desenvolver uma linha de ecobags com a logo da sua marca e comercializar nos caixas. Deixe-as sempre bem visíveis perto do caixa e reforce aos colaboradores para que eles ofereçam aos clientes a opção de adquirirem a sacola sempre que estiverem pagando as compras. 

Aposte em estampas bonitas para as ecobags. Assim, os clientes poderão utilizá-las em outros compromissos e estarão fazendo propaganda para a sua marca. 

Além das sacolas retornáveis, as caixas de papelão também são mais benéficas para o meio ambiente do que as sacolas plásticas. Por isso, tenha sempre essas embalagens por perto e lembre o operador de caixa que ele pode oferecer ao cliente essa outra forma para ele carregar as compras.

3. Vai imprimir panfletos e/ou encartes? Se possível, opte por usar papel reciclável

Sabemos que o encarte digital está em alta e que é possível que ele “tome o lugar” do encarte impresso em questão de tempo. 

Entretanto, se o seu varejo ainda utiliza encarte físico e/ou outros materiais impressos, que tal optar pela impressão em papel reciclável? Essa atitude será benéfica para o meio ambiente e, também, os consumidores verão com bons olhos essa sua escolha.

Ps: lembre-se de destacar no encarte o fato de o papel escolhido ser descartável. Só assim as pessoas saberão dessa informação. 

4. Desenvolva e/ou participe de campanhas solidárias

A sustentabilidade no supermercado pode ir muito além! Aliás, uma maneira de apoiar essa causa é criando e/ou participando de campanhas solidárias para a comunidade.

É possível arrecadar agasalhos, brinquedos e/ou alimentos para doar para instituições carentes da região, por exemplo. 

Além de ajudar as pessoas que precisam, essas ações são relevantes para educar e incentivar os clientes locais a fazer boas ações. 

Também, é uma forma de tornar a sua marca mais bem-vista pelo público, conquistando simpatia e carinho pelas pessoas.

5. Crie ações que evitem o desperdício 

Para aplicar a sustentabilidade no supermercado, que tal fazer ações que minimizem o desperdício de produtos? Algumas sugestões são:

  • Vender itens que estão bons, mas próximos ao prazo de validade, por um valor mais baixo;
  • Doar para instituições os itens estão perto do vencimento e/ou “feios” e/ou machucadas, mas em bom estado para o consumo;
  • Encaminhar produtos que já passaram da validade para a compostagem e/ou reciclagem.

6. Ofereça estações para a coleta/descarte de produtos

Certos produtos precisam ser descartados de forma correta para não poluir o meio ambiente. Então, que tal fazer estações de coleta para esses itens?

Ofereça espaços adequados para o descarte de lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas e baterias, remédios, entre outros. 

Assim, quando o cliente fizer as suas compras, também pode aproveitar para fazer o bem para a natureza. Além disso, este pode ser um fator diferencial na hora do cliente decidir em qual supermercado irá. 

Pense da seguinte forma: o consumidor está com lâmpadas que precisam ser descartadas e, ao mesmo tempo, precisa fazer compras no supermercado. Se o seu varejo oferece uma estação de coleta para lâmpadas e o seu concorrente não, a chance de o shopper optar pela sua loja é maior. 

7. Eduque os seus clientes 

Para se sair bem aplicando ações de sustentabilidade no supermercado, além de engajar o seu time sobre essa causa, lembre-se também de fazer ações que eduquem o seu público.

Mas, como fazer isso? Pois bem, existem diversas formas de educar e informar o seu público de forma sutil e positiva. 

Que tal usar os recursos visuais, (como panfletos, mídia indoor ou painéis nas paredes) e sonoros (avisos entre as músicas que tocam no ambiente da loja) para informar o cliente da importância dos cuidados com o meio ambiente?

Recados simples, como relembrar os clientes para não jogarem lixo nos corredores e estimulando o uso de ecobags podem ser dados por esses canais.

Além disso, você pode sempre divulgar suas campanhas sustentáveis e ações solidárias, convidando os consumidores a fazerem parte delas.

8. Use seus canais de comunicação para mostrar que a sustentabilidade no supermercado é algo importante para a sua marca

Além de valorizar a sustentabilidade no supermercado, lembre-se de levantar essa bandeira. E como fazer isso? Divulgando essa causa nos seus meios de comunicação

Aproveite as suas redes sociais para fazer postagens relacionadas à sustentabilidade. Ensine a fazer receitas com partes dos alimentos que às vezes são descartadas. Também, criar dicas de “faça você mesmo” para reaproveitar produtos variados pode ser uma ótima ideia.

Faça com que a sustentabilidade seja algo presente na cultura da sua empresa e reforce essa causa na sua comunicação

É legal que, quando os clientes pensarem na sua marca, associem-na com coisas positivas. E, com certeza, a sustentabilidade é algo positivo para o seu supermercado.

Entretanto, mais do que fazer um bom marketing relacionado à cultura da sustentabilidade, lembre-se de que ela deve ser aplicada verdadeiramente na sua rotina. Não basta apenas parecer ser sustentável. É importante efetivamente SER sustentável. 

9. Busque parceiros que também sejam engajados com essa causa

Outra maneira de colocar em prática a sustentabilidade no supermercado é buscando parceiros na indústria que também engajem-se com essa causa.

Como essa é uma grande tendência, com certeza você encontrará excelentes fornecedores e parceiros que sejam preocupados com ações sustentáveis. Isso faz com que seja possível criar ações ainda mais fortes e que alcancem um maior número de pessoas. Todos saem ganhando! 

Ao mesmo tempo, aqueles que ainda não aderiram a essas causas, serão aqueles que, caso não se adaptem em breve, ficarão para trás. 

É hora de colocar em prática as nossas dicas para promover a sustentabilidade no supermercado!

Por fim, gostou de conhecer as nossas dicas para colocar em prática a sustentabilidade nos supermercados?

Acredite, essas ações fazem toda a diferença para a imagem do varejo, tornando-o uma referência inovadora e preocupada com o mundo em que vivemos.

Aliás, você tem outras ideias de ações sustentáveis que não foram mencionadas ao longo da nossa lista e que podem fazer parte do dia a dia de um varejo?

Ou então, já coloca alguma dessas ações em prática e tem percebido bons resultados? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]