SUMÁRIO


Por em 28 de julho de 2020

Aumente a fidelização dos clientes com um clube de descontos exclusivo

Investir em um clube de descontos exclusivo para os seus clientes pode ser a ação que falta para conquistar um público mais satisfeito e fiel. Além de, é claro, alavancar as suas vendas.

Extremamente vantajoso tanto para os consumidores quanto para a marca, o clube de descontos exclusivo é uma estratégia de relacionamento que impacta diretamente nas vendas. 

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o número de cadastros em programas de fidelidade no Brasil cresceu 9,4% no segundo trimestre de 2019 frente a igual período de 2018. No total, foram 132 milhões de cadastros contra 120 milhões no período anterior.

A pesquisa também analisou que as marcas que possuem esses programas registraram um aumento de 17% do faturamento nesse intervalo, movimentando R$ 1,9 milhão no segundo trimestre de 2019 contra R$ 1,6 milhão no segundo trimestre de 2018. 

Esses dados nos mostram que:

  • O número de cadastros cresceu. Ou seja, que há cada vez mais clientes interessados em fazer parte de um clube de descontos exclusivo;
  • As empresas que oferecem esses benefícios também tiveram um aumento de receita.

Ou seja: o clube de descontos é uma estratégia apreciada tanto pelos clientes, quanto pelas marcas.

Assim sendo, se o seu varejo ainda não investe nesse tipo de estratégia, chegou a hora de repensar.

Para te ajudar a compreender melhor esse assunto, vamos trazer as principais vantagens que o clube de descontos exclusivos representa para as marcas e para os consumidores. Confra!

Clube de descontos exclusivo: vantagens para a marca

Os programas de fidelidade consistem no oferecimento de vantagens exclusivas para determinados clientes. Assim, esses benefícios podem contemplar promoções, ações de relacionamento, brindes, descontos em estabelecimentos parceiros, entre outros. 

Para terem direito a esses benefícios, tudo o que os consumidores precisam fazer é um cadastro inicial.

Mas qual é a vantagem do varejista em investir nessa ação? Pois bem: o clube de descontos exclusivo permite que a empresa conheça muito bem quem são seus clientes.

Assim, tendo em mãos os dados dos consumidores, o supermercadista compreende os hábitos de consumo deles e, também, passa a saber quais são as melhores formas de relacionar-se com ele.

Essas informações são altamente valiosas para que a empresa possa desenvolver campanhas e estratégias de marketing assertivas, que tragam um bom resultado para o negócio.

E o melhor: esse resultado pode ser mensurável. Afinal, as marcas saberão quais são os clientes que foram até a loja após serem impactados com as campanhas ou descontos oferecidos pelo clube.

Também, o clube pode ajudar a resgatar os clientes inativos e a aumentar o ticket médio das compras. Afinal, por mais que o cliente vá até a sua loja em busca de um produto específico que está em oferta, a chance de ele voltar para casa com outros itens é enorme.

Clube de descontos exclusivo: vantagens para o cliente

Além das inúmeras vantagens para a marca, o clube de descontos exclusivo traz muitos benefícios para os consumidores.

Dentre eles, destaque para o benefício imediato que o clube traz. Afinal, o desconto dos produtos é oferecido já no momento da compra, sendo um grande estímulo o cadastro dos consumidores.

Também, ao final de cada compra o cliente pode ver o quanto economizou ao comprar os itens que faziam parte do clube. Para isso, bastou ele ter se identificado no caixa.

Porém, além das promoções, o clube de descontos exclusivos permite que a empresa conheça muito bem o seu consumidor. Assim, ela passa a oferecer campanhas e ações relevantes e assertivas. Ainda, elas são enviadas para o cliente no momento certo, de acordo com o gosto dele.

Isso faz com que a relação entre público e marca seja mais positiva para ambos os lados. O cliente recebe informações, novidades e promoções relevantes, a marca passa a ter um consumidor mais fiel e satisfeito.

Garanta já os resultados imediatos do clube

Algo extremamente interessante na implantação do clube de descontos é que ele traz resultados de maneira rápida e eficiente.

Um dos nossos inúmeros cases de sucesso é o da rede de supermercados Tio Léo, que investiu nessa ação e, pouco tempo depois, já pôde observar os resultados positivos. Em um ano, eles aumentaram 60% do faturamento. Vem ver essa história de sucesso clicando aqui!

Se você também quer ter resultados expressivos na sua marca, chegou a hora de oferecer um clube de descontos exclusivos para os seus clientes.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]