SUMÁRIO


Por em 17 de maio de 2022

Dicas para supermercados: como vender mais em junho?

Quer vender mais em junho no seu supermercado? Então saiba que esse é um ótimo mês tanto para você alavancar os resultados do seu varejo quanto para fazer ações sazonais de relacionamento com os seus consumidores.

Além da festa junina, que pode se estender durante os 30 dias, junho também conta com outra excelente data para o comércio: o Dia dos Namorados. Mas engana-se quem pensa que para por aí.

O sexto mês do ano traz outras datas comemorativas que também podem ser muito bem aproveitadas pelo seu supermercado.

Ademais, lembre-se de que fazer ações criativas para essas festividades sazonais é algo que ajuda a promover o encantamento dos clientes fiéis e, também, ajuda a atrair novos consumidores para o seu varejo. Além disso, é uma forma de destacar-se da concorrência. 

Ou seja: deixar as datas comemorativas passar em branco é um erro e tanto! E você não quer isso para o seu negócio, certo?

Assim sendo, confira as principais datas para você vender mais em junho, surpreender os seus consumidores e aumentar o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

Datas especiais e oportunidades para vender mais em junho

01/06 Semana Nacional do Meio Ambiente 

Vamos começar o mês de junho com o pé direito?

Já no primeiro dia do mês inicia-se a Semana Nacional do Meio Ambiente e, no dia 05/06, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa é uma data excelente para você mostrar posicionamento de marca e, assim, conquistar mais simpatia dos seus clientes.

Ideal para humanizar o seu varejo, a Semana Nacional do Meio Ambiente pode ser utilizada para conscientização e aproximação do seu supermercado com os consumidores.

Que tal fazer uma série de postagens nas suas redes sociais que tragam dicas de ações que todos podem fazer diariamente para cuidar do meio ambiente? Estamos falando de: economizar água, jogar lixo corretamente, fazer uma horta em casa e cuidar das planta, entre outros. Estimule essa relação positiva entre o seu público e o meio ambiente!

Além disso, é possível:

  • Estimular os seus consumidores a fazerem compras com sacolas retornáveis. Inclusive, que tal criar uma sacola retornável do seu Supermercado e, durante a primeira semana de junho, vendê-la por um preço simbólico e/ou dá-la de brinde para os primeiros 100 clientes que estiverem na sua loja durante o mês? 
  • Disponibilizar, na sua loja, lixeiras para cada tipo de resíduo. Assim, você convida os clientes a separarem o lixo e levá-los até a loja. Quem sabe, eles não aproveitam que foram até a sua loja e, também, fazem uma compra?
  • Fazer o recolhimento de materiais mais complexos e que prejudicam o meio ambiente, como óleo usado, pilhas e baterias, medicamentos, entre outros resíduos que as pessoas têm mais dificuldade para descartar corretamente.

Por fim, lembre-se de que os consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Então, aproveitar a Semana Nacional do Meio Ambiente para demonstrar esse cuidado pode ser relevante para o seu negócio. 

03/06 Dia Mundial da Bicicleta

No dia 03 de junho é celebrado o Dia Mundial da Bicicleta. E, como falamos anteriormente, a primeira semana de junho também comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente. Então: que tal aproveitar esse dia para valorizar esse meio de transporte que ganha cada vez mais adeptos?

De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o mercado de bicicletas segue com tendência de alta no Brasil. As vendas registraram um aumento de 118% entre 15 de junho e 15 de julho de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Você pode fazer enquetes e postagens nas suas redes sociais perguntando se seus seguidores costumam andar de bike, por exemplo. Também, fazer uma ação interna estimulando os seus colaboradores que tenham bicicleta a ir com ela para o trabalho.

Essa é mais uma ação de relacionamento do que de vendas em si e pode gerar mais simpatia e proximidade com o público. Aproveite a data!

12/06 Dia dos Namorados

Agora sim: se estamos falando em vender mais em junho, impossível não citar ele, o Dia dos Namorados. A data ajuda a movimentar o comércio em diversos setores e, nos supermercados, não seria diferente.

Ainda não sabemos como vai estar o funcionamento de bares e restaurantes na data, porém, podemos supor que muitas pessoas vão celebrar a data em casa. Talvez, cozinhando para o(a) parceiro(a).

