SUMÁRIO


Por em 15 de março de 2022

Tecnologia no varejo: 5 conceitos que você precisa conhecer

Saber como utilizar a tecnologia no varejo é, com certeza, algo que fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso porque a tecnologia, hoje, está presente em todos os setores que envolvem o seu negócio. 

Assim sendo, ao utilizá-la com maestria, você poderá observar melhores resultados nas suas estratégias de:

  • Conhecer e compreender os seus consumidores;
  • Atrair e fidelizar clientes;
  • Reativar clientes inativos;
  • Desenvolver campanhas de marketing mais assertivas;
  • Garantir uma melhor experiência de compra para o cliente, e muito mais. 

Aqui, vamos te mostrar um pouco mais sobre os benefícios em utilizar a tecnologia no varejo e, também, quais são as funcionalidades tecnológicas que valem a pena você investir para potencializar os resultados do seu negócio. Acompanhe!

Vantagens em utilizar a tecnologia no varejo

A inovação no varejo vem para otimizar a rotina do empreendedor e, ao mesmo tempo, melhorar o relacionamento com o cliente. Assim sendo, dentre os principais benefícios em investir em tecnologia no varejo, destaque para: 

Aumento da produtividade da equipe

A tecnologia, quando bem utilizada, pode ser extremamente eficiente para potencializar a produtividade da sua equipe. 

Isso porque, usando as ferramentas certas, será possível automatizar processos, tornando-os mais eficientes e minimizando os erros humanos.

Dessa forma, o seu time, bem treinado, poderá dedicar o seu tempo para fazer ações que realmente são importantes para o funcionamento da sua loja. Ao dedicar mais tempo para o que realmente importa, a produtividade é potencializada.

Entretanto, para ter sucesso, lembre-se de utilizar sistemas eficientes que efetivamente auxiliarão a aumentar a produtividade do time. E estamos falando desde sistemas que envolvem canais de atendimento aos clientes, passando pela facilidade na consulta de preços, aceitar diversas formas de pagamento, processo de trocas ou devoluções, entre outras. 

Busque sempre ferramentas que agilizem o processo, elevem a satisfação do consumidor e o número de vendas.  

Melhora na experiência do consumidor

A tecnologia no varejo é uma grande aliada para te ajudar a criar uma jornada de compra mais envolvente e encantadora para o seu cliente. 

Isso porque ela permite que o consumidor pesquise sobre a marca e sinta-se mais próximo dela antes mesmo de fazer a compra. Ademais, o varejista pode aproveitar as inovações tecnológicas para oferecer um atendimento diferenciado, personalizado e mais qualificado ao cliente. 

Também, empresas que contam com uma ferramenta completa de CBM, que é a evolução do CRM, podem utilizar esses dados obtidos por esse sistema para descobrir o comportamento de compra dos consumidores e fazer ações segmentadas de acordo com o perfil de cada um dos clientes.

Ainda, a tecnologia permite que seja feito um relacionamento pós-vendas mais completo e próximo ao cliente. Ou seja, ela faz parte de toda a jornada de compra e, quando bem usada, afeta muito positivamente a experiência do consumidor com a sua marca. 

Otimização de processos

Pode parecer óbvio, mas não podemos deixar de citar que a tecnologia no varejo tem um grande papel de otimizar processos dos mais variados.

Diversos sistemas e softwares podem ser usados para automatizar atividades, fazer o registro de informações, integrar dados e, assim, oferecer insights para que o varejista tome melhores decisões. 

Dessa forma, os profissionais perdem menos tempo com atividades manuais e burocráticas e dedicam-se a pensar de forma estratégica, analisando dados e desenvolvendo melhores ações para o crescimento do negócio.

Tecnologia no varejo: ferramentas, conceitos e funcionalidades que você precisa conhecer e investir

Pois bem, já falamos que a tecnologia no varejo pode estar presente em todas as etapas do seu negócio, certo? Isso significa que são muitas tendências que você precisa conhecer e, também, ferramentas para adotar. 

Porém, para facilitar a sua vida e te dar uma boa orientação de qual caminho seguir para começar a levar a inovação para o seu negócio, selecionamos algumas ferramentas, conceitos e funcionalidades que você precisa investir. Acompanhe: 

1. Omnicanalidade (omnichannel)

Omnichannel é um termo que pode ser compreendido como “todos os canais”. Assim sendo, adotar uma estratégia omnichannel consiste em ser uma empresa que está presente em todos os canais. 

Mais do que isso, apresenta uma integração entre os canais, permitindo que eles complementem-se. 

Assim sendo, na omnicanalidade, a empresa entende que cada ferramenta comporta-se de uma maneira diferente. Porém, seja qual for o canal escolhido pelo consumidor, ele buscará ser bem atendido e ter uma experiência natural e fluida. 

Não importa se o cliente faz um comentário no seu Instagram, manda um e-mail, faz uma ligação ou aciona o chatbot (assistente virtual) no seu site. Em todos esses canais, ele quer ser atendido de forma ágil, eficiente e humanizada.

