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Ações de Carnaval para vender mais no supermercado

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As ações de Carnaval precisam fazer parte do seu calendário promocional para esse ano. Nada de o ano só começar depois do Carnaval na sua loja! O ideal é aproveitar essa data para aumentar suas vendas.

O Carnaval desse ano vai de 01 de março até 06 de março e os seis dias de festa podem gerar diversas oportunidades para sua loja. Escolher bem em quais setores investir e nos tipos de ações podem garantir melhores resultados.

Acompanhe algumas ideais de ações que você pode colocar em prática na sua loja durante as festas de Carnaval.

Prepare ações de carnaval no seu supermercado

Durante esse período você pode alternar entre ações de vendas, campanhas segmentadas e também de relacionamento com os clientes.

Um fator importante também é a sua região: cidades onde tradicionalmente há festas de Carnaval costumam ter maior movimento nessa época.

Esse ano, como a festa será um pouco mais tarde, apenas do mês de março, muitos já colocaram em dia os gastos de fim de ano e estão prontos para novas viagens.

Confira algumas ideias de ações para o Carnaval 2019 e movimente sua loja em uma das festas mais populares no Brasil!

Ações de Carnaval em supermercados | Negociação com fornecedores

A melhor forma de conseguir repassar melhores descontos para os clientes é com uma melhor negociação com os fornecedores. Para isso, você pode analisar os seus dados e histórico de vendas do Carnaval do ano passado, por exemplo.

Se você mostrar para os fornecedores dados concretos de que durante o período o produto dele teve um número expressivo de vendas, certamente ele vai contribuir com a sua ação.

Caso você não tenha dados do ano passado, que pode ser conseguido com uma plataforma de Gestão de clientes, uma alternativa é utilizar os dados do verão. Um exemplo de departamento que tem aumento nas vendas durante essa estação é o de bebidas frias e FLV.

Com os dados em mãos certamente você tem chances muito maiores de conseguir uma boa negociação e consequentemente de fazer boas ofertas na sua loja.

Não apenas preços mais baixos, mas você também pode negociar combos de produtos e brindes. Certamente esse tipo de ação pode aumentar seu ticket médio e consequentemente seu faturamento.

Ações de Carnaval em supermercados | Campanhas segmentadas

Certamente você já sabe que as campanhas segmentadas podem trazer os melhores resultados para a sua loja. No período de Carnaval não é diferente, investir nesse tipo de ação pode ser ótimo para aumentar suas vendas.

Para essa campanha você vai precisar escolher alguns produtos da sua loja e criar segmentações. Um bom exemplo de setor para explorar nesse período é o de bebidas frias, especialmente as cervejas.

Você pode criar uma segmentação de clientes que consumiram cervejas nos últimos 60 dias, por exemplo. Após isso, basta enviar a oferta para os seus clientes via SMS, por exemplo.

Se você desejar uma campanha um pouco mais abrangente você pode usar esse mesmo segmento. Porém, ao invés de enviar apenas alguns produtos em oferta, pode criar um encarte para todo o setor.

Uma outra ideia de setor que você pode aproveitar é o de açougue que costuma ter boa saída no período de Carnaval.

Ações de Carnaval em supermercados | Comunicação personalizada

A sua comunicação na data pode ter uma identidade própria de acordo com o tema da festa para se aproximar dos clientes.

Você pode mudar sua foto de perfil nas redes sociais por uma imagem decorada com confetes e serpentinas, por exemplo.

Na própria loja você pode seguir essa mesma ideia e decorar o espaço com serpentinas, adesivos e outros adereços de festa. Você pode pedir para os seus colaboradores entrarem no clima da festa e usarem algum adereço durante o período. Algumas lojas costumam, inclusive, escolher um dia em que todos os colaboradores vão pra loja fantasiados.

Outra ideia é criar um tema para os seus encartes de ofertas, confira algumas:

  • Folia do preço baixo;
  • Carnaval de ofertas;
  • Bloquinho dos descontos.

A combinação dessas ações podem gerar o aumento de vendas e principalmente aproximar seu relacionamento com o cliente.

Ações de Carnaval em supermercados | Conscientização nas estradas

Você pode se perguntar o que isso tem a ver com a sua loja, mas esse tipo de ação de conscientização serve para aproximar o seu relacionamento com os clientes.

Uma das principais características do feriado de Carnaval são as viagens e a imprudência de muitos motoristas gera diversos acidentes. Em 2018, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os números números de acidentes, óbitos, autuações e irregularidades diminuíram em relação a 2017, mas estão longe do ideal.

O seu supermercado pode usar as redes sociais para publicar uma série de dicas sobre viagens seguras, por exemplo. Entre os principais pontos você pode citar: uso de cinto de segurança, não dirigir após ingerir bebida alcoólica, realizar revisões nos veículos, entre outras.

Outra opção é enviar uma SMS para toda a sua base de clientes, veja essas ideias de texto:

“Se for viajar no Carnaval, não beba se for dirigir e cuidado nas estradas. Se não for viajar, venha conferir as ofertas do Supermercado X”

“✔️Arrumar as malas

✔️Reunir a galera

✔️Fazer as compras no Supermercado X

✔️Comprar a cerveja em oferta no Supermercado X

✔️Revisar o carro

✔️Dirigir com prudência

Com um checklist desses, seu Carnaval vai ser perfeito! 🎊”

Essa ação mostra que você não quer apenas vender produtos para os clientes, mas que se importa com eles.

Época de Carnaval também é um bom momento para investir no setor de Bazar. Várias lojas investem em confete e serpentina para vender na loja e algumas apostam, inclusive em fantasias ou roupas divertidas para aproveitar a folia.

Comece já a preparar suas ações de carnaval para obter os melhores resultados! Também não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais dicas e deixe nos comentários para quais datas comemorativas você quer ideias de ações em 2019.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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