Assim sendo, além de pensar em ações para os setores mais “clichês” e que fazem sucesso nessa época – como a floricultura e a bomboniere, – você pode sugerir receitas nas suas redes sociais e/ou encartes que podem ser preparadas nessa data. Sempre, é claro, lembrando que todos os ingredientes que fazem parte da receita podem ser encontrados no seu supermercado.

Pergunte nas redes sociais quais receitas os seus seguidores querem aprender e, então, escolha algumas para colocar no seu encarte especial de Dia dos Namorados e/ou redes sociais. Isso mostra que, além de você utilizar as redes para interagir com os seus seguidores, você também os escuta.

Ademais, para ter mais sucesso nas vendas, lembre-se de utilizar informações de vendas do ano anterior na semana da data ou até mesmo no dia. Se você já possui um software de gestão de clientes, certamente essa busca será mais fácil.

Com essas informações, você pode reutilizar ações que funcionaram e identificar novas oportunidades. Além disso, também será possível identificar quais produtos podem ser usados em uma nova ação.

14/06 Dia Mundial do Doador de Sangue 

Essa é mais uma data que você pode utilizar para se aproximar dos seus clientes por meio de uma causa nobre.

Que tal tentar mobilizar seus clientes para realizarem a doação de sangue? Para isso, você pode criar uma campanha em que os clientes que mostrarem o comprovante da doação ganharão uma porcentagem de desconto nas compras.

Além disso, você também pode fazer uma ação interna com seus colaboradores explicando sobre a importância de doar sangue. É possível que alguns deles fiquem tocados com a ideia e, então, tornem-se doadores.

Deixe claro que essa é uma questão importante para a sociedade como um todo. Aproveite suas redes sociais para conscientizar sobre o tema e ressaltar que: apesar do dia 14/06 ser o Dia Mundial do Doador de Sangue, essa é uma ação que deve ser feita durante o ano todo. 

16/06 Corpus Christi 

Neste ano, Corpus Christi vai cair numa quinta-feira. Ou seja, é uma oportunidade para as pessoas tirarem um descanso durante a semana.

Além de fazer uma postagem em suas redes sociais lembrando a data, o feriado é uma boa opção para criar um encarte com produtos selecionados para você enviar aos seus clientes. Para escolher esses produtos, analise o seu histórico de vendas em Corpus Christi no ano passado e, também, os dados de comportamento de compra atuais dos seus consumidores. O que tem feito mais sucesso nos últimos tempos? Quais produtos serão bem aceitos pelos clientes?

Muitos aproveitam o feriado para fazer um churrasco, por exemplo. Então, que tal criar um encarte com mercadorias para churrasco e itens relacionados para aumentar o ticket médio? Ou então, enviar uma oferta segmentada para clientes que compraram no açougue nos últimos 30 dias?

Além disso, aproveite para movimentar a sua loja de maneira geral seguindo a mesma lógica de analisar os dados de consumo da loja. Definir sua estratégia a partir de informações de clientes certamente pode melhorar seus ganhos. A sua negociação com os fornecedores também pode ser melhorada e, assim, suas ofertas podem impactar ainda mais os consumidores.

18/06 Dia da Imigração Japonesa

O Dia da Imigração Japonesa é outra data relevante para vender mais em junho e, ao mesmo tempo, honrar a cultura do Japão.

É possível, além de fazer uma postagem em suas redes sociais para homenagear os imigrantes japoneses, sugerir receitas e bebidas que são tradicionais do Japão. Afinal, sabemos que a culinária japonesa é muito apreciada no Brasil.

Aproveite para fazer promoções em setores ligados à culinária japonesa e quem sabe, montar um ponto de venda extra para colocar esses produtos. É possível colocar desde arroz japonês, passando pelo Sakê, kani kama, pepino, alga, peixes, entre outros. Decore esse ponto extra e poste em suas redes sociais. Quem sabe, você pode atrair novos clientes para a sua loja.

Também, caso faça um encarte nesta semana, separe um espaço para falar um pouco sobre a Imigração Japonesa e sugerir receitas nele.

Caso você tenha em seu supermercado um setor especializado em culinária japonesa, verifique quais são os clientes que costumam comprar ali com frequência e mande uma oferta especial e segmentada para eles. A chance de eles irem até a sua loja para comprar produtos da sessão é muito grande!

21/06 Início do Inverno

Mais uma data para vender mais em junho é o início do inverno. Chegamos à estação mais fria do ano e, com ela, ganham destaque diversos produtos que fazem mais sucesso durante essa época.

