SUMÁRIO


Por em 11 de julho de 2022

Férias escolares 2022: como preparar seu supermercado

Seu supermercado está preparado para vender mais nas férias escolares 2022? 

Os meses de julho, dezembro e janeiro sempre trazem consigo excelentes oportunidades para os varejos alavancarem os resultados. Para isso, basta preparar-se com antecedência e criar estratégias matadoras para os períodos de férias. 

Para te ajudar nessa missão, selecionamos dicas de ações para o seu negócio colocar em prática durante as férias escolares 2022 e colher bons frutos!

Férias escolares 2022: 5 dicas para vender mais 

1. Coloque os produtos ideais na altura dos olhos das crianças

Essa dica não é necessariamente apenas para as férias escolares, mas pode ser ainda mais interessante durante essa época.

Pois bem, como os pequenos estarão com mais tempo livre, é possível que eles acompanhem os adultos nas idas ao supermercado.

Então, que tal fazer estratégias pensadas para as crianças?

Uma ação que pode trazer um bom resultado é colocar produtos que chamem a atenção das crianças em uma altura ideal para elas, ou seja, nas prateleiras mais baixas. Assim, a chance de elas enxergarem esses produtos e pedir para que os adultos responsáveis coloquem-nos no carrinho é muito maior!

2. Aposte em ações que envolvam toda a família 

Aproveite as férias escolares 2022 para criar ações que envolvam e entretenham toda a família, não apenas as crianças. Assim sendo, algumas sugestões de ações que você pode fazer e que seguem essa linha de pensamento são:

  • Criar um encarte especial para as férias escolares que trazem dicas de receitas e brincadeiras que toda a família pode fazer junta;
  • Levar “atrações” para o seu supermercado em dias específicos. Algumas opções são contar com um carrinho de pipoca e/ou de algodão doce para as crianças (e também para os adultos!) aproveitarem após terminar as compras. É um mimo que tornará a experiência de compra mais prazerosa e divertida para todos. 
  • Fazer postagens nas suas redes sociais que estejam de acordo com essa editoria. Você pode, por exemplo, estimular a realização de um piquenique ao ar livre – deixando claro, nas entrelinhas, que todos os produtos para um bom piquenique podem ser comprados no seu supermercado. 

Ps: Além disso, as redes sociais são excelentes para você aproximar o relacionamento com os seus clientes. Aproveite-as nesse período! Para saber mais sobre como fazer isso, confira: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

3. Movimente diversos setores com promoções de produtos que fazem sentido para as férias escolares 2022

Outra forma de aumentar as vendas durante as férias escolares 2022 é movimentar diversos setores do seu supermercado com promoções e campanhas variadas de produtos que podem ter uma maior procura nessas épocas do ano.

A área de bazar, com itens de brinquedos e papelaria, por exemplo, pode ter uma grande movimentação nessa época se for bem trabalhada. Além disso, outros itens que fazem sucesso com o público infanto juvenil também podem ganhar destaque, como sucos, achocolatados e lanches que costumam ser consumidos por esse público.

Para ter uma boa ideia de como preparar promoções para esses setores durante as férias escolares 2022, aproveite para analisar os dados do seu supermercado nos anos anteriores durante o mesmo período. 

Assim, é possível que, com esse conhecimento, você consiga encontrar os melhores itens para fazer promoções e campanhas exclusivas. Ademais, para ter ainda mais sucesso nessa ação, você pode buscar fazer parcerias com fornecedores da área, trazendo novidades interessantes e promovendo ações de lançamento de produtos na sua loja. 

4. Faça campanhas segmentadas para clientes que já costumam comprar produtos para crianças

Além de preparar ações e promoções que envolvam todo o seu supermercado, que tal preparar campanhas segmentadas e exclusivas para os seus clientes que já costumam adquirir produtos voltados para o público infanto juvenil?

Para isso, se você já utiliza uma ferramenta de gestão de clientes, basta utilizar filtros de segmentação com os clientes que adquiriram no último mês produtos que geralmente são consumidos e/ou utilizados por crianças, como itens de higiene específicos para os pequenos (shampoos, condicionadores, escovas e pastas de dente, por exemplo), lanches e bebidas que costumam integrar a lancheira dos pequenos, entre outros.

Então, para essas pessoas, você envia ofertas personalizadas e exclusivas de produtos que farão sucesso com as crianças nas férias escolares 2022. Dessa forma, fazendo uma campanha altamente assertiva e segmentada, as chances de você ter sucesso serão muito maiores. 

5. Prepare o seu estoque para o período de volta às aulas

É comum que o período do “volta às aulas” seja mais conturbado e movimentado nas férias de verão. Entretanto, as férias de julho também podem ser um momento do ano em que os adultos irão repor certos itens escolares para os pequenos. 

Assim sendo, garanta que o seu estoque esteja preparado para o término das férias escolares 2022 e, consequentemente, para a volta do período letivo. 

Canetas variadas, cadernos, borrachas, lápis, cartolinas e cartões são alguns dos itens que podem ter mais saída durante esses períodos. Lancheiras e mochilas também podem fazer sucesso e, assim, devem estar presentes no seu estoque do bazar, caso o seu supermercado trabalhe com essas categorias de produtos. 

Por fim, mas não menos importante, se você deseja ficar sempre por dentro das principais datas comemorativas do varejo e preparar o seu supermercado para o próximo semestre de 2022, baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso Calendário Promocional 2022

Com ele, você terá acesso às principais festividades do ano e poderá preparar suas ações de marketing, relacionamento e vendas com antecedência para alcançar melhores resultados no seu negócio. Aproveite essa oportunidade! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]