SUMÁRIO


Por em 2 de maio de 2019

Dicas para supermercados: como melhorar as vendas de uma loja em junho

Encontrar formas de como melhorar as vendas de uma loja certamente sempre são bem vindas.

Para isso é uma boa ideia fazer um benchmarking dos seus concorrentes com o objetivo de identificar quais oportunidades eles não têm explorado e que você pode aproveitar.

Além disso, melhorar as ações que você já está acostumado a fazer também pode render bons frutos.

As datas comemorativas, por exemplo, são ótimas oportunidades para os supermercadistas investirem em campanhas. Confira algumas ideias que separamos para você aproveitar no mês de junho.

Como melhorar as vendas de uma loja em junho

O ano já está na metade e sua loja ainda não conseguiu melhorar as vendas? Criar um planejamento de ações pode ser o melhor caminho para você reverter essa situação e aumentar seus ganhos. Antes tarde do que nunca.

Para isso, segmentar seus clientes, criar campanhas e aproveitar oportunidades certamente pode te ajudar.

Que tal unir um pouco de cada e bater seus recordes de venda neste mês? Acompanhe algumas ideias que separamos para o seu supermercado.

05/06 Dia mundial do meio ambiente 🌳

Essa é uma data comemorativa que você pode utilizar para trabalhar com a conscientização sobre o tema e, assim, aproximar o relacionamento com seus clientes.

A defesa do meio ambiente é um assunto que já está presente na sociedade, mas nem sempre recebe a devida atenção. Demonstrar que sua loja se importa e apoia essa causa mostra um lado humano da marca.

Você pode utilizar as suas redes sociais para publicar uma série de dicas de pequenas ações que todos podem tomar para ajudar o meio ambiente. Alguns exemplos são: não jogar lixo no chão, fazer a reciclagem, economizar energia e água.

Além disso, você também pode produzir cartazes ou até mesmo folhetos para distribuir no seu supermercado. Neles, pode-se ter algumas dicas e informações sobre produtos orgânicos, por exemplo, que causam menos danos ao meio ambiente – e que também pode contribuir para a divulgação e venda desses produtos.

08/06 Dia do Citricultor 🍊

O citricultor é o responsável pela plantação e os cuidados das frutas cítricas, como laranja e limão. Esse tipo de fruta é bastante popular no Brasil e certamente deve contribuir nas suas vendas diárias.

Nessa data, você tem uma oportunidade de agradecer a todos esses profissionais que trabalham no cultivo e garantem que os melhores produtos cheguem até sua loja.

Utilizar as redes sociais pode ser um meio para você fazer essa homenagem no dia dessa profissão tão importante.

Além disso, você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de suco de laranja no mundo? Essa é uma grande oportunidade para você impulsionar as vendas desse tipo de produto e seus derivados.

Uma boa opção é segmentar clientes que consumiram suco de laranja e outras frutas cítricas, por exemplo. Você pode criar um encarte com uma série de promoções especiais desses produtos e outros relacionados apenas para essa data.

Após isso, é só enviar um SMS para seus clientes os convidando para aproveitar as ofertas na sua loja.

12/06 Dia dos Namorados ❤️

O Dia dos Namorados é uma data bastante popular e você pode aproveitá-la para aumentar suas vendas no mês de junho.

Uma das opções é utilizar suas informações de vendas do ano anterior na semana da data ou até mesmo no dia. Se você já possui um software de gestão de clientes, certamente essa busca será mais fácil.

Com essas informações em mãos você pode reutilizar ações que funcionaram e identificar novas oportunidades. Além disso, também será possível identificar quais produtos podem ser usados em uma nova ação.

Dessa forma, sua campanha pode ser mais efetiva e, consequentemente, gerar mais vendas para o supermercado.

Caso você não tenha essas informações pode apostar em produtos mais tradicionais e outros tipos de campanha. Criar um encarte com produtos como chocolates e bebidas quentes pode ser boa opção para a data.

Outro setor que merece atenção no Dia dos Namorados é o de floricultura. Você pode criar uma comunicação especial, por exemplo, para impulsionar as vendas. Esses materiais podem estar logo na entrada na loja para impactar ainda mais os clientes.

