SUMÁRIO


Por em 27 de abril de 2021

Dicas para supermercado: como escrever uma notificação push persuasiva

Você sabe como escrever uma notificação push matadora para o seu supermercado? Para isso, essencial ter um ótimo poder de síntese. Afinal, há um limite de caracteres que não pode ser ultrapassado nesta forma de comunicação.

As diferentes plataformas variam entre si sobre o limite de caracteres permitido na hora de escrever uma notificação push. Porém, é sabido que a grande maioria delas têm limites que vão entre os 40 e os 120 caracteres.

Ou seja: é essencial que o varejo que vai enviar uma notificação push para o seu cliente saiba muito bem como utilizar cada um dos caracteres disponíveis. E sabemos que nem sempre é fácil escrever um conteúdo que converte com toda essa limitação.

Ademais, lembre-se que esse é o momento de entregar o máximo valor possível para convencer o seu consumidor a clicar na mensagem. E é isso o que vamos te ajudar a fazer hoje!

Você também pode se interessar por: Como usar as notificações push no varejo de forma eficaz

6 dicas para escrever uma notificação push assertiva para o seu varejo 

1. Saiba quem é o seu cliente e, a partir disso, defina o tom de voz do seu supermercado

Seu supermercado é mais “engraçadinho” e utiliza o humor na comunicação? Ou se trata de um varejo com uma forma de comunicação mais séria e formal?

Para definir isso, é importante você conhecer muito bem os seus clientes e compreender qual é a melhor forma de relacionar-se com eles.

Entretanto, lembre-se de que as notificações push são enviadas exclusivamente via aplicativo. Portanto, é possível supor que as pessoas para as quais você irá escrever uma notificação push são, pelo menos, um pouco antenadas com novidades e dominam a tecnologia.

Neste cenário, que tal brincar um pouco com a chamada? Ou até mesmo colocar alguns emojis? Isso vai tornar a sua comunicação mais descontraída!

2. Para saber como escrever uma notificação push, fique atento às notificações que você recebe de outros aplicativos/empresas

Uma excelente forma de aprender a escrever uma notificação push é fazendo um benchmarking. Ou seja: analisando a concorrência.

Aqui não estamos falando necessariamente de analisar a concorrência direta – como aplicativos de supermercado, por exemplo. Mas sim, de observar como outras grandes empresas fazem para escrever uma notificação push vencedora.

Aplicativos como o Ifood, Magazine Luiza, Casas Bahia, Uber e Dafiti, por exemplo, costumam enviar várias notificações dessas ao longo do dia. Observe como eles fazem isso e analise:

  • O horário em que essas mensagens são enviadas;
  • O conteúdo dessas mensagens;
  • A quantidade de notificações pushs que você recebe no dia;
  • A relevância das mensagens, entre outros.

Gostou de algumas notificações recebidas? Então não hesite em salvá-las e pensar em boas formas de adaptá-las para o seu negócio.

Estudar, observar e analisar cases de sucesso nesse sentido pode ser algo relevante para você replicar – à sua maneira, é claro, – no seu negócio.

3. Seja claro e objetivo sobre o que você está oferecendo ao seu cliente

Antes de escrever uma notificação push, lembre-se que é essencial que você transmita ao cliente tudo o que deseja em um pequeno espaço. Por isso é muito importante ser extremamente claro e objetivo. 

O consumidor receberá a notificação e, em questão de segundos, decidirá se irá clicar nela ou se irá apenas ignorá-la. Para isso, uma boa dica é se colocar na posição do seu cliente e tentar entender o que faria você clicar em uma push.

4. Se for pertinente, na hora de escrever uma notificação push, utilize assuntos do momento

O Big Brother Brasil está em alta? Então… Que tal fazer uma push brincando com as palavras “paredão”, “líder”, “eliminado”, entre outros?

Saber como aproveitar os assuntos que são tendência no momento é algo que demonstra grande habilidade para a sua marca e, com certeza, pode chamar muito a atenção dos clientes.

Por exemplo: “E o líder da semana é… O [nome do supermercado! Confira as ofertas exclusivas que preparamos para você”. Essa é uma mensagem que deve ser enviada no dia da prova do Líder do BBB, para fazer sentido para o consumidor. E claro, o BBB é apenas um exemplo!

Afinal, é possível usar a Copa do Mundo, Olimpíadas, acontecimentos grandes como o Oscar, episódios memoráveis de Novelas e/ou séries, músicas do momento, “memes” de internet que viralizaram, entre outros.

Esse cuidado em adaptar a sua comunicação de acordo com a realidade em que vivemos é algo muito positivo para aproximar a sua marca dos clientes e atrair a atenção deles. Além disso, é uma excelente forma de diferenciar o seu supermercado da concorrência. 

5. Indique para o cliente o que você quer que ele faça

Na hora de escrever uma notificação push, lembre-se de concluí-las com uma boa chamada para a ação (call to action – CTA). Ou seja: deixe claro para o cliente o que você quer que ele faça ao receber essa notificação.

Algumas ações que você pode indicar para o seu cliente, são:

  • Atualize o aplicativo do supermercado;
  • Finalize a sua compra;
  • Vá até a loja mais próxima;
  • Confira o encarte;
  • Deixe sua sugestão, entre outros!

Seja qual for o seu CTA escolhido, lembre-se de incentivar o cliente a concluir o seu objetivo. E uma boa dica é: a palavra “agora” costuma ter bastante força no CTA, pois dá a impressão de imediatismo. Ou seja, que o consumidor deve tomar uma ação naquele exato momento.

5. Mande as ofertas de forma clara

As notificações push podem ter várias funções. E uma delas pode estar diretamente relacionada com as ofertas da sua loja. Por isso, ao escrever uma notificação push que tenha esse objetivo, mande as ofertas de maneira clara e objetiva. Assim, você passa uma mensagem extremamente clara ao cliente, sem espaço para dúvidas.

Se ele interessar-se pelas ofertas enviadas, ele provavelmente clicará na notificação!

Ps: e para acertar em cheio na hora de enviar as ofertas via push aos seus consumidores, lembre-se de fazer de maneira segmentada. Para saber mais, confira quais são as principais vantagens de fazer ações personalizadas de acordo com o CPF dos clientes.

6. Lembre das novidades do dia e fortaleça o relacionamento 

Acima falamos que as notificações push podem ser enviadas para mostrar as ofertas aos clientes. Porém, mais do que isso, elas também não só podem, como devem, ser utilizadas para reforçar o relacionamento com os consumidores e, também, falar sobre as novidades do supermercado.

Você pode mandar um push para o seu cliente reforçando que acabou de sair uma fornada de pão fresquinho na sua loja, por exemplo. Essa “simples” mensagem pode atrair clientes para a loja de maneira rápida.

Afinal, quem não gosta de um pão recém saído do forno? 

Além disso, você pode usar as pushs para manter o seu supermercado sempre em contato com o cliente e, ao mesmo tempo, informar, de maneira sutil, sobre as novidades do dia. 

Agora você já sabe como escrever uma notificação push matadora para o seu supermercado! 

Como você pode perceber, ter o seu próprio aplicativo e saber como escrever uma notificação push para chamar a atenção do seu cliente é algo muito importante para ser sempre lembrado pelo seu consumidor.

Porém, se você ainda não conta com um aplicativo próprio que possa te ajudar a colocar em prática essa ação, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a mudar essa realidade o quanto antes.

Ps: e se você já é nosso cliente, aproveite para tirar dúvidas sobre como escrever uma notificação push com o seu consultor!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]