Além de dar boas-vindas ao inverno nas suas redes sociais, que tal criar um encarte especial de inverno com ofertas que “aqueçam” os seus consumidores? No geral, produtos como sopas, chás, cafés, vinhos, achocolatados e a categoria de bomboniere são bem-vindos em um encarte especial de inverno.

Entretanto, caso você deseje fazer algo mais assertivo, confira os seus dados de vendas do ano passado e observe quais foram os produtos mais adquiridos pelos consumidores nessa época. Assim, você terá maiores chances de fazer ofertas de sucesso, que vão realmente atrair os clientes para a sua loja.

Ah, e além dos “produtos para esquentar”, dê destaque também para os legumes, frutas e vegetais da estação. Eles costumam mudar de região para região – afinal, o Brasil é um país muito grande, – mas fazer um encarte/postagens falando “Chegou a época da tangerina!”, por exemplo, pode fazer sucesso entre os seus clientes.

24/06 São João

A Festa Junina é comemorada durante o ano todo, porém, no dia 24/06 é celebrado o dia de São João. Existem tradições que mudam de acordo com a região do país, porém, são muitas as comidas típicas que fazem sucesso na Festa Junina.

Além do clima de alto astral, das músicas e das comemorações, que não só podem, como devem estar presentes na sua loja – tanto física quanto nos canais virtuais, – lembre-se de que a Festa de São João é excelente para sua loja vender diferentes tipos de produtos, pois a gastronomia é muito variada.

Ademais, essa é uma festa em que certamente, vale investir na parceria entre fornecedores e o supermercado, com ações trabalhadas diretamente no PDV: ilhas específicas na loja, decoração típica, degustação e panfletagem personalizada.

Os produtos artesanais também estão em alta. Assim, que tal buscar parcerias com produtores locais para que eles possam vender suas mercadorias juninas na sua loja?

  • Você sai ganhando, afinal, terá produtos exclusivos sendo vendidos na sua loja e diferencia-se da concorrência;
  • Os produtores saem ganhando, afinal, terão maior exposição de produtos;
  • Os clientes saem ganhando, afinal, encontrarão, no seu supermercado, produtos juninos que não encontram em outros lugares.

Bônus: utilize os filtros da plataforma Mercafacil para segmentar clientes que costumam consumir esses itens e/ou os que consumiram esses produtos no mesmo período do ano passado para enviar campanhas de SMS personalizadas com ofertas direcionadas.

28/06 Dia Internacional do Orgulho Gay

Essa é uma data importante para o seu supermercado trabalhar o relacionamento e apoio a causas importantes. Promover ações para o Dia Internacional do Orgulho Gay é uma maneira de tornar sua empresa mais humana e demonstrar preocupação com clientes, colaboradores e a sociedade em geral.

As redes sociais são um bom caminho para se comunicar com os consumidores sobre o tema. Porém, mais importante do que o canal escolhido é você passar uma mensagem valiosa.

Reforce que a sua loja luta pela igualdade, é contra qualquer tipo de preconceito e está sempre de portas abertas para todos os clientes e colaboradores. Você pode sugerir filmes, séries, podcasts e leituras sobre o tema e, também, dar espaço para colaboradores falarem sobre a data, caso seja do interesse deles.

29/06 Dia do Pescador

Uma data pouco conhecida e que pode te ajudar a vender mais em junho é o Dia do Pescador. Para comemorar a celebração, nada mais justo do que uma Campanha do Departamento de Peixaria, não é mesmo?

Como as pessoas tendem a não conhecer a celebração, o ideal é divulgá-la em todos os seus canais digitais e físicos, para que a informação chegue até os clientes. Também, você pode colocar placas pelo seu ponto de venda informando curiosidades gastronômicas sobre diferentes tipos de peixes.

Outra dica é verificar quem foram os clientes que mais compraram no setor de peixaria nos últimos meses e enviar uma campanha exclusiva e segmentada para eles. Mande uma SMS com essas promoções e aguarde o resultado positivo que essa ação trará!

Também, aproveite para divulgar receitas com peixes nas suas redes sociais e os benefícios que o consumo desse alimento pode representar para a saúde. Essa é uma forma de estimular a obtenção do produto sugerido no dia destas ofertas.

Pronto para vender mais em junho?

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em junho, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2022 e organize-se.

Com ele, além de vender mais em junho, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]