SUMÁRIO


Por em 16 de novembro de 2021

Aniversário do supermercado: 6 dicas para vender mais nessa data

As datas comemorativas são excelentes para aumentar as vendas do seu varejo. E nós não estamos falando apenas das datas comemorativas presentes no nosso calendário e celebradas por todos mas, também, daquelas que você mesmo pode criar para o seu varejo. Neste cenário, celebrar o aniversário do supermercado pode ser uma ótima oportunidade para você criar mais uma grande campanha de vendas para a sua loja, alavancar seus resultados, surpreender seus clientes e aproximar o relacionamento com eles.

Assim sendo, se você ainda não celebra o aniversário do supermercado em grande estilo, confira nossas dicas para começar a aproveitar essa chance e colher bons frutos da sua estratégia!

Por que celebrar o aniversário do supermercado? 

O primeiro e talvez principal motivo para você comemorar o aniversário do supermercado é: essa é uma data só sua

Assim, enquanto as outras grandes datas comemorativas do varejo você irá enfrentar a concorrência de todos os outros estabelecimentos comerciais, no aniversário do supermercado não existirá essa preocupação. 

Por isso, uma boa dica é definir o aniversário do supermercado em algum período do ano no qual não existam grandes datas comemorativas

Por exemplo, celebrar a festa próxima ao Natal pode fazer com que os resultados da sua ação não sejam tão bons quanto o esperado. O mesmo vale para o Dia das Mães e a Páscoa que, por si só, são comemorações que já movimentam o comércio. 

Dessa forma, se você até hoje não comemorou o aniversário do supermercado, pense de forma estratégica para definir um bom mês para fazer essa ação no seu negócio. Após definir quando será comemorada a festa, é hora de colocar em prática as estratégias que farão você alavancar os resultados da sua marca.

6 dicas para celebrar o aniversário do supermercado em grande estilo

1. Presenteie os clientes que são fiéis ao seu varejo 

“O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”. Essa frase pode ser clichê, mas representa bem o motivo de você celebrar o aniversário do supermercado: presentear o seu cliente. 

Por isso, nada melhor do que comemorar a festa reconhecendo e valorizando os seus consumidores mais fiéis, não é mesmo? Para isso, use o seu CRM, ou melhor, a sua ferramenta de Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) da Mercafacil, que é uma evolução do CRM, para identificar os clientes que mais compram na sua loja e/ou apresentam um ticket médio mais alto.

Além de mandar uma SMS personalizada para essas pessoas, chamando-as pelo nome e tornando a comunicação mais pessoal, aproveite o aniversário do supermercado para agradecê-las pela preferência de sempre e ofereça um benefício exclusivo a elas, em algum produto que faça sentido. 

Basta olhar o histórico de compra dessa pessoa no seu CBM e ver o que ela mais gosta de comprar na sua loja. Então, ofereça descontos imperdíveis nos produtos que esse cliente mais gosta. Também, pode ser interessante oferecer pequenos brindes para ele.

Se ele é fã de uma cerveja e sempre a compra na sua loja, que tal ele ganhar um copo de brinde para tomar essa cerveja? 

2. Aproveite para fazer uma campanha de resgate de clientes inativos para comemorar o aniversário do supermercado

Além de presentear e agradecer aos seus clientes fiéis, o aniversário do supermercado também é uma grande oportunidade de você retomar o contato com os seus consumidores inativos. Ou seja, aqueles que estão há mais de um mês em comprar na sua loja. 

Utilize sua plataforma CBM para identificar quem são os compradores que não vieram até a sua loja no último mês e, de acordo com o histórico de compras deles, envie ofertas exclusivas, que atraiam-os novamente até o seu PDV

O aniversário do supermercado é apenas uma excelente “desculpa” para você fazer essa campanha de resgate aos inativos. A frase clichê que já utilizamos acima (“o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”), serve perfeitamente para esse caso.

Entretanto, lembre-se de incluir alguma menção do tipo “estamos sentindo a sua falta!”. Também, um conteúdo do tipo “aquele [nome do produto] que você adora está em promoção exclusiva para você durante a semana do nosso aniversário. Confira!”.

Ademais, vale sempre ressaltar que fazer campanhas e ações direcionadas para os seus clientes inativos é de extrema importância para o sucesso do seu supermercado. Para saber mais sobre como fazer isso, confira o nosso artigo: Resgate de clientes inativos no varejo: quais mensagens mandar?

3. Faça sorteios para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos, aumentando a adesão do programa

Quem não gosta de ganhar um sorteio, não é mesmo? Assim sendo, aproveite o aniversário do supermercado para fazer sorteios de prêmios para os clientes que comprarem na sua loja durante um período de tempo pré-determinado (pode ser durante uma semana ou o mês todo, por exemplo). 

Ah, e para aumentar a adesão de clientes cadastrados no seu Clube de Descontos, verifique a possibilidade de realizar o sorteio apenas com os compradores que já fazem parte desse Clube. Assim, você terá uma chance maior de aumentar o cadastro de clientes e, consequentemente, passará a conhecer cada vez mais o perfil do seu público. 