– Complemente a leitura com: O que é omnichannel? Entenda o conceito e aplique no seu negócio

2. Inteligência artificial (I.A)

A inteligência artificial é uma importante ferramenta tecnológica que ganha cada vez mais espaço no mercado. E, é claro, também pode ser utilizada de forma estratégica pelo varejo. 

Para isso, basta recorrer às ferramentas e funcionalidades mais adequadas para o seu negócio. 

Na Mercafacil, por exemplo, foi criada a mar.ia, uma inteligência artificial que responde ao varejista de forma precisa uma pergunta muito importante “Quando vou vender?”.

Para fazer isso, ela analisa os dados de consumo do passado e do presente de cada cliente. Ela identifica padrões e tendências comerciais através da captura, mapeamento e cruzamento de dados estratégicos.

Com base nessas informações precisas, consegue prever o futuro do seu varejo e informar quais produtos serão comprados por qual cliente em determinado período de tempo. Interessante, não é mesmo?

– Para saber mais sobre o assunto confira o artigo a seguir e, quem sabe, verifique a possibilidade de passar a ter a mar.ia trabalhando a favor do seu negócio: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia

3. CBM (a união de Big Data, Analytics e CRM)

O CBM é a evolução do CRM. Entenda melhor: 

  • CRM é Customer Relationship Management, traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
  • CBM é Consumer Behavior Management, traduzido como “Gestão de Comportamento do Consumidor”.

O CBM compreende que, para fazer a gestão de relacionamento com o cliente é preciso, primeiramente, compreender o comportamento do cliente. 

Assim sendo, para compreender o comportamento do consumidor, o CBM utiliza dados provindos do Big Data, do CRM e do Analytics, trazendo uma maior compreensão sobre quem realmente são os clientes do seu negócio.

Ao falar de tecnologia no varejo, o CRM não é algo novo. Entretanto, o CBM sim. E como essa é uma área que vive em constante evolução, buscar compreender mais sobre a mudança de CRM para CBM pode te ajudar a fazer com que o seu varejo acompanhe as principais tendências de tecnologia no mercado.

– Veja também: Saiba mais sobre o CBM, a verdadeira evolução evolução do CRM.

4. Integração dos canais físicos e digitais (figital)

Outra grande forma de utilizar a tecnologia o varejo a favor do seu negócio é compreender a jornada figital do cliente. Ou seja, que passa pelos canais físicos e digitais.

A jornada figital complementa a omnicanalidade que já citamos acima. 

Enquanto a omnicanalidade escancara a importância da sua empresa estar presente em todos os canais, a jornada figital reforça a importância da integração entre todos esses meios

Isso acontece porque hoje, muitas vezes, o consumidor passa por canais físicos e digitais durante a mesma compra.

Ou seja, ele pesquisa online mas prefere fazer a compra na sua loja física.

Em outro caso, faz as compras via e-commerce, mas escolhe pegá-las pessoalmente no seu PDV.

Garantir essa integração dos canais físicos e digitais é uma tendência que já se tornou realidade. Assim sendo, deve fazer parte do dia a dia do seu negócio. 

E, é claro que, para garantir uma boa estratégia figital, você precisa investir na tecnologia no varejo. Afinal, é a tecnologia que permite essa integração de canais e garante que a sua marca mantenha-se atualizada no mercado, destacando-se da concorrência e chamando a atenção dos consumidores.

– Leia mais: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

5. Novas formas de pagamento

Aceitar diversas formas de pagamento é algo essencial para o seu varejo. Além disso, buscar implementar soluções de pagamento que diminuem as filas e automatizam os processos, como os self-checkouts, também pode ser um bom caminho para o seu negócio. 

Ademais, cada vez mais surgem novas opções de transações financeiras que você precisa conhecer e aderir ao seu negócio.

O Pix, por exemplo, caiu no gosto dos brasileiros em pouco tempo e já passou a ser utilizado diariamente pelas pessoas. Então, o seu varejo já aceita pagamentos por meio dessa modalidade?

Além disso, é cada vez mais comum as pessoas deixarem de lado os cartões de débito e crédito físicos, utilizando apenas o smartphone para realizar as transações financeiras.

Entretanto, é importante ainda ter um valor no caixa disponível para troco, já que estamos em um período de transição e, ainda, existem clientes que pagam em dinheiro em espécie. 

É hora de aplicar a tecnologia no varejo

Agora que você já sabe mais sobre a importância de investir na tecnologia no varejo e, também, quais são as principais ferramentas, tendências e conceitos que você precisa compreender sobre o assunto, que tal colocar o aprendizado em prática?

Lembre-se de que o quanto antes você começar a inovar a sua marca e apostar em boas soluções tecnológicas, antes você colherá os frutos desse investimento. Então, que tal dar o primeiro passo nessa missão? Confira nosso artigo Novidades no varejo: veja 6 tendências que chegam fortes para 2022 e veja as principais mudanças na área varejista para esse anos.

Por fim, se ainda tem dúvidas sobre o assunto ou não sabe por onde começar a digitalização do seu varejo, conheça as nossas soluções entre em contato conosco para que possamos te ajudar nessa missão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]