SUMÁRIO


Por em 17 de dezembro de 2021

Como vender produtos de supermercado pela internet? Veja 8 dicas

Está com dúvidas sobre como vender produtos de supermercado pela internet? Acredite: você não é o único!

E se essa já era uma questão importante há alguns anos, de 2020 para cá se tornou ainda mais vital para os varejos que estão em busca de acompanhar as tendências de consumo atual e, é claro, não ficar para trás da concorrência.

Hoje, sabe-se que o consumidor está presente tanto nos ambientes digitais quanto físicos. Não à toa, a jornada de compra figital (que integra a loja física e os canais digitais) já se tornou realidade de forma orgânica e natural para o cliente.

Neste cenário, garantir que você sabe como vender produtos de supermercado pela internet – além de, é claro, oferecer uma excelente experiência para o seu cliente no seu PDV, – pode ser um grande diferencial para destacar-se no mercado, atrair e conquistar ainda mais clientes. Para te ajudar a ter sucesso nessa missão, preparamos esse texto. Acompanhe!

– Complemente a leitura com: Integração do varejo físico com o digital: qual a importância e como fazer?

A importância de vender de forma online

De acordo com o estudo Consumer Insights Engine 2019 Global, feito pela Growth from Knowledge (GFK), foi constatado que:

  • 32% dos clientes só compram em loja física;
  • 15% dos clientes só compram online;
  • 54% compram em ambos os canais.

Esses dados revelam que, se você quer ser a melhor opção de compra para os consumidores, é essencial saber como vender produtos de supermercado pela internet e, também, oferecer uma excelente experiência de compra nas lojas físicas. 

Ademais, é importante que esses canais sejam integrados.

Isso significa que, para o consumidor, não importa se ele está comprando via celular, computador, tablet ou loja física: em todos os canais, ele busca ter a mesma experiência positiva, completa e satisfatória. 

O cliente enxerga a sua loja como “uma só”, independentemente dos canais de vendas.

Hoje, vamos focar nos canais digitais e te sugerir boas dicas para vender produtos de supermercado pela internet.

8 dicas para vender produtos de supermercado pela internet

Primeiramente, antes de oferecer as nossas dicas para vender produtos de supermercado pela internet, vale lembrar que estamos supondo que você já já tem pelo menos uma loja física e, agora, está expandindo o seu negócio, acompanhando as novas tendências de consumo e aderindo à digitalização do varejo, ok?

Dito isso, as dicas para ter sucesso nessa estratégia, são: 

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para você passar a vender produtos de supermercado pela internet é fazer uma pesquisa de mercado sobre a sua área. Assim sendo, saiba quem são as outras marcas que também estão vendendo online, pesquise o que faz sucesso no momento e o que já está ultrapassado.

Além disso, coloque-se no lugar do cliente: experimente fazer compras de supermercado online para ver como é a sua experiência. Dessa forma, analise o que funciona, o que não funciona e o que você pode oferecer de diferente para os seus consumidores.

Busque ler sobre o assunto, entender quais ferramentas podem ser importantes para a implantação dessa nova funcionalidade e traçar seus objetivos do que deseja alcançar ao vender produtos de supermercado pela internet.

2. Conheça o seu público e a sua região de atuação

Além de estudar o mercado, é importante que você conheça muito bem os seus consumidores e a sua área geográfica de atuação

Ademais, entenda que ao vender produtos de supermercado pela internet, além de vender para seus clientes já fiéis, você também passará a ter uma nova parcela de público que não vai pessoalmente até a sua loja

Entenda que os consumidores, de modo geral, já estão acostumados a fazer compras online. Entretanto, é importante que você conquiste a confiança deles e mostre que o seu varejo já está preparado para atender de forma qualificada por canais digitais.

Assim, antes de efetivamente lançar o seu serviço de vendas de produtos de supermercado pela internet, mostre que você conhece o seu público e a sua região de atuação. 

Também, não hesite em fazer pesquisas de opinião com os seus consumidores perguntando se eles já costumam comprar online, se eles se sentiriam confortáveis, seguros e com vontade de começar a comprar da sua marca por canais digitais. 

3. Ao lançar o seu e-commerce, site e/ou aplicativo de vendas, ofereça benefícios exclusivos para os seus clientes fiéis

Que tal estimular os seus clientes fiéis, que já costumam comprar no seu PDV, a conhecerem o seu serviço digital? Você pode oferecer um cupom de desconto ou frete grátis, por exemplo. 

Para isso, basta verificar a sua plataforma de Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) e filtrar a sua base de clientes, oferecendo esse benefício exclusivo para aquela parcela de público que você deseja atingir. 

Você pode filtrar pela idade dos consumidores, enviando as vantagens para clientes entre 20 e 35 anos, por exemplo. Ainda, pode escolher os clientes que vão até a sua loja com mais frequência no mês e/ou que contam com um ticket médio mais alto. 

Seja como for, essa pode ser uma maneira inteligente de atrair consumidores que já gostam da sua marca para que eles passem a utilizar a sua ferramenta de vendas online. 

– Veja também: Como fidelizar o cliente no e-commerce? Veja 7 dicas para seu negócio

4. Faça um bom gerenciamento de estoque para evitar decepções no cliente

Para ter sucesso ao vender produtos de supermercado pela internet é essencial que você gere uma experiência positiva para os seus clientes. E isso significa: entregar os produtos que foram adquiridos no prazo que foi combinado.

