SUMÁRIO


Por em 24 de dezembro de 2020

Resgate de clientes inativos no varejo: quais mensagens mandar?

Trabalhar com o resgate de clientes inativos no varejo é uma estratégia que, quando bem feita, vai trazer resultados impactantes para o seu faturamento.

Como você já deve saber, é de 5 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar a fidelização dos que você já tem. Essa frase foi dita por Philip Kotler, o professor americano conhecido como o “Pai do Marketing”.

Além disso, estudos feitos pelas Invesp mostram que: 

  • Empresas têm até 70% de chance de vender para clientes existentes. Enquanto isso, para atrair novos shoppers, a chance é somente de até 20%. 
  • Clientes pré-existentes são 50% mais predispostos a experimentarem/comprarem novos produtos.
  • Consumidores antigos tendem a gastar, em média, 31% a mais do que os clientes novos.

Esses dados servem para te mostrar, de maneira concreta, o quão importante é você trabalhar com o resgate de clientes inativos no varejo.

Mas afinal, o que é um “cliente inativo”? E, principalmente, quais mensagens mandar para ele a fim de torná-lo novamente um consumidor frequente do seu supermercado? É isso o que você vai conferir aqui. Continue acompanhando!

Para trabalhar com o resgate de clientes inativos é essencial saber o que é um cliente inativo

Não existe uma regra exata, porém, no varejo alimentício, o cliente costuma ser considerado inativo quando ele passa um período de 30 dias sem comprar na sua loja.

Aqui é essencial fazer um parênteses.

Afinal, para você saber se o consumidor não vai até a sua loja há mais de 30 dias, você precisa conhecê-lo. Para isso, é importante ter um bom Software de Gestão de Clientes. Essa ferramenta traz dados precisos sobre todo o comportamento e o histórico de compra dos seus shoppers.

Com ela, você saberá dizer, de maneira exata, quando foi a última vez que o seu cliente cadastrado fez compras, o que ele comprou, e muito mais. Assim sendo, se você ainda não conta com essa ferramenta, está mais do que na hora de garanti-la para o seu varejo. 

E, se você já tem, confira boas opções de mensagens que você pode enviar para acertar em cheio no resgate de clientes inativos.

Exemplos de mensagens para fazer o resgate de clientes inativos

Aqui, já falamos um pouco sobre como identificar clientes inativos e quais as ações para reativá-los. Entretanto, hoje resolvemos aprofundar um pouco mais o assunto e falar especificamente sobre boas sugestões de mensagens (SMS) que você pode enviar para ter sucesso no resgate de clientes inativos.

Vale lembrar que mensagens SMS são poderosas formas de comunicação com o seu consumidor. Ademais, dentre suas características, elas oferecem:

  • Entrega imediata;
  • Leitura de no máximo 3 minutos;
  • Taxa de abertura que chega a até 98%;
  • Mensagens curtas com, no máximo, 160 caracteres, 
  • Possibilidade de uma comunicação direta, personalizada, clara e objetiva.

Com isso em mente, é hora de saber como colocar em prática o resgate de clientes inativos utilizando esse canal. 

Mensagens para reaproximar/estreitar relacionamentos

Clientes inativos são aqueles que, obviamente, já compraram anteriormente na sua loja. Assim sendo, uma forma de utilizar SMS na reativação deles é apostar em mensagens de reaproximação deste público.

Essa tática está relacionada em focar na comunicação, ações da loja, conteúdo relevante e mexer com o emocional do cliente. Ela pode ser utilizada em datas comemorativas especiais. Por exemplo:

  • Se você tem o cadastro desse consumidor, você provavelmente sabe quando é o aniversário dele, certo? Então, mandar uma mensagem para parabenizá-lo pode ser uma boa forma de ser lembrado por ele, mesmo que não compre em sua loja há mais de 30 dias. Ex:

“Feliz aniversário, [nome do cliente]! Que este novo ciclo seja de muita paz, amor, sucesso e, é claro… Conte com [nome do seu supermercado] neste ano que chegou. Parabéns!”

  • No Dia da do Cliente, você pode enviar mensagem tanto para a sua base de clientes ativos quanto para os inativos. Para este segundo grupo, o conteúdo pode ser algo como:

“Hoje é Dia do Cliente e queríamos dizer que sentimos a sua falta! Venha até o [nome do supermercado] e confira de perto nossas novidades.”

  • Ainda, não é necessário esperar nenhuma data comemorativa para trabalhar na reativação de clientes. 

“[Nome do cliente], já faz um tempo que você não vem até o [nome do supermercado]. Preparamos novidades que você vai gostar. Venha nos visitar!”

SMS com foco em chamar novamente o cliente para comprar na sua loja

Outra forma de fazer o resgate de clientes inativos via SMS é ser direto e mandar mensagens que tenham claramente o foco em vendas. Novamente, ressaltamos que essa estratégia traz resultados assertivos, mensuráveis e com uma melhor taxa quando as SMS enviadas são personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.
Pare e pense em suas situações distintas: você foi até uma loja, fez uma compra e se cadastrou no clube de vantagens dela. 

Depois de um mês, você prefere receber uma SMS com…

  1. Ofertas exclusivas, feitas de acordo com a compra que você fez anteriormente, ou…
  2. Promoções nada relacionadas com a sua compra anterior, com ofertas que não interessam para você?

Claramente a melhor resposta é a primeira, certo? Por isso, para acertar ao usar SMS no resgate de clientes inativos é muito importante você ter essas informações. Com elas em mãos, é possível usar e abusar da criatividade na hora de convidar novamente o shopper a frequentar a sua loja. Por exemplo:

  • “Estamos sentindo a sua falta! Venha até o dia XX ao Supermercado [nome] e aproveite essas ofertas especiais que preparamos para você”.
  • “O fim de semana chegou! Aproveite nossas ofertas e leve o kit churrasco para aproveitar com seus amigos e sua família!”
  • “Procurando as melhores ofertas? O [nome do supermercado] te ajuda! Na sua próxima compra, mostre esse código no caixa e receba 10% de desconto!”

Essa estratégia também funciona em datas comemorativas, períodos sazonais e, até mesmo. Por exemplo:

  • “As aulas estão voltando e nós, do supermercado [nome] preparamos ofertas exclusivas! Venha conferir!”.

Resgate de clientes inativos: foco na personalização e segmentação 

As mensagens enviadas via SMS precisam ser curtas, objetivas, assertivas e muito bem escritas. Acima sugerimos algumas opções, porém, as possibilidades são infinitas. O que não pode ser feito é: deixar de lado esse meio de comunicação tão importante.

Tendo isso em mente, vale lembrar que melhores resultados são vistos em mensagens mais personalizadas. Ou seja, que contenham o nome do cliente e tragam conteúdos relevantes para aquela pessoa. 

Pronto para fazer o resgate de clientes inativos no seu varejo? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer o resgate de clientes inativos no varejo, que tal colocar essa estratégia em prática?

Precisa de algum auxílio ou está em busca de alguma ferramenta completa, que traga todas as funcionalidades que você precisa para segmentar seus clientes e enviar SMSs poderosos?

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]