SUMÁRIO


Por em 23 de maio de 2023

Supermercado no Dia dos Namorados: 11 ideias criativas para vender mais

Você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do supermercado no Dia dos Namorados?

Comemorada no dia 12 de junho, a data promete movimentar diversos setores da economia e, com certeza, o varejo alimentício não ficará de fora. Além disso, devido ao momento atual, muitas pessoas irão optar por celebrar em casa.

São muitas as possibilidades para celebrar o amor e, hoje, nós vamos te dar boas ideias de como você pode aproveitar isso no seu varejo. Com certeza, com as nossas dicas você terá boas ideias de ações para colocar em prática na sua loja, se aproximará dos seus clientes e, é claro, alavancará os resultados do seu comércio.

Acompanhe nossas sugestões e aproveite ao máximo o potencial do supermercado no Dia dos Namorados! 

11 dicas para vender mais no supermercado no Dia dos Namorados

Antes de prosseguir com as nossas dicas para aumentar as suas vendas no supermercado no Dia dos Namorados, vale ressaltar que a expectativa para esta data é parecida com a do ano passado, quando já estávamos enfrentando a pandemia.

Assim sendo, você já tem uma base do que pode fazer sucesso na celebração deste ano e não só pode, como deve, incrementá-la com novidades para os seus clientes. 

1. Analise o que você fez no ano passado

Como você celebrou o Dia dos Namorados no ano anterior? Quais ações foram feitas? Houve um engajamento bom nas suas redes sociais? Quais foram os produtos mais vendidos? Quais dias tiveram maior movimento e geração de cupons? Qual foi o ticket médio das compras?

Além disso, os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos gastaram mais do que aqueles que não são cadastrados?

Fazer uma análise do que passou é uma excelente maneira de planejar os próximos passos. E isto vale para tudo. Inclusive, para planejar melhor o supermercado no Dia dos Namorados.

Para isso, ter uma ferramenta de gestão de clientes completa pode te ajudar a automatizar e a compreender de maneira clara o histórico do seu supermercado e o hábito de compras dos seus clientes. Por isso, se você ainda não conta com um software desses, talvez seja a hora de repensar isso.

Essa tecnologia permite que você tenha dados para planejar as suas ações e possa deixar de lado os “achismos”. Com toda certeza, esses dados, se bem utilizados, irão se transformar em números positivos para o seu varejo e farão com que você tenha um diferencial frente à concorrência.

Por outro lado, se você já tem um bom software de Gestão de Clientes, faça um balanço geral do que passou e analise seus acertos e erros. Pense o que pode ser feito de diferente para surpreender os seus clientes, o que mudou de um ano para cá e é tendência no momento.

2. Faça embalagens especiais – se possível, de forma gratuita e/ou por um valor simbólico

Uma boa dica para alavancar seu supermercado no Dia dos Namorados é verificar a possibilidade de deixar alguns profissionais responsáveis para fazer embalagens especiais para os presentes.

Esse pode ser um serviço gratuito oferecido pela sua loja ou, então cobrado um valor adicional baixo – talvez R$2, por exemplo.

Essa ação mostra o cuidado que o seu supermercado tem com os clientes e traz um diferencial frente à concorrência. Além disso, os consumidores que comprarem na sua loja e encontrarem esse tipo de serviço com certeza comentarão sobre isso com seus amigos – e, também, esperarão que essa ação seja repetida em outras datas comemorativas, como no Dia das Mães, por exemplo.

O cuidado em fazer uma embalagem especial agrega valor ao produto e facilita a vida do seu cliente. Aposte nessa dica! 

3. Ofereça brindes que façam sentido para a data – e para os clientes

Que tal oferecer brindes para os clientes que fizerem compras acima de um determinado valor? Pense em brindes que façam sentido para a data e garanta que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar esse presente especial.

Para despertar ainda mais o desejo dos clientes, você pode deixar claro que o seu supermercado tem um número específico de brindes para a data. Por exemplo:

“Os primeiros 100 clientes que fizerem compras acima de R$300 reais entre os dias 1º e 12 de junho levarão uma cesta exclusiva de Café da Manhã de Dia dos Namorados”.