Por isso, é muito importante ter um excelente gerenciamento de estoque, garantindo que ele esteja sempre atualizado, alinhado com o seu e-commerce. Somente assim será possível cumprir com o combinado e ter a certeza de que o seu consumidor receba aquilo que comprou. 

– Confira: Gestão de estoque para supermercados: tudo que você precisa saber

5. Compreenda o comportamento de compra do consumidor e as suas novas necessidades

É essencial estudar e compreender o comportamento do seu consumidor. 

Se ele não tem muito tempo hábil tempo disponível e é justamente por este motivo que ele está comprando online, ofereça diferentes horários para a entrega da mercadoria, por exemplo.

Além disso, se o consumidor “tem pressa” e não pode ir até a sua loja física, é importante que o seu aplicativo e/ou site ajude a poupar esse tempo. Como? Oferecendo uma boa navegabilidade, responsividade e credibilidade.

Garanta que as compras possam ser facilmente feitas pelo computador e/ou celular, que o pagamento seja facilitado e que as informações sejam sempre muito claras para o cliente.

Entende-se que, ao vender produtos de supermercado pela internet, o seu objetivo é tornar a vida do consumidor mais prática, certo? Então, faça o que estiver ao seu alcance para que isso seja realidade e, assim, o consumidor volte a comprar no seu varejo digital.

6. Para vender produtos de supermercado pela internet, invista em uma excelente equipe em todos os setores (atendimento, pós-vendas, sac, TI, entre outros)

Outro ponto essencial para você ter sucesso ao vender produtos de supermercado pela internet é contar com uma equipe engajada e que entenda como funciona o seu site, aplicativo e/ou e-commerce.

Todos devem estar cientes do seu papel para o funcionamento deste projeto e, mais do que isso, prontos para auxiliar o cliente caso surjam dúvidas e/ou problemas no meio do percurso. 

Tenha bons profissionais de suporte, de atendimento ao cliente e, também, envolvidos com a parte tecnológica do seu projeto. Faça treinamentos e reciclagens constantes com esses colaboradores, garantindo que eles sempre estejam “afiados” e prontos para ajudar. 

Todos devem entender o funcionamento do seu varejo online de “cabo a rabo”, mesmo que essa não seja a sua função primordial. 

Ademais, não hesite em entrar em contato com a empresa que desenvolveu o seu e-commerce. Eles deverão tirar todas as suas dúvidas e garantir que o seu supermercado online esteja funcionando perfeitamente. 

7. Foque sempre na experiência do consumidor

O sucesso do seu negócio só virá se você colocar o cliente como seu principal foco. Isso vale tanto para a sua loja física quanto para vender produtos de supermercado pela internet.

Por isso, foque sempre em oferecer uma experiência positiva para o consumidor do seu e-commerce. Isso envolve:

  • Aceitar diversas formas de pagamento;
  • Ter um site/aplicativo/e-commerce de qualidade, rápido, confiável, seguro e com um design atrativo;
  • Fazer as entregas dos produtos conforme o combinado, tomando cuidado com a integridade das embalagens e com a qualidade dos produtos selecionados;
  • Oferecer um bom canal de atendimento/suporte caso o consumidor precise entrar em contato com a sua loja;
  • Ser transparente com o cliente e informar rapidamente caso haja algum problema, já oferecendo uma solução em seguida;
  • Peça a opinião do consumidor após a compra, enviando uma pesquisa de satisfação.

Para ter sucesso, coloque-se sempre na posição de cliente e pense o que você mais valoriza ao fazer compras pela internet. 

Além disso, fale com pessoas próximas sobre o que é importante para elas. Inclusive, questione quais foram as melhores experiências que elas já tiveram ao comprar de forma digital, entre outros.

Somente assim, colocando o consumidor como foco e buscando referências de sucesso que você irá garantir um bom serviço para o cliente.

8. Tenha a tecnologia como sua grande aliada em todos os processos, buscando automatizá-los

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que para vender produtos de supermercado pela internet é vital que você conte com ferramentas tecnológicas trabalhando a seu favor

Elas serão suas maiores aliadas na hora de oferecer um site/ aplicativo e/ou e-commerce de qualidade e que irão suprir e superar as expectativas do seu cliente.

E as ferramentas tecnológicas vão desde a utilização do CBM – que é a evolução do CRM – para você conhecer e compreender os seus consumidores, passando a oferecer aquilo que eles desejam, passando por ferramentas que auxiliem a controlar o seu estoque, fazendo com que ele esteja atualizado de acordo com o e-commerce.

Além disso, lembre-se de contar com uma boa empresa que irá criar o seu e-commerce, deixando ele qualificado o suficiente para gerar bons resultados para o seu varejo e, também, utilizar com maestria as várias ferramentas de marketing digital, que deverão ser utilizadas para divulgar o seu supermercado online e se comunicar com os consumidores.

Aliás, se você quer vender produtos de supermercado pela internet com qualidade e muita segurança, entre em contato conosco agora mesmo e entenda como a Mercafacil é a solução ideal para te ajudar a integrar o varejo físico com o digital e transformar e a alavancar o seu negócio de uma vez por todas.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]