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7 razões para ter um app do seu supermercado

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Você já tem um app do seu supermercado? 

Ideais para facilitar a rotina e torná-la mais prática, os aplicativos oferecem inúmeras soluções na palma da mão e conquistam cada vez mais adeptos. 

Segundo uma pesquisa feita pela Mobile Time com o apoio da Adjust publicada em junho de 2019:

  • 96% das pessoas já instalaram algum aplicativo nos seus smartphones. 
  • Em dois anos, subiu de 46% para 58% a proporção de internautas brasileiros que já realizaram compras dentro dos próprios apps. (ps: caso você tenha ficado curioso, pode baixar o estudo completo clicando aqui)

Ainda, de acordo com outro estudo, publicado pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil em abril de 2020, foi constatado que:

  • A proporção de brasileiros que já realizaram compras de mercadorias físicas através de apps ou sites móveis é de 85%.

Ou seja, não dá mais para fugir. O público brasileiro é um grande entusiasta dos aplicativos e está sempre em busca de novas soluções para deixar o seu dia mais prático. 

Dessa forma, cabe a você, supermercadista, adaptar-se às novidades e desenvolver um app do seu supermercado. 

Assim, para te dar mais um incentivo, separamos 7 ótimas razões que vão fazer com que você se anime hoje mesmo e comece a apostar nessa solução. 

Dentre suas principais vantagens, ela fortalece o relacionamento com os clientes, aumenta as vendas e torna a sua empresa mais moderna e bem vista pelo mercado… Mas tem muito mais! Vem ver!

7 motivos para desenvolver um app do seu supermercado

Primeiramente, antes de começar a citar os motivos pelos quais você deve desenvolver um app do seu supermercado, pare e pense: quais são os motivos que fazem você utilizar um aplicativo?

Seja empático e coloque-se no papel do seu cliente. E então, qual é a resposta para essa pergunta?

Pois bem, normalmente, os aplicativos deixam as tarefas mais rápidas e práticas, certo? São facilitadores, tanto para as empresas, quanto para os clientes. 

E é exatamente isso o que você quer garantir para o seu público: uma experiência fácil, ágil e agradável.

Agora sim, com isso em mente, podemos partir para as 7 razões pelas quais acreditamos que está na hora de você aderir ao uso de app no seu negócio. Confira:

1. O público quer!

Como você pôde perceber, tanto com os dados que citamos anteriormente quanto com o que acontece ao seu redor no dia a dia… O público usa – e usa MUITO! – muito os aplicativos.

Somente esse motivo já deveria ser mais do que o suficiente para te motivar a desenvolver um app do seu supermercado. 

Lembre-se que os apps ajudam a aumentar a satisfação dos seus clientes. Assim, sem sair de casa e na palma da mão, eles recebem informações importantes e descontos, que podem ser a chave para eles sentirem-se mais realizados. 

2. Centralização de informações

O aplicativo é um ótimo lugar para para centralizar todas as informações e dados dos seus clientes. Com ele, você saberá a maneira a qual cada consumidor se comporta e terá muitos dados sobre ele. 

Aqui, falamos desde os dados mais básicos até aqueles que são muito importantes para você conhecer um pouco mais o seu público. Por exemplo:  

  • Endereço;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Produtos preferidos;
  • Pesquisas que ele faz;
  • Quais os dias da semana e horários em que ele costuma acessar o aplicativo;
  • Em que momento da jornada da compra ele está;
  • Quais produtos estão no carrinho/lista de compras/preferidos, mas (ainda) não foram adquiridos…

Sim: você terá todas essas – e muitas outras! – informações em um só lugar. 

3. Versatilidade e recursos variados

Ademais, ao ter um app do seu supermercado, você poderá construí-lo da maneira que preferir. Versáteis, eles oferecem inúmeras funcionalidades que deixam a sua vida – e a do seu freguês – muito mais fácil.

Você pode usar, por exemplo, recursos como geolocalização e câmera fotográfica disponíveis no celular para sugerir ao cliente qual é a loja mais próxima para ele visitar ou retirar o produto.