Essa cesta de Café da Manhã, inclusive, poderá ser feita em parceria com fornecedores locais. Esse cuidado de valorizar a economia local e produtos artesanais pode ser importante para você e, também, para eles.

Afinal, essa é uma oportunidade de oferecer um brinde diferenciado aos clientes, os parceiros passarão a ser conhecidos por mais pessoas e, por fim, mas não menos importante, o consumidor fica satisfeito por ganhar um excelente brinde de Dia dos Namorados.

Não foi possível oferecer um brinde desta natureza, o que faço?

Não se desespere! Caso não seja possível fazer um brinde desses, você pode pensar em opções mais simples. Desde um buquê de flores, passando por uma mini garrafa de espumante, bombons, entre outros.

O importante é pensar em desenvolver uma ação criativa, que atraia os clientes e mostre que o seu varejo está pensando em agradá-los nessa data tão especial.

4. Faça cross selling de produtos que fazem sucesso no supermercado no Dia dos Namorados

De acordo com dados divulgados pela Nielsen, 70% das decisões de compra são tomadas no PDV

Por isso, para vender mais no seu supermercado no Dia dos Namorados, capriche na decoração do ponto de venda e faça cross selling de produtos que façam sentido para a data. Algumas sugestões são:

  • Morango com creme de leite e/ou leite condensado;
  • Morango, uvas, kiwi e demais frutas perto de chocolates;
  • Caixas de bombons perto de garrafas de vinho e/ou espumantes;
  • Ingredientes de receitas que podem fazer sucesso na data, como: massas, azeite de oliva e queijo pecorino, etc.

Para acertar em cheio na organização do cross selling, analise os dados das suas vendas do ano passado e veja quais foram os itens mais consumidos no Dia dos Namorados. 

5. Monte um kit de produtos especial para o Dia dos Namorados

Preparar kits para serem vendidos prontos é algo que pode:

  • Aumentar o ticket médio da compra
  • Agregar valor aos produtos
  • Fazer com que você venda itens que nem sempre seriam comprados de maneira isolada
  • Proporcionar uma experiência positiva aos seus clientes, e muito mais! 

O kit de dia dos namorados pode conter desde itens de decoração, como corações de papel, velas e cartões, até produtos como chocolates, bebidas alcoólicas, vasinhos de flores, entre outros.

Faça algumas opções de kits de diversos valores, e decore-os de forma personalizada e artesanal, fazendo com que as pessoas sintam vontade de comprá-los para presentear quem amam.

6. Para ter mais sucesso no seu supermercado no Dia dos Namorados, movimente diversos setores da loja

Lembre-se de que o Dia dos Namorados pode movimentar diversos setores da sua loja. Afinal, existem namorados e namoradas dos mais diversos perfis.

Desde a área do bazar, passando pela perfumaria, bomboniere, floricultura, bebidas e alimentos em geral. Todos esses setores podem ser interessantes para você aumentar suas vendas na data e mostrar que, na sua loja, há espaço para todos os perfis e gostos. 

7. Invista em uma decoração e ambientação personalizada para a data

Que tal deixar a sua loja toda decorada para a data? Além disso, apostar em uma playlist/som ambiente de Dia dos Namorados também pode deixar o seu PDV mais apaixonante e convidativo para os clientes.

As placas e etiquetas de desconto, que costumam ser feitas em formato “splash”, podem ser trocadas, durante a semana do Dia dos Namorados, por placas em formato de coração. Que tal? É uma pequena ação mas que pode fazer a diferença no seu ponto de venda.

8. Use suas redes sociais para celebrar o dia dos namorados

É claro que, além de personalizar o Supermercado no Dia dos Namorados, você também deve aproveitar essa data nas suas redes sociais. Que tal dar dicas de receitas para fazer na data? Podem ser receitas de café da manhã, almoço ou jantar.

Ou então, fazer uma bela homenagem aos namorados e sugerir para que as pessoas marquem nos comentários o seu parceiro?

Esses conteúdos de valor são uma excelente forma de ganhar confiança do público e mostrar que você se importa com cada um dos seus clientes. E não apenas com as vendas.

