Por em 13 de dezembro de 2022
7 ações de marketing para o verão: faça seu supermercado vender mais
Você já está pensando em boas ações de marketing para o verão? Acredite, criar campanhas relacionadas com o período mais quente do ano pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.
Porém, mais do que aumentar as vendas, você também pode fazer ações variadas, como aquelas:
- Voltadas ao fortalecimento do relacionamento com clientes fiéis;
- Com o objetivo de fortalecer a parceria com a indústria, apostando em ações de trade;
- Que busquem reativar consumidores inativos;
- Fazer o lançamento de novos produtos, entre outros.
E então, quer saber mais sobre como fazer boas ações de marketing para o verão no seu supermercado? Continue acompanhando o texto e confira nossas dicas!
– Complemente a leitura com: Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias
Ações de marketing para o verão: 7 dicas para fazer no seu supermercado
1. Entre no clima do verão
Dentre as dicas de ações de marketing para o verão, a primeira é: entre no clima do verão na sua loja! Isso significa: criar todo um ambiente preparado para essa época do ano.
Assim, capriche na identidade visual da loja, na climatização e, também, dê destaque para os produtos sazonais de verão no seu supermercado.
Vale lembrar que os produtos sazonais vão muito além das comidas e bebidas mais típicas do verão, afinal, você também deve vender muito mais outros itens nessa época, como repelentes, bronzeadores, protetor solar e demais itens destas categorias.
Por fim, lembre-se de dar o devido destaque a esses itens de verão e deixar muito bem sinalizados os preços, ofertas e demais ações especiais de veraneio.
2. Para vender mais, faça campanhas segmentadas de acordo com o perfil dos seus clientes
Outra dica de ações de marketing para o verão está relacionada com a segmentação de base de clientes. Isso porque é a partir dessa segmentação que você poderá enviar ofertas adequadas de acordo com o perfil de cada cliente.
Ademais, as campanhas segmentadas permitem que você escolha quais são os consumidores que vão receber cada ação. Assim, é possível criar ações específicas para:
- Reativar clientes inativos, enviando para eles ofertas exclusivas de produtos que eles costumavam comprar no seu negócio e/ou que fazem sentido de acordo com o histórico de compra deles;
- Clientes fiéis, buscando aumentar o ticket médio e estimulando-os a visitarem a sua loja para adquirir os produtos que você está ofertando.
Por fim, lembre-se de que além de fazer campanhas segmentadas de acordo com o perfil de cada consumidor, você também pode (e deve!) usar diversos canais de comunicação para lembrar o público de que o seu supermercado está no “clima do verão”.
Assim sendo, use as redes sociais para postagens mais gerais sobre o assunto e canais diretos, como SMS, WhatsApp, Telegram e push de aplicativo, para enviar ofertas segmentadas.
– Veja também: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado
3. Negocie boas opções com a indústria
Ainda sobre as ações de marketing para o verão, que tal fazer boas parcerias com a indústria em busca de vender mais? Essas parcerias, quando bem feitas, são benéficas para todos os envolvidos:
- O seu supermercado, por negociar um valor e/ou uma condição diferenciada com a indústria;
- A indústria, pois terá o seu produto exposto com maior afinco no supermercado, aumentando a saída do produto;
- O cliente, pois poderá adquirir o produto com alguma condição especial.
Vale lembrar que a parceria com a indústria pode trazer diferentes opções e benefícios para o supermercado. Desde ofertas especiais, passando por ações de lançamento de um produto, combos diferenciados (por exemplo, na compra de uma cerveja, ganhe um copo personalizado deste rótulo), entre outros.
Além disso, a parceria entre indústria e varejo é essencial para o sucesso de ambos. Por isso, uma parceria de sucesso durante este verão pode ser o início de uma parceria que se estende por diversas outras ações.
