SUMÁRIO


Por em 8 de fevereiro de 2022

Carnaval 2022: guia completo para saber como vender mais

Está em busca de saber como vender mais no seu varejo durante a comemoração do carnaval? Então você está no lugar certo! Porém, mais do que alavancar os resultados durante o período da folia, você também poderá reaproveitar e adaptar várias dessas dicas nas outras épocas do ano. Acompanhe!

Como vender mais no carnaval?

Mesmo em anos e períodos mais incertos, como os que estamos enfrentando nos últimos anos, o carnaval é uma data comemorativa que fomenta o comércio como um todo. Dentre suas principais características, ele fomenta o turismo e estimula o aumento de vendas de diversos produtos.

A você, como varejista, cabe identificar quais são esses produtos e acompanhar as tendências de consumo que fazem mais sentido para a sua marca durante o período de carnaval.

Para isso, é importante fazer um planejamento das suas estratégias, campanhas e ações que serão feitas nessa época. Ademais, juntas, essas ações, quando bem feitas, podem trazer resultados incríveis para o seu negócio, como:

  • Aumento de vendas;
  • Reativação de clientes que estavam inativos – ou prestes a ficar inativos;
  • Reaproximação dos clientes já fidelizados;
  • Aumento no cadastro de clientes no seu clube de descontos;
  • Maior satisfação e melhora na experiência de compra dos consumidores;
  • Equipe mais engajada;
  • Maior movimentação nas redes sociais, aumentando o alcance, visibilidade, engajamento e credibilidade do seu varejo, entre outros.

Aliás, conforme citamos acima, não somente o carnaval, mas também todas as ações sazonais bem planejadas podem trazer todos esses benefícios para o seu varejo. 

Inclusive, o nosso calendário é recheado de datas comemorativas em todos os meses do ano. Assim sendo, para saber como tirar mais proveito delas, confira: 11 dicas para vender mais nas datas comemorativas e surpreenda-se com os bons resultados.

7 dicas para saber como vender mais no carnaval

Pois bem, agora é hora de focar nas ações para saber como vender mais no carnaval 2022 e já iniciar o ano com o pé direito. Assim como muitas pessoas devem viajar durante a festividade, também existem aquelas que preferem comemorar descansando. 

Entretanto, seja como for, o seu varejo precisa estar preparado para atender todas as necessidades do público. Como fazer isso? Veja nossas dicas: 

1. Capriche na identidade visual da sua marca

O carnaval é uma festa conhecida por ser alegre, cheia de cores, fantasias, músicas animadas, etc. E esse clima de celebração deve estar muito claro no seu varejo. 

Por isso, aposte em uma comunicação visual festiva que esteja de acordo com o carnaval. E isso vale tanto para a sua loja física quanto para os encartes, e-commerce, redes sociais, aplicativos, site, entre outros. 

2. Faça ofertas relevantes para o período

Para saber como vender mais no carnaval de 2022, faça promoções dos produtos que mais fazem sucesso durante o período.

Alguns que costumam ter uma maior procura são os dos setores de bebidas, petiscos variados e açougue. Entretanto, não pare por aí! Além desses produtos, verifique o histórico de vendas do seu supermercado e analise quais foram os mais vendidos no carnaval dos anos anteriores. 

Além disso, estimule também as vendas casadas, trabalhando bem o cross-selling na sua loja – tanto virtual, quanto física. No PDV, deixe carvão e bebidas próximas ao açougue, por exemplo. Já na loja virtual, se um cliente colocar carvão e carne no carrinho, que tal sugerir para ele completar a compra levando mais uma cerveja e/ou outros apetrechos para churrasco?

– Confira: 3 dicas para estimular o cliente a comprar mais produtos na sua loja

3. Para saber como vender mais no carnaval, aposte na sessão de bazar! 

Além de fazer boas promoções e campanhas voltadas para os setores de produtos que mais fazem sucesso no período, que tal estimular também as vendas no bazar? Essa sessão pode estar recheada de confetes, serpentinas, acessórios e fantasias variadas.

Esses produtos, sozinhos, não irão deixar a compra do cliente muito mais cara. Entretanto, é uma excelente oportunidade para aumentar o ticket médio das compras, incentivar os consumidores a levarem mais produtos e, ainda, criar uma experiência mais divertida e memorável para o cliente.

