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Supermercado no Dia das Mães: 9 ideias criativas para vender mais

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Você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do supermercado no Dia das Mães? Conhecida como uma excelente data para o varejo, o Dia das Mães é importante tanto para conquistar novos clientes quanto para reforçar o relacionamento com os seus clientes fiéis.

Ademais, vale lembrar que essa é uma data comemorada por praticamente todos os estabelecimentos comerciais do Brasil. Então, o que fazer para garantir que o seu varejo tenha destaque e chame a atenção do público? É isso o que vamos te ajudar a fazer. Acompanhe!

Expectativas para o Supermercado no Dia das Mães 

De acordo com a pesquisa da Fecomércio MG sobre a expectativa de vendas para o primeiro semestre de 2021, para 36,4% dos entrevistados, dentre as datas comemorativas dos primeiros seis meses do ano que têm impacto mais positivo nas vendas, o Dia das Mães ganha de qualquer outro.

Esse é apenas um dado que mostra a importância que essa data pode representar para o varejo em geral. E então, que tal colocar em prática ações que vão movimentar o seu supermercado e surpreender os seus clientes? 

9 dicas para vender mais no supermercado no Dia das Mães

1. Analise o que você fez no ano passado

O que o seu supermercado fez no Dia das Mães no ano passado? Quais foram os produtos mais vendidos? Quais foram os dias de maior movimento (e maior geração de cupons)? Qual foi o ticket médio das compras? Os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos gastaram mais do que aqueles que não são cadastrados?

Fazer uma análise do que passou é uma excelente maneira de planejar os próximos passos. E isto vale para tudo. Inclusive, para planejar melhor o supermercado no Dia das Mães.

Neste cenário, contar com uma ferramenta de gestão de clientes completa pode te ajudar (e muito!) a automatizar e a compreender de maneira clara o seu histórico e os seus clientes. Se você ainda não conta com o auxílio de um software desses, talvez seja a hora de repensar isso. 

Essa tecnologia permite que você tenha dados para planejar as suas ações e possa deixar de lado os “achismos”. Com toda certeza, esses dados, se bem utilizados, irão se transformar em números positivos para o seu varejo.

Por outro lado, se você já tem um bom software de Gestão de Clientes, faça um balanço geral do que passou e analise seus acertos e erros. Pense o que pode ser feito de diferente para surpreender os seus clientes e diferenciar-se da concorrência. 

2. Ofereça brindes 

Que tal oferecer brindes para os clientes que fizerem compras acima de um determinado valor? Pense em brindes que façam sentido para a data e garanta que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar esse presente especial.

Para despertar ainda mais o desejo dos clientes, você pode deixar claro que o seu supermercado tem um número específico de brindes para a data. Por exemplo:

“Os primeiros 100 clientes que fizerem compras acima de R$300 reais entre os dias 1º e 8 de maio levarão uma cesta exclusiva de Café da Manhã de Dia das Mães”.

Essa cesta de Café da Manhã, inclusive, poderá ser feita em parceria com outras empresas. Produtos artesanais estão em alta, então você pode buscar fornecedores e parceiros que também se interessem em participar dessa ação. Assim:

  • O seu varejo sai ganhando, pois oferecerá um ótimo brinde aos clientes;
  • A marca (ou as marcas) parceira(s) também saem no lucro, pois passarão a ser conhecidas por mais pessoas;
  • O cliente fica satisfeito por ganhar um ótimo brinde de Dia das Mães.

Entretanto, caso não seja possível desenvolver um brinde desse valor, você pode pensar em opções mais simples. Desde um buquê de flores, passando por uma mini garrafa de espumante, bombons, entre outros.

O importante é pensar em desenvolver uma ação criativa, que atraia os clientes e mostre que o seu varejo está pensando em agradá-los nessa data tão especial. 

3. Para vender mais no supermercado no Dia das Mães, crie um guia de presentes

Outra dica valiosa para o Supermercado no Dia das Mães é criar um guia de presentes criativo para diversos perfis de mães. É possível fazer guias para as mães:

  • Esportistas;
  • Empresárias;
  • Cozinheiras;
  • Vaidosas;
  • Que adoram viajar;
  • Sofisticadas;
  • Tecnológicas, modernas e conectadas;
  • Donas de casa;
  • Estudantes; 
  • Mães de primeira viagem;
  • Madrastas que assumiram o papel de mãe, entre outros.

Também, é claro, você pode criar o guia de acordo com os valores dos presentes. Por exemplo: Guias com produtos de até R$50, até R$99, de R$100 à R$199, a partir de R$200, entre outros.

O guia de presentes é uma ótima ideia para os indecisos, pois ajuda a simplificar o processo de escolha deles na hora de comprar o presente. Esse guia pode ser postado nas suas redes sociais, enviado via e-mail, WhatsApp, SMS (com um link que direcione para o guia), inserido em um dos seus encartes, entre outros!