Já o sorteio em si pode ser de diversos produtos e serviços. Você pode falar com parceiros que oferecem serviços na região, sorteando um dia no spa, um jantar especial em um restaurante local ou uma viagem. Também, o sorteio pode ser de uma cesta especial do seu supermercado, com produtos escolhidos de acordo com o gosto do seu consumidor sorteado. As possibilidades são infinitas!

– Confira: Como manter o cliente engajado após o cadastro no clube de desconto?

4. Faça ações para aumentar os cadastros no Clube de Descontos

Logo acima falamos do sorteio exclusivo para os clientes cadastrados no seu Clube de Descontos. E aqui reforçamos a importância do aniversário do supermercado para você aumentar a taxa de consumidores cadastrados nesse clube. 

Por isso, durante toda a campanha de aniversário, sempre enalteça o seu Clube de Descontos, mostrando de forma clara e objetiva quais são os benefícios de fazer parte dele. 

Também, reforce que esses benefícios são válidos durante os 365 dias do ano, não somente durante a campanha de aniversário. 

Assim como existem pessoas que irão se cadastrar no Clube de prontidão, também existem aquelas que são mais desconfiadas. Também, aquelas que nunca nem ouviram falar desse benefício que o seu supermercado oferece. 

Por isso, aproveite a campanha de aniversário para colocar o Clube em evidência e mostrar que o cliente é o grande beneficiado em fazer parte do Clube. Afinal, ele é a razão de você ter implantado o Clube na sua loja. 

– Veja também: Cadastro dos clientes: por que fazer e como fazer de forma correta?

5. Entre no clima da comemoração no seu PDV, redes sociais e demais canais de comunicação

O aniversário do supermercado é o seu momento de brilhar! Assim sendo, deixe isso muito claro no seu PDV e em todos os seus canais de comunicação

Assim que os clientes entrarem na sua loja e/ou visitarem seu site ou redes sociais, eles devem compreender que você está fazendo uma grande campanha de aniversário. 

Dessa forma, garanta que todos os seus canais estejam de acordo com essa festa. Essa homogeneidade, integração e complementaridade dos canais faz parte da experiência figital (que une o ambiente físico com o digital) e ajuda a tornar a experiência do cliente mais completa e satisfatória.

Para isso, decore a sua loja de acordo com a campanha, faça postagens nas redes sociais que estejam de acordo com a estética da sua festa, use uma linguagem festiva para se comunicar com os seus clientes pelo WhatsApp e SMS, entre outros.

Também, garanta que toda a sua equipe esteja engajada com essa ação, já que ela pode ser um dos pontos altos do seu ano. Todos os profissionais devem saber o seu papel durante a ação e fazer a sua parte para ela ser um sucesso.

Os operadores de caixa devem falar sobre o Clube de Descontos para aumentar a taxa de cadastro de clientes. Já os profissionais das demais áreas devem estar sempre proativos e preparados para oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes.

– Complemente a leitura com: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

6. Faça ofertas arrasadoras

Por fim, mas não menos importante, para celebrar o aniversário do supermercado em grande estilo, faça ofertas que realmente chamem a atenção do cliente. 

Verifique quais são os produtos preferidos do seu público e pense em ações para ofertá-los por um preço melhor. Ademais, vale sempre ressaltar que é de extrema importância você saber quais são os itens preferidos dos seus clientes antes de fazer as ofertas

Afinal, de nada adianta você abaixar muito o preço de uma mercadoria se ela não chamar a atenção do consumidor. 

Pense em fazer ofertas diferenciadas, como “kits”, “leve 3, pague 2” e, também, em colocar em promoção produtos notáveis e/ou da curva A, ou seja, que os clientes sabem o valor “de cabeça”. 

Itens como leite, margarina, macarrão, arroz e os principais cortes de carne podem estar nessa categoria. Além deles, produtos de hortifrúti mais comuns na casa dos brasileiros, como ovos, banana, batata, cebola, alho e algumas verduras também merecem destaque. 

Além deles, alguma marca específica de café, cerveja, achocolatado ou sabão em pó, por exemplo, também fazem parte dessa categoria de produtos notáveis. 

Entretanto, vale sempre lembrar que esses itens mudam de acordo com cada loja, afinal, cada supermercado tem um perfil de cliente distinto. 

Por isso, a melhor maneira de você definir quais produtos merecem destaque no aniversário do supermercado é debruçando-se sobre os dados e verificando a sua plataforma de CBM da Mercafacil. 

Caso você ainda não tenha a sua ferramenta, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a alavancar os seus resultados o quanto antes. 

Por outro lado, se já for cliente Mercafacil, converse com o seu consultor! Ele trará dicas e insights para você ter bons resultados na campanha de aniversário do supermercado e, também, durante todos os outros dias do ano.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]