4. Para saber como vender mais no carnaval, movimente as suas redes sociais e demais canais de comunicação

As datas comemorativas são ótimas para aumentar o engajamento das suas redes sociais. Por isso, movimente os seus perfis! 

Não poste ou envie para os clientes apenas os encartes das suas ofertas. Aproveite a chance de gerar mais engajamento em suas redes, fazer ações divertidas, enquetes e quizzes, sugestões de receitas que combinem com o carnaval, vídeos com os bastidores do seu supermercado, dicas de “faça você mesmo”, entre outros! 

– Leia também: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas valiosas

5. Faça ações segmentadas com objetivos claros, como fidelizar ou reativar clientes

Que tal usar as comemorativas para melhorar o relacionamento com o seu público? Para isso, é importante ter em mente qual é o seu objetivo e, então, planejar as suas ações.

É possível, inclusive, fazer ações diferenciadas e direcionadas para cada perfil de público. Assim sendo, uma boa sugestão é dividir a sua base de clientes em inativos e ativos.

Para os clientes inativos, o carnaval pode ser uma boa oportunidade para trazê-los novamente para perto. Assim sendo, verifique o histórico de compra desses clientes e confira quais produtos são relevantes para você colocar em promoção e atrair a atenção deles. 

Lembre-se, também, de mandar uma mensagem reforçando o quanto você sente a falta dessa pessoa e que você “lembra” que ela gosta de comprar certo produto (afinal, você verificou essa informação na sua ferramenta de gestão de clientes).

Então, ofereça esse produto por um preço mais amigável exclusivamente para ela.

Para os clientes ativos, não será necessário apostar na estratégia de reaproximação, mas sim de fortalecimento do laço entre o seu varejo e ele. Por isso, faça campanhas que também contem com produtos relevantes em promoção e sejam um diferencial para ele continuar fidelizado.

6. Aproveite para fortalecer o relacionamento com o seu cliente cadastrado no clube de descontos – e estimule mais cadastros!

Já oferece programa de clube de descontos, cashback, fidelidade ou programa de pontos? Se sim, aproveite o carnaval para fazer com que os clientes cadastrados fiquem ainda mais satisfeitos em fazer parte do seu clube. Além disso, trabalhe para estimular novos cadastros.

Reforce o treinamento com os profissionais da sua equipe (como os operadores de caixa, por exemplo) para que eles sempre sugiram para o cliente fazer parte do clube e informarem o CPF na hora da compra. 

Ao perceberem de forma clara os objetivos dos seus programas de pontos, cashback e/ou clube de descontos, a possibilidade de os cadastros aumentarem é grande.

Também, deixe muito visível na sua loja e no seu e-commerce os benefícios oferecidos para os clientes cadastrados. Nas etiquetas dos produtos, destaque o valor que o cliente irá economizar ao fazer parte do clube. Também, informe se alguma porcentagem do valor poderá ser revertida em cashback.

Para saber mais sobre o assunto, confira: Cadastro dos clientes: por que fazer e como fazer de forma correta?

7. Prepare o seu varejo com antecedência

Enfim, agora que você já entendeu como vender mais no carnaval, é hora de garantir que o seu varejo esteja preparado para atender as demandas do público nesse período. 

E então, já pensou em usar uma inteligência artificial preditiva que irá te mostrar o que você vai vender, para quem você vai vender e quando você vai vender? Sim, isso já é possível!

A Mercafacil, por exemplo, oferece para os seus clientes a mar.ia, sua própria inteligência artificial que responde a essas perguntas de forma assertiva.

Com ela, o varejista tem a possibilidade de tomar melhores decisões para o seu negócio, negociar de forma mais certeira com os seus fornecedores e, é claro, garantir que o supermercado esteja adequadamente abastecido para suprir as necessidades dos consumidores.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre a mar.ria, confira: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia.

Por fim, se está em busca de mais ideias para saber como vender mais no carnaval, veja também o nosso artigo sobre ações de Carnaval para vender mais no supermercado e melhore os resultados da sua loja nesse período!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]