Lembre-se de que esse cuidado do seu supermercado em criar um guia de presentes é algo que gera valor e torna a vida do seu cliente mais conveniente. 

4. Use as suas redes sociais para gerar conteúdos de valor

O guia de presentes, que citamos acima, é uma forma de gerar conteúdo de valor para o seu supermercado. Porém, você pode ir muito além disso! 

Além de utilizar a data para homenagear e agradecer as mães, aproveite para fazer postagens relevantes para os seus clientes. E elas não devem ser focadas apenas em vendas, mas sim em materiais para inspirar, educar e ensinar as pessoas.

É possível compartilhar:

  • Receitas especiais para fazer no Dia das Mães;
  • Tutoriais de “Faça Você Mesmo”, ensinando a fazer embalagens de presentes bonitas e cartões diferenciados;
  • Ensinando a montar uma mesa bonita para o Dia das Mães, entre outros.

Esses conteúdos de valor são uma excelente forma de ganhar confiança do público e mostrar que você se importa com cada um dos seus clientes. E não apenas com as vendas. 

Também, lembre-se de que as redes sociais são um ambiente extremamente democrático e que valoriza a criatividade. Então, use e abuse dos formatos na hora de fazer os conteúdos do seu supermercado no Dia das Mães. 

Você pode fazer guias, checklists, quizzes, vídeos, jogos, e-books de receitas, planilhas, entre muitos outros!

5. Incentive e aproveite conteúdo gerado pelo usuário

Além de criar o seu conteúdo relevante, incentive o seu cliente a compartilhar materiais nas redes sociais e marcar o seu supermercado. Assim, você pode utilizar esses conteúdos nas suas redes e aumentar o engajamento e o reconhecimento da sua marca. Essa ação, além de ser econômica para o seu supermercado, ajuda a aproximar o seu varejo do público.

6. Busque parcerias valiosas

No tópico em que falamos dos brindes, já sugerimos algumas parcerias valiosas que você pode buscar no seu supermercado no Dia das Mães. Mas é possível ir além. 

Busque outros serviços que possam ser relevantes para as mães e tente formar parcerias com essas empresas. Pode ser desde um spa, passando por academia, cursos, livrarias, salão de beleza, restaurante, entre outros. 

Parcerias são ótimas formas de oferecer presentes relevantes sem que seja necessário gastar muito. Que tal escolher um desses serviços e oferecer um sorteio? Por exemplo:

“A cada R$150 reais em compras entre os dias 1º e 8 de maio, as mães concorrem a [acrescente aqui o prêmio]”.

7. Para ter mais sucesso no seu supermercado no Dia das Mães, movimente diversos setores da loja

Lembre-se de que o Dia das Mães é uma data muito democrática. Afinal, existem mães de todos os tipos! Por isso, movimente diversos setores da sua loja para ter mais sucesso na celebração.

Desde a área do bazar, passando pela perfumaria, bomboniere, floricultura, bebidas e alimentos em geral. Todos esses setores podem ser interessantes para a data. 

8. Prepare seu estoque

Nada pior do que o cliente chegar na sua loja e não encontrar aquilo que gostaria. Porém, o oposto – comprar muitos produtos e eles encalharem na gôndola, – também é péssimo para o seu varejo.

Assim sendo, se você deseja vender mais no Dia das Mães, não quer se preocupar com o excesso de produtos parados no seu estoque, é essencial que ele esteja de acordo com os desejos de compra dos seus consumidores. 

Para isso, verifique o histórico de vendas do Dia das Mães dos anos anteriores, conforme já citamos anteriormente e, também, acompanhe o que é tendência no momento.

9. Faça campanhas segmentadas para vender mais no supermercado no Dia das Mães

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada para vender mais no Dia das Mães. Ela ajuda a gerar mais valor ao seu ponto de venda, permite que o atendimento seja mais ágil, oferece maior segurança para você e seus clientes e, ainda permite uma melhor comunicação entre o seu supermercado e os fregueses.

Ademais, tendo boas ferramentas tecnológicas no seu varejo, você mostra que é uma marca antenada às novidades e, assim, tem maiores chances de surpreender o seu cliente.

Aqui, estamos falando desde inovar e aceitar diversas opções de pagamento até buscar ferramentas (como a da Mercafacil) que permitam que você faça uma comunicação personalizada com seus clientes. Ou seja, que você envie a oferta certa, na hora certa, pelo canal ideal para aquela pessoa.

Preparado para colocar em prática as ações de Supermercado no Dia das Mães?

Colocando em prática essas dicas, o seu supermercado no Dia das Mães tem tudo para bombar! Porém, se ainda estiver com dúvidas sobre como aplicar essas ações, entre em contato conosco e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a compreender cada vez melhor os seus consumidores e entregar a melhor experiência de compra para eles.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil - [email protected]

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