SUMÁRIO


Por em 13 de dezembro de 2018

Como um software de análise de dados dos clientes melhora a negociação com fornecedores

Um software de análise de dados pode ser o seu grande aliado na gestão do seu supermercado. Certamente você já sabe que o uso de dados é de grande valor na gestão de clientes. Contudo, se eles forem usados em conjunto com outras áreas os resultados podem ser ainda melhores.

Por meio da análise deles sua empresa pode preparar um planejamento para obter sucesso. Uma estratégia que é criada a partir da análise de dados tem mais chances de ser efetiva.

Uma das grandes contribuições dos dados é para a gestão financeira da sua loja. Entenda como eles podem melhorar as suas negociações e reduzir seus gastos!

Negociação com fornecedores

Sua loja tem feito boas negociações com seus fornecedores nos últimos tempos? A edição impressa da revista Supermercado Moderno de número 583 consultou especialistas sobre a rentabilidade nas negociações dos supermercados e chegou a uma conclusão.

Para os especialistas no assunto, a indústria na grande maioria dos casos tem o maior controle nas negociações. Muito por conta do uso de dados, que do lado deles é mais simples por lidarem com menos produtos.

Mas isso não impede que o supermercadista encontre formas de melhorar suas compras. Uma delas é manter um bom relacionamento com os fornecedores.

Porém, isso não é o suficiente para que você consiga bons negócios. Todos os especialistas consultados disseram que o uso de dados é a melhor forma para melhorar as negociações.

Para Bruno Henrique de Oliveira, sócio da consultoria Falconi, existem muitas informações que podem melhorar as negociações. Ele cita dados de rentabilidade, histórico de vendas, de ações com bons resultados, entre outros, como de grande valor nesse momento da negociação de compra.

Software de análise de dados dos clientes na negociação com fornecedores

Você pode se perguntar como usar os dados dos seus clientes pode melhorar sua negociação e a resposta é simples.

O ideal é que você capture esses dados, os analise e identifique as oportunidades que podem trazer benefícios para a loja. Eles também vão servir como base para a criação de uma estratégia de compra de produtos.

Para que o produto chegue até o consumidor ele passa por um ciclo de vendas. Esse ciclo se inicia no momento da compra e vai até a venda para o cliente. É nesse processo que uma tecnologia de análise de dados pode ser útil.

O uso de dados dos clientes precisa ser visto como uma vantagem comercial nas negociações. No momento da negociação você pode, por exemplo, usar as métricas de produtos mais consumidos e também dos hábitos de compras dos consumidores.

A ideia é mostrar como na sua base de clientes o produto que está em negociação tem alta saída ou bom desempenho em ofertas. Dessa forma, a indústria pode te fornecer descontos que você poderá repassar para os clientes sem afetar sua margem.

Alguns clientes da Mercafácil utilizam esses dados e contam com o apoio da indústria para a divulgação de suas ações.

O importante é ter em mente que os dados servirão de apoio para sua estratégia de vendas. Assim, você e seus clientes podem gastar menos na compra dos itens que precisam.

Software de análise de dados dos clientes para a gestão empresarial

Certamente o foco desse tipo de solução é prevenir a perda de clientes e construir uma estratégia de ações. Porém, a sua utilidade não para por aí.

Como já foi dito ele pode ser extremamente importante para a negociação com os fornecedores. Além disso, os dados podem ter valor em outros setores do seu supermercado.

Um deles é a gestão de estoque, já que você tem número da saída de itens da sua loja e quais clientes o consomem. Dessa forma, você consegue ter maior controle sobre o giro de estoque, por exemplo.

Isso pode garantir um investimento correto na compra de produtos, fazendo com que a sua loja desperdice menos. Além disso, pode trabalhar também o relacionamento com os clientes, já que pode evitar a ruptura de gôndola.

A compra da quantidade correta de produtos é importante também quando se fala da sua margem. Uma compra excessiva de produtos pode fazer com que você tenha que colocar preços abaixo da margem para liberar o estoque.

O uso de dados também é extremamente importante para a criação de um planejamento de ações de vendas. O ideal é que você no início do ano já tenha em mente ações para o ano todo e fique atento às oportunidades que surgirem.

Confira nossa categoria de oportunidades onde publicamos ações para todos os meses, ela pode ajudar na criação da sua estratégia.

Conhecer os clientes e seus dados abre uma série de possibilidades para a sua loja e tende a melhorar os seus resultados.

O valor de um software de análise de dados certamente é inegável para a sua loja.  Aproveite e faça a demonstração do software da Mercafácil e comece agora a melhorar os seus resultados.

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Daniela Hendler