SUMÁRIO


Por em 5 de agosto de 2021

Qual a função do operador de caixa e como treinar um bom profissional?

Toda vez que um cliente vai até um supermercado ele precisará passar por um caixa para pagar as compras. E, caso ele não utilize um terminal de self-checkout, isso significa que ele terá contato direto com o operador de caixa. 

Como hoje a grande maioria das pessoas utiliza o caixa tradicional para finalizar as compras, contar com operadores de caixa bem treinados, educados, ágeis e capazes de oferecer um ótimo atendimento faz toda a diferença. E é sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe!

Qual é a função do operador de caixa?

O operador de caixa é o profissional que registra os produtos comprados e informa o valor a ser pago pelo cliente. É ele quem recebe o pagamento (seja via dinheiro, cartão ou demais formas de pagamento, como boletos), emite notas fiscais e, também, é o responsável por abrir e fechar o caixa.

Vale lembrar que o processo de fechar o caixa após o expediente é de extrema importância para garantir o controle financeiro de qualquer empresa. Afinal, é neste momento em que são comparados os valores das compras feitas com o total arrecadado no dia.

Também, é claro, é o operador de caixa o profissional que tem o contato direto com o cliente na hora em que ele está finalizando a sua compra. Por isso, ele pode ter um papel importante na hora de ajudar o consumidor a ter uma boa experiência no seu PDV.

Imagine a seguinte situação: você vai ao supermercado depois de um dia corrido. Você está com o carrinho cheio e vai enfrentar uma grande fila no caixa.

Quando chega a sua hora de pagar e você é atendido por um operador de caixa eficiente, educado, ágil, que faz a cobrança correta, pergunta se faltou algo, ajuda a empacotar as compras e, ainda, se despede desejando uma boa noite e falando “volte sempre”. A sua experiência se tornou mais positiva, não é mesmo?

Como deve ser o perfil de um operador de caixa?

De forma resumida, é esperado que o operador de caixa seja uma pessoa que saiba como prestar um bom atendimento ao público e, ao mesmo tempo, tenha facilidade em lidar com finanças. Afinal, é ele quem irá gerar notas fiscais, dar troco ao cliente quando necessário e, conforme citamos anteriormente, é ele quem fecha o caixa ao final do expediente.

Assim sendo, algumas das principais características esperadas de um bom operador de caixa, são:

  • Saber atender ao público com paciência, atenção, educação e calma;
  • Apresentar facilidade com contas e finanças;
  • Ser ágil e organizado;
  • Ser honesto – afinal, é importante sempre devolver o troco exato para o cliente.

O que um operador de caixa não pode fazer?

Além de saber qual é o perfil do operador de caixa, também é importante destacar algumas atitudes que devem ser evitadas por esse profissional. Dentre elas, destaque para quatro ações que podem ser muito prejudiciais:

  • Dar o troco errado;
  • Discutir ou destratar um cliente;
  • Deixar de registrar qualquer produto;
  • Não ser proativo na hora de ajudar o cliente a empacotar as compras (caso não tenha um profissional dedicado apenas para a função de empacotador). 

Quais são as habilidades necessárias para um operador de caixa? 5 dicas para treinar um bom profissional

Pois bem, agora que você já entendeu a importância do operador de caixa para o seu supermercado e, também, sabe mais sobre quais são as funções esperadas desse profissional, é hora de conferir boas dicas para garantir que ele seja um excelente operador. 

1. Ensine boas técnicas de atendimento ao cliente

Conforme falamos anteriormente, o operador de caixa tem contato direto com o seu cliente. Por isso, é muito importante que ele saiba a melhor forma de se comunicar e de atender o consumidor.

Por vezes, pode acontecer de o cliente chegar ao caixa impaciente – seja devido à fila ou por questões pessoais – entretanto, cabe ao operador de caixa tentar lidar da melhor forma com a situação.

Assim sendo, é importante que esses profissionais sejam ensinados sobre boas técnicas de atendimento. Devem compreender a importância de ouvir e responder dúvidas dos clientes, assim como demonstrar sempre boa vontade durante a venda. As pessoas prestam atenção a esses detalhes! 

2. Mostre como o operador de caixa deve utilizar cada equipamento

Além do bom atendimento, lembre-se de que o operador de caixa irá mexer diariamente com alguns equipamentos. Por isso, para ele poder exercer de forma magistral a sua profissão, ele precisa saber como manipular esses aparelhos.

É importante oferecer treinamentos técnicos para garantir que toda a equipe consiga colocar em prática os ensinamentos de forma ágil, eficiente e segura. 

3. Faça treinamentos constantes para manter os profissionais atualizados 

Não basta oferecer um treinamento e achar que está “tudo resolvido”. É muito importante reciclar o conhecimento e aprender técnicas novas com o passar do tempo. Por isso, os treinamentos constantes devem fazer parte da cultura do seu supermercado. Somente assim você sempre terá profissionais qualificados e com conhecimento atualizado. 

– Veja também: Treinamento da equipe no varejo: confira a importância dessa ação! 

4. Reforce os cuidados com a saúde e a rotina de trabalho

Qualquer profissional só será capaz de exercer bem a sua função se ele estiver saudável. Por isso, reforce que o operador de caixa também precisa cuidar da sua saúde. Afinal, ele passa muitas horas do dia na mesma posição e manuseia mercadorias que podem ser pesadas.

Para evitar que o profissional sinta desconfortos, busque oferecer descansos de tempos em tempos e, também, o reforce o cuidado com a postura e com a hidratação (ou seja, tomar bastante água).

Ademais, que tal fazer uma ginástica laboral diária antes de começar o expediente? Pode ser uma boa saída para reforçar o cuidado com a saúde!

5. Garanta que o operador de caixa tenha a quem recorrer quando for necessário tirar dúvidas ou lidar com situações de crise

É claro que o ideal é que não ocorram crises no supermercado. Entretanto, caso elas aconteçam como, por exemplo, a falta de troco disponível e/ou produtos que estão com o preço errado, é importante que o operador de caixa saiba como agir para minimizar a frustração do cliente. 

Além disso, ele deve saber a quem recorrer caso não consiga resolver a questão sozinho. Tendo o respaldo da equipe, o profissional trabalhará com muito mais calma e eficiência.

Bônus: tem um Clube de Descontos? É papel do operador de caixa informar isso ao cliente! 

Outro papel importante que pode ser destinado ao operador de caixa é o de informar ao cliente sobre a existência do Clube de Descontos do seu supermercado.

É claro que esse é um papel de toda a equipe e, além disso, as informações sobre o Clube de Descontos devem estar nas suas redes sociais, na comunicação visual na loja, na sua rádio interna, no carro de som e, também enviadas via WhatsApp e SMS para os clientes.

Entretanto, o operador de caixa, por ter esse contato direto com o cliente, também deve fazer a sua parte para divulgar o Clube, reforçar os benefícios que o cliente recebe ao se cadastrar e, é claro, pedir o CPF do shopper ao final da compra para que ele possa desfrutar das vantagens do Clube de Descontos.

E então, gostou de saber mais sobre as principais funções do operador de caixa no supermercado? Continue nos acompanhando por aqui para ficar sempre por dentro das novidades do varejo. Ainda, se quiser implementar um Clube de Descontos de sucesso no seu supermercado, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão!


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]