SUMÁRIO


Por em 22 de abril de 2021

É tendência! Veja 6 vantagens de oferecer cashback no supermercado

A ideia de oferecer ao cliente uma recompensa pela compra está ganhando cada vez mais adeptos. Neste cenário, pensar em formas de oferecer cashback no supermercado pode ser uma ação que, além de destacar a sua loja frente à concorrência, também traz vários outros benefícios. E acredite: estamos falando de benefícios importantes tanto para a sua marca quanto para os seus clientes.

Para saber mais sobre o que é, como funciona e como implementar um sistema de  cashback no supermercado, acompanhe!

Entendendo como funciona o sistema de cashback no supermercado

Podem existir diversas formas de criar um sistema de cashback no supermercado. Na Mercafacil, ele funciona como um sistema de pontos que foca em fidelizar clientes que já fazem parte do Clube de Descontos do seu varejo.

Para implantar o cashback no supermercado, os descontos dos produtos selecionados pelo varejo são aplicados em forma de créditos para o cliente. Assim, o consumidor paga o valor integral do produto e o valor do desconto se transforma em créditos (pontos) para as próximas compras.

Ou seja, o cashback nada mais é do que um desconto futuro para o cliente. Ou seja, ele funciona como um estímulo para o consumidor voltar a comprar na sua loja. E isso, por si só, já é uma enorme vantagem para a sua empresa.

Abaixo vamos aprofundar um pouco mais sobre os grandes benefícios de começar a oferecer  cashback no supermercado. 

Vantagens de implantar o cashback no supermercado

1. Estimular o cliente a voltar à loja

Como citamos brevemente acima, oferecer cashback no supermercado é uma excelente forma de estimular o cliente a voltar a fazer compras na sua loja. Afinal, ele sabe que, ao fazer isso, estará acumulando pontos que, no futuro, se transformarão em desconto.

Ou seja: o cashback é um benefício tangível. Ele vai além da sensação de pertencimento que o seu supermercado oferece ao criar um Clube de Descontos, por exemplo. Por isso, oferecer tanto um Clube de Descontos quanto o benefício do cashback pode ser tão valioso para a sua marca.

Ademais, é importante ressaltar que o cashback e/ou programa de pontos, além de te ajudar a fidelizar os clientes e a garantir uma boa experiência de compra, também pode aumentar a sensação de satisfação ao final da jornada. O cliente sente que fez um “bom negócio” ao ir até o seu supermercado.

2. Ter um diferencial estratégico contra concorrentes

Pois bem: se você oferece cashback no supermercado e o seu concorrente não, você já tem um diferencial quando comparado a ele. Certo? Mas vai muito além disso.

O sistema de pontos/cashback é uma maneira de mostrar, de forma concreta, que você está em constante busca de benefícios para o seu consumidor. Que além do Clube de Descontos exclusivos, que já é algo muito positivo (tanto para você quanto para seu cliente), você também oferece mais essa vantagem de cashback para quem compra com você. 

Agora, vamos analisar outro cenário. Suponhamos que os seus concorrentes já ofereçam cashback no supermercado. Se essa é a sua realidade, esse deve ser um incentivo ainda maior para você lançar um programa mais completo e efetivo do que o deles. Garanta esse diferencial de mercado para o seu negócio! 

3. O programa de cashback no supermercado pode aumentar o ticket médio das compras e as compras por impulso

O programa de cashback também funciona como um excelente incentivo para que os clientes tenham um ticket médio de compras maior e que façam mais compras por impulso. 

Afinal, eles saberão que quanto maior o gasto nas compras, maior será a recompensa. Nesse caso, compras de valor maior geram mais pontos. Esses pontos geram maior desconto futuro. 

4. Estimular o cadastro de mais clientes no seu Clube de Descontos

Só participarão do programa de cashback no supermercado aqueles clientes que são cadastrados na sua loja e fazem parte do Clube de Descontos.

O Clube, por si só, já traz inúmeros benefícios para os clientes. Agora, com o cashback, eles têm mais um grande motivo para fazerem parte do Clube. E lembre-se de divulgar essa novidade!

Tenha sempre em mente que: quanto mais clientes cadastrados no seu Clube, maior é o seu conhecimento sobre o seu público. Com isso, você passa a ter uma maior identificação do faturamento da sua loja e, também, tem maior capacidade para fazer ações segmentadas mais assertivas. 

Como você pode perceber, as ações de cadastramento no Clube e a adesão ao programa de cashback estão 100% relacionadas entre si. E, quando bem feitas, elas influenciam diretamente na sua comunicação e relacionamento com os clientes. 

Quando os consumidores se interessam por esses programas, eles passam a receber ofertas exclusivas, que são do interesse deles e, também, acumulam pontos que se tornam descontos em uma próxima compra. Ou seja, é algo extremamente positivo para eles.

Além disso, a sua loja também sai ganhando, afinal, cria ações com maiores taxas de conversão, passa a fidelizar mais clientes, estimula o aumento de ticket médio das compras e muito mais!

5. Aumentar o fluxo de caixa

Diferentemente dos outros tipos de ofertas (como as promoções do Clube de Descontos, por exemplo), o cashback não é aplicado no momento da compra. Assim sendo, ele aumenta o fluxo de caixa do seu supermercado, sendo positivo para a sua gestão de loja.

6. O cashback no supermercado promove experiências positivas ao cliente

Oferecer uma boa experiência para o seu cliente deve ser sempre o maior foco da sua empresa. E, ao criar um programa de cashback no supermercado, você mostra que está atento a isso.

Ao unir o Clube de Descontos, que é uma ação que traz satisfação momentânea para o cliente (pois oferece os descontos na hora da compra), com o cashback, que traz uma satisfação futura (já que os consumidores estão acumulando pontos para gastar em uma próxima compra), você gera uma sensação mais completa e positiva para o seu consumidor.

Assim, a chance de ele voltar a comprar na sua loja e tornar-se fiel a sua marca são muito maiores.

É hora de implantar a política de cashback no seu supermercado?

Como você pode perceber, utilizar as estratégias de cashback podem fazer toda a diferença para o seu varejo.

Porém, se você ainda não conta com uma ferramenta completa que possa te ajudar a colocar em prática essa ação, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos te ajudar a transformar o quanto antes essa realidade.

Ps: e se você já é nosso cliente, aproveite para tirar dúvidas sobre cashback no supermercado com o seu consultor!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]