– Para saber mais sobre a importância da união entre supermercados e indústria, acesse: Trade marketing: o que é e qual a importância para o seu supermercado
4. Foco nos produtos que fazem sucesso no verão
Pois bem, se estamos falando de ações de marketing para o verão, nada mais justo do que focar em produtos que fazem sucesso no verão, não é mesmo? Assim, dê destaque para itens como:
- Ventilador;
- Umidificador de ar;
- Caixa térmica;
- Repelente;
- Protetor solar e bronzeador;
- Flores e plantas;
- Demais produtos da área da perfumaria e bazar que costumam sair mais durante essa época, como produtos para a pele e cabelo especiais para o verão, chapéus e chinelos;
- Alimentos e bebidas que fazem mais sucesso no verão, como água de coco, frutas sazonais, saladas, sorvetes, chás gelados, cervejas, entre outros.
Mas o que efetivamente significa “focar” nestes produtos?
Pois bem, significa que, além de não deixar eles faltarem no seu estoque e nas suas gôndolas, eles devem estar expostos em locais estratégicos, que chamam a atenção dos clientes.
5. Faça liquidações de verão
Outra boa ação de marketing para fazer no verão é a liquidação especial para a época. Você pode criar uma campanha com um nome chamativo/apelativo, como “Liquidação especial de verão” ou “Queima de estoque de verão”, por exemplo.
E quais serão os itens comercializados? Aí depende a sua estratégia, de como está o seu estoque, do desejo dos clientes e das suas possíveis negociações com a indústria.
Assim sendo, é possível fazer a liquidação de itens que estão encalhados, por exemplo. Para vendê-los, é possível diminuir o valor dos produtos e/ou colocá-los em combos, facilitando a sua venda.
Para saber se essa ação de liquidação saiu conforme o planejado, lembre-se de colocar suas principais metas e preparar estratégias para essa ação. Assim, você saberá se o resultado foi positivo e, também, o que pode ser potencializado para ações futuras.
Por fim, lembre-se de “fazer barulho” ao divulgar essa ação de liquidação. Use todos os seus canais de comunicação para compartilhar a campanha.
6. Crie campanhas de incentivo aos cuidados com a saúde
Que tal fazer ações de marketing para o verão relacionadas ao cuidado com a saúde? Você pode fazer ações tanto para os seus clientes quanto para os seus colaboradores, incentivando bons hábitos a todos.
Alguns tópicos que podem ser explorados durante as ações de conscientização durante o verão são:
- Importância do uso do protetor solar e da hidratação da pele;
- Ingestão adequada de água;
- Prática de esportes para manter o corpo sempre ativo;
- Alimentação saudável, leve e balanceada para os dias mais quentes do ano, entre outros.
Esses tópicos podem ser explorados nas suas redes sociais, em postagens que ressaltem os cuidados com a saúde. Porém, além disso, você também pode fazer e/ou participar de ações que incentivem e eduquem as pessoas sobre esses assuntos, como palestras sobre os temas, aulões de exercícios abertos para o público, entre outros.
– Acesse: 10 ideias criativas para seu supermercado vender mais no inverno.
7. Ações de marketing para o verão: faça campanhas voltadas para as férias escolares
Durante uma boa parte do verão, as crianças e os universitários estão de férias. Por isso, você também pode fazer campanhas voltadas para esse público.
Assim sendo, pode ser uma boa ideia garantir que o seu supermercado também venda itens de papelaria básicos para a volta às aulas, como cadernos, lápis, lapiseiras e canetas variadas, borracha, lápis de cor, régua, tesoura, cola, entre outros.
– Para saber mais, confira: Férias escolares: como preparar seu supermercado
É hora de colocar em prática as ações de marketing para o verão!
Pois bem, com todas essas dicas, você com certeza está mais preparado para colocar em prática as ações de marketing para o verão no seu supermercado. E então, gostou das nossas sugestões? Esperamos que sim!
E para aproveitar todas as principais oportunidades, períodos sazonais e datas comemorativas do ano, que tal ter em suas mãos um calendário que traz para você todas essas informações? Baixe agora mesmo o nosso Calendário do Varejo – Edição 2023 e tenha acesso a tudo isso e muito mais! Aproveite, o material é gratuito.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]