Gestão

Descubra como melhorar os resultados do seu encarte de supermercado

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O encarte de supermercado é um dos meios mais tradicionais para comunicação com os clientes nesse segmento.

Grande parte, senão todos os supermercados, fazem encartes mensais ou até mesmo semanais com seus produtos.

Certamente ele continua como um canal importante, ainda mais agora que também já ganhou versões digitais.

Mesmo com a tradição ao seu lado e a evolução digital, uma grande questão ainda existe sobre ele: os resultados que traz para o supermercado.

Nesse post você vai conferir algumas formas de obter resultados da sua distribuição de encartes e também como melhorá-la.

Como melhorar o desempenho do seu encarte de supermercado

O encarte talvez seja o canal de comunicação mais tradicional para supermercados. Certamente em algum momento o seu supermercado já fez a impressão desse tipo de material e talvez ainda faça com certa frequência.

Em meio à necessidade de divulgar ofertas e atrair os clientes para a loja esse material realmente pode ser muito eficiente.

Nos últimos anos também surgiram novos canais de comunicação e formas de divulgar ofertas que hoje dividem o espaço com os encartes. Como o principal atrativo para esses outros meios está a possibilidade de mensuração dos resultados da ação.

Algumas dessas formas são mais efetivas, outras menos, mas o mais importante é sempre buscar resultados melhores em qualquer meio.

As mudanças no varejo têm seguido um caminho em que a comunicação com os clientes tem ganhado uma relevância maior. Além de manter um contato ativo com os consumidores, possuir vários canais para isso também é fundamental e pode fazer toda a diferença.

Encontrar maneiras para que o seu encarte atraia mais clientes e gere mais vendas precisa ser um dos seus objetivos.

Para isso, existem várias questões muito importantes, entre as principais está a escolha de produtos e a área de distribuição.

Curva ABC

Usar a curva ABC seguramente pode ser uma ótima maneira para te ajudar na escolha dos produtos do encarte. Certamente usá-la nesse momento pode melhorar o desempenho da sua ação. 

Você pode usar produtos da curva A para chamar a atenção dos consumidores e consequentemente atraí-los.

Nos itens das curvas B e C você pode apostar em uma estratégia de precificação que melhore a sua rentabilidade, por exemplo.

É bom lembrar que essa tática de atração e precificação precisa estar alinhada com a sua gestão de categorias. Caso contrário, você pode não atingir os resultados esperados.

Geolocalização

Usar uma ferramenta com tecnologia de geolocalização pode melhorar a distribuição dos seus encartes.

Com ela será possível identificar pontos da cidade em que você ainda não possui muitos clientes. Essa informação servirá como base para que você concentre seus investimentos nessas regiões.

Dessa forma, as suas chances de atrair novos clientes aumentam e a sua ação pode atingir resultados mais expressivos.

É importante lembrar que, para isso, é preciso que você faça o cadastro e identificação dos clientes da sua loja. Assim, você terá acesso a essa informação de localização de quem compra no seu supermercado e poderá desempenhar a sua gestão de clientes da melhor maneira. 

Solução de gestão de clientes

Usar a tecnologia para atingir resultados mais expressivos é mais uma das estratégias que têm crescido no mercado.

Entre os diversos objetivos dos avanços tecnológicos, seguramente tornar as ações mais eficientes está nos planos.

Um software completo de gestão de clientes é um ótimo exemplo para os supermercados, já que pode atuar em várias frentes do negócio.

Ao falar especificamente de encartes para supermercados essa solução também pode trazer benefícios.

Entre elas está auxiliar na criação do material. Um sistema eficiente de gerenciamento de clientes pode te fornecer uma lista completa dos itens mais consumidos na sua loja.

Uma página como a de ranking de produtos pode te ajudar a criar um encarte mais atrativo para os atuais consumidores e também para atrair novos.

Depois da distribuição do material também é importante analisar os resultados que ele trouxe. Como falamos anteriormente, o mercado atual exige a mensuração de resultados e agora você também pode fazer isso com o seu encarte impresso.

Saber a efetividade da sua ação pode servir tanto para repetir as que funcionaram bem quanto para corrigir ações que não trouxeram os resultados esperados.

Dessa forma, os seus encartes podem ter desempenhos cada vez melhores, assim como o seu supermercado.

Criar encartes digitais

A forma como os encartes podem ser feitos também mudaram e agora você pode trabalhar com eles de maneiras diferentes.

Materiais digitais são cada vez mais comuns para vários tipos de supermercado e a sua distribuição também é variada.

Algumas lojas optam por usar canais digitais, como as redes sociais, para divulgar os encartes aos clientes. Esses canais também permitem impulsionar as publicações para atingir públicos mais específicos.

Outras optam por realizar um trabalho mais estratégico na divulgação dos materiais, por meio do uso de dados dos clientes.

Supermercados que fazem a gestão de clientes conseguem realizar esse trabalho que certamente é mais efetivo.

Com as informações de consumo, você pode criar vários encartes digitais com produtos selecionados de acordo com as segmentações que forem escolhidas. 

Após identificar quem são os clientes que consomem aqueles itens será possível enviar esse encarte apenas para o grupo desejado. Para o envio, o ideal é optar por canais mais pessoais, como SMS e e-mail marketing.

Essas são algumas das formas de atuar de maneira mais estratégica na criação dos encartes e buscar resultados melhores.

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Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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