Como muitos casais adoram utilizar as redes sociais para publicar suas fotos, que tal usá-las para fazer um sorteio na sua loja?

Você pode criar um concurso em que os casais precisam enviar suas fotos com frases de porque eles merecem vencer a promoção e, claro, marcar sua loja na publicação.

Como prêmio você pode criar um kit de produtos para um jantar romântico, por exemplo, ou dar um voucher de algum restaurante.

14/06 Dia Mundial do Doador de Sangue 💉

Essa é mais uma data que você pode utilizar para se aproximar dos seus clientes, por meio de uma causa muito nobre.

Uma ótima ideia é tentar mobilizar seus clientes para realizarem a doação de sangue. Para isso, você pode criar uma campanha em que os clientes que mostrarem o comprovante da doação ganharão uma porcentagem de desconto nas compras.

Além disso, informar sobre a importância da doação é uma questão muito importante para a sociedade em geral. Você pode utilizar suas redes sociais, por exemplo, para criar uma série de posts de conscientização sobre o tema.

20/06 Corpus Christi ✝️

Depois de muito tempo chegamos a uma oportunidade de feriado prolongado no ano. Essa pode ser uma ótima chance de você impulsionar suas vendas durante o mês.

Muitas pessoas aproveitam esse tipo de feriado para viajar e encontrar familiares ou mesmo os amigos. Em muitos casos, um bom churrasco não pode faltar e você pode aproveitar isso.

É uma boa opção criar um encarte com produtos para churrasco e itens relacionados para também aumentar o ticket médio.

Para encontrar a melhor maneira de escolher os produtos você pode usar os dados de compra dos seus clientes. Com a análise dos itens mais comprados e a correlação de produtos certamente seu encarte pode ter resultados melhores.

Além disso, você pode aproveitar para movimentar sua loja de maneira geral seguindo a mesma lógica de analisar os dados de consumo da loja.

Definir sua estratégia a partir de informações de clientes, certamente pode melhorar seus ganhos. A sua negociação com os fornecedores também pode ser melhorada e, assim, suas ofertas podem impactar ainda mais os consumidores.

24/06 São João 🔥

São João é uma data muito popular em vários estados brasileiros e sua loja pode aproveitar as comemorações para vender mais.

O seu layout de loja pode ser uma das principais oportunidades de melhorar as vendas para essa festa. Você pode, por exemplo, decorar toda a sua loja com bandeirinhas e adotar uma comunicação visual personalizada.

Outra opção é separar um espaço na sua loja para fazer essa decoração e reunir nesse espaço produtos populares na data. Para isso, você pode inclusive tentar firmar parcerias com a indústria para ações de trade marketing.

As festas de São João são caracterizadas pelo consumo de produtos mais específicos e populares na época, como bebidas quentes e bombonière. Mesmo assim, vale a pena conferir quais itens tiveram sucesso nas suas vendas do ano anterior.

Com as informações de consumo você pode criar um encarte especial para a data e aumentar suas vendas.

Na próxima semana teremos um post específico sobre ações para essas festividades, não perca essas outras ideias.

29/06 Dia do Pescador 🐟

Assim como no Dia do Citricultor, que já foi comentado, para o Dia do Pescador você pode adotar uma abordagem parecida com a data anterior.

Certamente vale a pena apostar em uma campanha segmentada para os consumidores que compraram algum produto da peixaria do seu supermercado.

Você pode segmentar esse grupo e criar uma ação destinada para eles, assim ela tende a ser mais efetiva.

Lembre-se de caprichar na hora de escolher os produtos para compor sua oferta. Se for criar um encarte, utilize as informações de itens mais consumidos e outros produtos relacionados.

Já se você optar por selecionar itens específicos para atrair os clientes, busque aqueles que chamem mais atenção.

Além disso, vale a pena parabenizar esses profissionais que são os responsáveis por fornecer esses produtos que agradam a tantas pessoas. Suas redes sociais podem ser o melhor caminho para essa ação.

Agora que você tem ideias de como aumentar as vendas de uma loja com algumas datas comemorativas, chegou a hora de colocá-las em prática.

Monte seu calendário promocional e comece a impulsionar suas vendas o quanto antes! Também lembre-se de se inscrever na nossa newsletter para receber dicas para o próximo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler