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Como o relacionamento com o cliente pode melhorar com a tecnologia

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O uso da tecnologia já pode auxiliar o varejo a melhorar o relacionamento com o cliente.

A inovação se tornou fundamental nos negócios. Portanto, fazer mais do mesmo já não é suficiente para encantar o cliente.

O consumidor também mudou — e muito —  e o varejo precisa se adequar a nova forma de relacionamento para estar mais próximo do seu público e entender suas necessidades.

A tecnologia é uma grande aliada nessa evolução e pode contribuir para alavancar os resultados do seu negócio. 

Elencamos neste artigo algumas formas de você aplicá-la. Confira!

Vantagem Competitiva no relacionamento

Com a alta concorrência do mercado é fundamental estar atento às novidades do seu segmento. 

Assim, identificar tendências de consumo do seu público ou nicho de atuação, contribui para o sucesso do seu negócio.

Uma forma de identificar possíveis vantagens competitivas é ligar seu radar para novas ideias. 

A plataforma Think With Google  é uma ótima aliada para você buscar insights, referências, inspirações e conteúdos atualizados. São artigos e materiais produzidos pelo Google sobre os mais diversos temas, incluindo o varejo.

Além disso, participar de eventos ligados ao seu nicho também pode ser muito relevante. A NRF 2020 é um ótimo exemplo para os varejistas.

Você também confere materiais gratuitos sobre varejo, fidelização e gestão de clientes aqui mesmo em nosso site. Aproveite! 

Gestão do Comportamento de Clientes

Ao entender o seu cliente você passa a estar mais próximo dele e realizar ações que sejam realmente relevantes para seu público.

Dessa maneira, um software para gestão do comportamento de clientes irá te auxiliar a melhorar o relacionamento com o cliente.

O famoso CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) está dando lugar ao CBM (Gestão do Comportamento do Cliente).

Um software completo permite mapear hábitos e o comportamento de compra dos seus consumidores. 

A partir destes dados, é possível realizar campanhas segmentadas que irão aumentar a satisfação dos seus clientes. Com isso, você também trabalha a fidelização e o aumento do seu faturamento.

Confira aqui o exemplo de um software que realiza CBM. 

Redes Sociais

É fundamental que você esteja presente onde seu público está. Certamente ele está em alguma rede social. 

Portanto, crie uma página do seu negócio nas mídias que sejam relevantes para você, como Facebook, Instagram ou Twitter. 

O WhatsApp também é uma excelente forma de se relacionar com seu cliente, de forma não-invasiva, mas com certa proximidade. 

Inclusive algumas empresas já oferecem soluções de Gestão de Clientes que incluem o WhatsApp como uma das ferramentas de relacionamento. 

O ponto-chave das redes sociais é você investir seu tempo e esforço naquelas que realmente dão retorno para o seu negócio.

Esteja atento aos assuntos do momento, fale sobre o seu negócio, compartilhe promoções, divulgue campanhas. Entregue ao consumidor o que ele quer ler e ver.

A fim de agregar valor às suas redes sociais e abordagens, sugerimos que você entenda mais sobre Copywriting, uma técnica de redação que contribui para gerar mais engajamento e vendas.

Retail Design

Design de Varejo ainda é um termo relativamente novo.

Em resumo, é um conceito em que a identidade visual, a arquitetura e a operação de varejo são desenvolvidas de maneira integrada. 

Assim, o cliente tem uma experiência de compra muito mais agradável e inteligente, além do varejista otimizar suas questões operacionais. 

O objetivo é proporcionar um encantamento do cliente em todos os ambientes e processos, durante a sua jornada de compra.

Conheça mais sobre o retail design e confira um case de sucesso do cliente de um dos nossos parceiros, neste artigo.

Por fim, queremos saber: você já investe em tecnologia no seu negócio? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! E se tiver alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail no [email protected]

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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