Isso tudo além de, é claro, deixar o app do seu supermercado com a sua cara. Ou seja: com um design atrativo, que tenha tudo a ver com a sua marca e aproxime você do seu freguês. Pense no aplicativo como uma extensão da sua loja! 

4. Melhora no relacionamento

Acima de tudo, o app do seu supermercado é um grande aliado no fortalecimento da sua marca e no estreitamento do relacionamento com o público.

Isso porque, dentre suas inúmeras vantagens, o aplicativo cria um contato muito próximo, transparente e altamente pessoal com o cliente. Quando o usuário abre o app, ele está falando diretamente com a sua marca, sem mediadores. 

Essa comunicação personalizada é indispensável para muitas pessoas e é o que faz com que elas voltem a comprar da sua loja. 

Assim, vale lembrar que o aplicativo pode ser um grande facilitador, tanto na hora de resgatar clientes inativos do seu negócio, quanto para oferecer condições especiais para os seus fregueses mais fiéis.

O app do seu supermercado também pode funcionar como mais um canal de comunicação que o seu público pode usar para dar sugestões e críticas sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Ou seja, é mais uma forma de mostrar para o seus clientes que você os conhece e os escuta!

5. Segmentação

Os aplicativos são ótimos para criar ofertas segmentadas, oferecendo listas personalizadas conforme o gosto e o perfil de cada consumidor. 

Dessa forma, com todos os dados que você tem sobre o seu cliente, é possível fazer ações segmentadas de muito valor, que gerem maior conversão de vendas. 

Venha saber um pouco mais sobre a importância de campanhas segmentadas e entenda o porquê de investir nessas ações! 

6. Notificações que instigam curiosidade

Talvez você não conheça o termo “push notifications”, mas com certeza você já viu elas.

As “push notifications” são aquelas notificações que aparecem na tela do celular, enviadas pelos próprios aplicativos. Elas são uma ótima ferramenta de engajamento e não só podem, como devem, ser usadas ao desenvolver um app do seu supermercado.

Elas “brotam” na tela do smartphone e contam com uma chamada sugestiva, que cria o interesse do cliente. Diretas e altamente pessoais, podem trazer alta taxa de conversão de forma prática e inteligente.

Dentre suas funcionalidades, elas relembram o usuário que ele deixou itens no carrinho, mas não finalizou a compra. Também, são ótimas para enviar promoções e cupons exclusivos, informar alguma novidade relevante, entre outros.

7. Vantagem frente à concorrência 

Ao ter um app do seu supermercado, você sai na frente dos concorrentes que ainda não investiram nessa tecnologia. 

Ou seja: a sua marca tem a possibilidade de conquistar o os clientes de outras lojas que não oferecem essas facilidades.

Pense bem: você gosta de um supermercado que não tem um aplicativo e continua indo lá, pois você é um cliente fiel. Porém, um dia desses você simplesmente não está com tempo hábil para ir até a loja. E então, o que acontece? 

Deixar de fazer as compras não é uma possibilidade.

Mas agora você pode garantir tudo o que precisa do conforto do seu lar, pois está tudo na palma da sua mão. Então… Por que não tentar experimentar essa novidade? 

Entende como você sai na frente e se destaca ao desenvolver um app do seu supermercado? Com ele, além de fidelizar os seus clientes pré-existentes, você também passa a ter novos consumidores interessados na sua marca. 

Para concluir, lembre-se que o seu negócio será mais relevante – e mais lembrado – se estiver sempre na palma da mão do seu cliente. 

Tenha já um app do seu supermercado

Por fim, já deu para entender o quanto é importante ter um app do seu supermercado, né? Além de melhorar o seu relacionamento com o público, isso fará com que você se destaque da concorrência e aumente sua visibilidade.

Ademais, os smartphones já viraram, definitivamente, um instrumento de compra. E é esperado que, daqui pra frente, a maioria dos supermercados tenha aplicativos próprios. 

Então, seu negócio está pronto para fazer parte desta nova era de consumo e tecnologia? Caso você não saiba por onde começar, agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas do varejo e conheça mais sobre as soluções que a Mercafacil tem para você.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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