Também, lembre-se de que as redes sociais são um ambiente extremamente democrático e que valoriza a criatividade. Por isso, use e abuse dos formatos na hora de fazer os conteúdos do seu supermercado no Dia dos Namorados. Você pode fazer guias, checklists, quizzes, vídeos, jogos, e-books de receitas, planilhas, entre muitos outros!

Dica extra para as redes sociais no Dia dos Namorados: incentive e aproveite conteúdo gerado pelos seus seguidores

Além de criar o seu conteúdo relevante, incentive o seu cliente a compartilhar materiais nas redes sociais e marcar o seu supermercado!

Assim, você pode utilizar esses conteúdos nas suas redes e aumentar o engajamento e o reconhecimento da sua marca. Essa ação, além de ser econômica para o seu supermercado, ajuda a aproximar o seu varejo do público.

– Veja também: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

9. Além das redes sociais, use seus outros canais de comunicação de forma personalizada para a data (SMS, notificações push, WhatsApp, aplicativo, encarte, etc)

A comunicação da sua loja não se resume às redes sociais. Por isso, também use seus outros canais de comunicação para relembrar sobre a data.

É possível mandar mensagens SMS e notificações push com emojis “apaixonados”, brincadeirinhas e frases carinhosas para chamar a atenção dos seus clientes. Sempre, é claro, valorizando o conteúdo que será enviado para ele. É possível fazer chamadas do tipo:

“[Primeiro nome], vamos celebrar o amor? Veja as ofertas especiais que preparamos para você aproveitar o Dia dos Namorados em grande estilo: [link para o encarte]”

Também é mais do que válido fazer um encarte especial para a data e colocando produtos estratégicos em promoção apenas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos. 

Isso poderá estimular o cadastro de mais pessoas no seu Clube e deixará claro que o seu varejo traz promoções exclusivas para essas pessoas.

10. Faça sorteios de produtos e serviços 

No começo do texto falamos sobre oferecer brindes para os clientes que fizerem compras acima de determinado valor. Porém, outra opção é fazer sorteios de produtos e serviços para os consumidores que fizerem compras acima de um valor determinado.

Essa pode ser uma boa dica para aumentar as suas vendas no supermercado no Dia dos Namorados e, também, promover o engajamento do seu público.

O prêmio do sorteio pode ser uma viagem para o casal, um dia em um spa, um jantar em um restaurante requisitado, um voucher para uma loja, um passeio de balão, entre outros. Lembre-se de divulgar essa ação nas suas redes sociais para que ela reverbere e faça sucesso entre os clientes.

11. Para vender mais no supermercado no Dia dos Namorados, crie um guia de presentes

Outra dica valiosa para o supermercado no Dia dos Namorados é criar um guia de presentes criativo para diversos perfis de parceiros. Afinal, existem os namorados(as) que são esportistas, cozinheiros, vaidosos, viajantes, tecnológicos, empresários, românticos, engraçados, entre outros.

Você pode criar este guia de acordo com os valores dos presentes. Por exemplo: Guias com produtos de até R$50, até R$99, de R$100 à R$199, a partir de R$200, entre outros.

O guia de presentes é uma ótima ideia para os indecisos, pois ajuda a simplificar o processo de escolha deles na hora de comprar o presente. Esse guia pode ser postado nas suas redes sociais, enviado via e-mail, WhatsApp, SMS (com um link que direcione para o guia), inserido em um dos seus encartes, entre outros!

Lembre-se de que esse cuidado do seu supermercado em criar um guia de presentes é algo que gera valor e torna a vida do seu cliente mais conveniente. 

Preparado para colocar em prática as ações de Supermercado no Dia dos Namorados

Colocando em prática essas dicas, o seu supermercado no Dia dos Namorados tem tudo para bombar!

Porém, mais do que o Dia dos Namorados no supermercado, é importante saber como aproveitar da melhor forma possível todas as outras ações sazonais e especiais para as festividades, Assim sendo, se você quer saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2024 e faça um bom planejamento para as suas campanhas! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]