SUMÁRIO


Por em 19 de agosto de 2021

Cadastro dos clientes: por que fazer e como fazer de forma correta?

É seguro afirmar que saber quem são os seus consumidores é algo importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, fazer o cadastro dos clientes deve fazer parte da cultura e da rotina do seu supermercado.

E se você ainda não está convencido disso, não sabe como fazer ou, ainda, não entende o motivo de toda essa importância, continue acompanhando o nosso texto!

A importância de fazer o cadastro dos clientes: personalização no atendimento e segmentação nas ofertas

Sem enrolações, já podemos destacar que fazer o cadastro dos clientes é uma ação essencial para você atender cada consumidor de forma personalizada

Além disso, é a partir da aquisição desses dados que você poderá segmentar a sua base de clientes. Com isso, pode enviar ofertas, cupons e demais mensagens direcionadas exatamente para aquela parcela de pessoas.

Ademais, ter esses dados em mãos te ajuda a compreender melhor quem são os seus compradores. Afinal, é possível obter informações como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Telefone;
  • E-mail de contato;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Endereço em que moram;
  • Estado civil;
  • Ocupação/profissão, entre outros.

Além, é claro, de ter o histórico de compras dessa pessoa.

Hoje, sabemos que a comunicação humanizada e personalizada é avaliada de forma extremamente positiva pelo público. E agora, o seu supermercado também pode fazer isso!

Ps: e é desse jeito, com a captação de dados, que você começa a efetivamente fazer a gestão de clientes. Para saber mais sobre o assunto, confira: Por que fazer gestão de clientes? Veja 4 motivos que irão te convencer

Cadastro dos clientes como estratégia de comunicação e fidelização

Conforme já falamos anteriormente, com a captação de dados dos seus clientes fica mais fácil para você se comunicar com ele. Isso acontece principalmente por conta da possibilidade da criação de segmentações da sua base de contatos.

Com uma estratégia de campanhas segmentadas, certamente sua loja irá melhorar seus ganhos.

Aliás, também é possível usar canais de comunicação, como SMS, push de aplicativo e WhatsApp (quando o cliente tiver o seu número cadastrado) para disparar as suas campanhas.

Em suma, você ganha diversas possibilidades para contatar os clientes e melhorar a efetividade das suas campanhas.

– Veja também: Como um supermercado melhorou suas campanhas com um programa para cadastrar clientes

Utilizando os dados cadastrais para fazer o resgate de clientes inativos

Além de fazer campanhas segmentadas para seus consumidores ativos, você também poderá desenvolver ações específicas para os clientes inativos que estão há mais de um mês, por exemplo, sem comprar na sua loja.

Para isso, basta usar uma segmentação na sua plataforma que exiba essa informação.

Com ela, você saberá quantos clientes não compraram na sua loja no último mês. Assim, poderá criar ofertas exclusivas para que eles retornem. E, é claro, essas ofertas não só podem, como devem, ser baseadas no histórico de compras deles.  

Se o cliente costumava comprar produtos variados no seu hortifrúti, envie para ele ofertas exclusivas desse setor. O mesmo vale para açougue, cervejas, produtos de limpeza, entre outros.

Fazer essa comunicação personalizada é um dos pontos altos de fazer o cadastro dos clientes. Mas abaixo citaremos mais alguns dos benefícios de investir nessa estratégia. 

Quais são os principais motivos de fazer o cadastro dos clientes?

Pois bem, pode-se dizer que as principais razões que podem te convencer a investir de vez em fazer um bom cadastro dos clientes são:

  • Conhecer melhor e se comunicar de forma personalizada com cada um dos seus consumidores;
  • Criar oportunidades de venda e, também, aumentar o ticket médio das vendas, ao enviar promoções exclusivas para os clientes cadastrados;
  • Criar campanhas de marketing mais efetivas;
  • Fazer ações específicas para reativar clientes inativos;
  • Aumentar o número de consumidores cadastrados no seu Clube de Descontos;
  • Entender mais sobre o seu supermercado: quais são os produtos que mais fazem sucesso, quais são as marcas preferidas dos seus clientes, quais horários a loja fica mais cheia, entre outros. 

Importância do engajamento da equipe para fazer o cadastro dos clientes

Pois bem, você já entendeu as vantagens de fazer o cadastro dos clientes e sabe como convencê-los a darem os seus dados pessoais para o seu varejo. Agora é hora de botar a mão na massa! 

Para isso, você deverá, sim, utilizar todos os seus meios de comunicação para informar sobre o seu novo Clube de Descontos/Programa de Pontos/Cashback, etc. Mas, além disso, é essencial que a sua equipe esteja engajada com o programa e compre a ideia dele.

Lembre-se de que são os funcionários que têm contato direto e diário com os clientes. São eles que, na hora do caixa, irão pedir o CPF do cliente e demais informações para fazer o cadastro.

Assim, é essencial que eles saibam explicar muito bem qual é o seu programa de benefícios oferecidos e, também, quais são as vantagens que o consumidor poderá desfrutar ao fazer parte do “clube”.

Por fim, lembre-se de que informações completas e específicas podem garantir segmentações mais ricas. Como consequência disso, campanhas mais assertivas e melhores resultados para sua loja. Por isso é tão importante que a sua equipe esteja disposta a trabalhar pesado no cadastro dos clientes. 

– Veja mais sobre o assunto: Campanhas internas no supermercado podem aumentar suas vendas

Como convencer o cliente a dar os seus dados pessoais?

Ok, você já entendeu que fazer o cadastro dos clientes é importante para o seu supermercado. Entretanto, você precisa convencer os próprios consumidores de que isso também será valioso para eles. 

Dessa forma, é nessa hora que estratégias como:

  • Clube de Descontos;
  • Programa de pontos;
  • Cartão fidelidade;
  • Cashback, entre outros, passam a ser uma excelente moeda de troca para você “jogar” com o seu cliente.

Sobretudo, o consumidor precisa entender quais vantagens ele receberá ao lhe dar “de bandeja” todas as informações sobre ele. E cabe a você as deixar muito claras!

As estratégias que citamos acima são uma excelente forma de convencer o cliente a informar os dados pessoais para você. Afinal, quem não gosta de receber descontos no caixa logo na hora da compra? Esse é um benefício que o Clube de Descontos oferece.

Além dele, o cashback pode ser de grande valia para garantir que o cliente retorne a sua loja. Isso porque o cashback rende um desconto futuro.

Ademais, o programa de pontos e o cartão fidelidade também são boas moedas de troca para você adquirir os dados do cliente e oferecer vantagens exclusivas para ele.

Por fim, se você ainda não tem uma plataforma para fazer o cadastro dos clientes e iniciar a gestão deles, talvez seja a hora de mudar isso. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a conhecer melhor cada um dos seus consumidores e alavancar o resultado da sua loja.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]