SUMÁRIO


Por em 19 de abril de 2021

Como e por que fazer uma venda com cadastro?

A sua empresa faz venda com cadastro de clientes? Se a sua resposta foi não, é hora de repensar essa estratégia. E você já vai entender o motivo – ou melhor, os motivos, para essa afirmação. 

Engana-se quem pensa que cadastrar os clientes e suas compras é simplesmente fazer mailing.

Diariamente, o seu estabelecimento recebe uma porção de consumidores de diferentes perfis. Se você recolher algumas simples informações sobre eles, pode ter em mãos dados que, quando analisados, trazem uma série de insights para melhorar o seu negócio.

Quer começar a fazer uma venda com cadastro? Então siga essas dicas!

Quais dados devem ser pedidos?

Na hora de fazer o cadastro peça apenas os dados que são realmente necessários. Por exemplo: data de nascimento, endereço, CPF ou RG, telefone e e-mail.

A partir da análise dos endereços cadastrados, você pode conhecer a distribuição geográfica dos seus clientes. Então, será possível pensar em ações de marketing e possíveis planos de expansão de lojas nas respectivas regiões.

Quanto aos dados de RG e CPF, servirão para economizar tempo nas futuras compras do cliente, uma vez que tornará mais ágil o processo de venda no caixa do estabelecimento. Além disso, esses dados possibilitam que seja traçado o perfil do cliente através das compras que ele realiza.

Com o telefone e e-mail você pode entrar em contato com os consumidores a fim de divulgar promoções, novidades ou até mesmo informações a respeito de sua loja.

Por fim, através da análise de todos estes dados cadastrados e, com a utilização de ferramentas de inteligência que trabalham junto ao seu ERP, você poderá identificar o perfil de cada um dos seus clientes cadastrados.

Assim, passa a ter conhecimento sobre os hábitos, frequência de compra e diversas outras informações importantes para o seu negócio.

Os clientes vão se incomodar?

Se eles souberem que, ao darem os dados pessoais, eles irão ganhar algo em troca, como a participação em um bom clube de Descontos (que traz ofertas exclusivas), benefícios de cashback,  desconto na primeira compra, brindes e/ou demais vantagens, não.

Além disso, esse cadastro só será realizado uma vez em poucos minutos, já que nas próximas compras você só vai pedir o CPF do comprador na hora em que ele passar no caixa.

Assim sendo, as chances de os seus clientes se incomodarem com a venda com cadastro é pequena. Afinal, eles terão um bom benefício em troca.

Tenha uma coisa em mente: recolher esses dados vai aperfeiçoar o seu negócio e, consequentemente, poderá melhorar o atendimento e experiência de compra dos seus consumidores.

Incentive a sua equipe a fazer a venda com cadastro e a manter os dados atualizados

Por ser um passo a mais na hora de efetuar uma venda, alguns funcionários podem deixar o procedimento de cadastro de compra de lado.

Por isso, é interessante que você repasse para eles a importância desse hábito. Faça treinamentos e reciclagens constantes e reforce que essa ação deve fazer parte das demandas diárias dos colaboradores. 

Quanto mais a equipe se engajar e fazer os cadastros completos, mais fidedignas serão as informações coletadas.

Para isso, você pode motivar os funcionários a convidar os clientes a participarem do Clube de Descontos e, assim, manter o seu banco de dados sempre atualizado.

Assim sendo, que tal premiar o membro da equipe que conseguir mais registros no mês? Com isso, uma competição saudável pode surgir entre a equipe e, certamente, vai fazer com que os colaboradores se empenhem ainda mais na hora da venda.

– Complemente a leitura com: Campanhas internas no supermercado podem aumentar suas vendas

Venda com cadastro: comece a fazer já! 

Por fim, mas não menos importante, vale reforçar que a venda com cadastro é uma maneira simples de conseguir reunir informações úteis sobre os clientes. 

Então, basta analisar atentamente essas informações, debruçar-se sobre os dados e tirar bons insights para tomar melhores decisões para o seu varejo daqui para frente. Esses dados são extremamente ricos para você potencializar os resultados do seu supermercado. Aproveite-os ao máximo! 
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo Cadastro dos clientes: por que fazer e como fazer de forma correta?. Ademais, se deseja se aprofundar ainda em diversos temas relacionados ao universo do varejo, confira nossos materiais gratuitos para download e aproveite para colocar em prática todo o aprendizado adquirido.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]