SUMÁRIO


Por em 18 de outubro de 2022

Marketing de conteúdo: como usar essa estratégia no seu supermercado?

Você já utiliza a estratégia de marketing de conteúdo no seu supermercado? Acredite, conhecer essa técnica pode fazer toda a diferença para garantir que o seu supermercado torne-se mais conhecido pelo público e, também, tenha mais credibilidade e autoridade na sua área de atuação como um todo. 

Aliás, é muito possível que você já utilize algumas das técnicas e ferramentas que compõem o marketing de conteúdo mesmo sem ter conhecimento disso. Acompanhe e confira mais sobre esse assunto tão importante para o sucesso do seu supermercado.

O que é marketing de conteúdo?

Pois bem, o marketing de conteúdo faz parte da estratégia de marketing e é focado na produção e divulgação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo

E quando falamos de conteúdos relevantes, significa que são conteúdos que visam educar o público e ajudá-lo a resolver seus problemas. Enquanto isso, a marca se torna uma autoridade no assunto. 

Ou seja, o foco do marketing de conteúdo não é ofertar produtos diretamente, mas sim fornecer informações que agregam conhecimento na vida do consumidor. 

Quando bem feito, esse tipo de estratégia auxilia de forma espontânea em todo o processo de compra do cliente, atraindo-o para perto da sua marca de forma natural. 

Por fim, vale lembrar que o conteúdo pode ser produzido em diversos formatos e divulgado em diferentes plataformas. Por exemplo: postagens variadas nas redes sociais (em formato de vídeo, foto e/ou carrossel), artigos escritos em blogs, e-books, podcasts, entre outros. 

– Você também pode se interessar por: 7 dicas essenciais de marketing digital para o varejo 

Como usar o marketing de conteúdo para supermercados? 

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, é hora de pensar em como utilizá-lo no seu supermercado. 

De forma resumida, quando você faz uma postagem nas redes sociais em que ensina uma receita para o cliente, por exemplo, você já está produzindo um material considerado dentro da estratégia de marketing de conteúdo

Isso porque indiretamente você pode até buscar vender para o seguir os ingredientes da receita no seu varejo. Entretanto, o conteúdo foi feito para ensinar algo ao público, agregando valor na vida dele. 

Dessa forma, ele pode visitar a sua página nas redes sociais em busca de adquirir um novo conhecimento e, de forma inconsciente, a sua marca acaba se tornando referência para essa pessoa.

Por fim, pense:

Você prefere adquirir produtos das marcas que você considera referência ou daquelas que simplesmente fazem ofertas dos produtos, mas não aprofundam a comunicação e não compartilham conteúdos próprios e relevantes? 

Provavelmente, a primeira opção, não é mesmo?

Porém, fazer marketing de conteúdo para supermercados é mais do que criar uma postagem esporádica que traga um conhecimento relevante para o consumidor. E é isso o que vamos te mostrar abaixo.

7 dicas para fazer um marketing de conteúdo de sucesso para o seu supermercado

1. Faça um planejamento de ações e postagens

O primeiro passo para ter uma estratégia de marketing de conteúdo consistente é fazer um bom planejamento do que será feito. Isso significa definir questões como:

  • Sobre quais assuntos você desenvolverá materiais?
  • Qual a frequência de postagem desses conteúdos? 
  • Quais os principais formatos de conteúdo que você irá explorar na sua estratégia?
  • Em quais canais esses conteúdos serão divulgados?
  • Quem serão os profissionais responsáveis por produzir esses conteúdos? 

Tendo esses tópicos bem definidos já é possível começar a colocar em prática as suas técnicas de marketing.

– Leia também: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais 

2. Conheça o seu público-alvo

Pois bem, de nada adianta o seu supermercado produzir um conteúdo de altíssima qualidade, se ele não “conversa” com o público-alvo desejado. Assim sendo, esse é o segundo passo para colocar em prática a sua estratégia de marketing de conteúdo: conhecer e compreender o seu público. 

Isso significa que você precisa saber coisas como:

  • Faixa etária do seu público;
  • Os canais de comunicação e redes sociais eles utilizam com frequência;
  • Principais desejos, dores e necessidades dessas pessoas;
  • O que eles costumam consumir na internet – páginas e influenciadores que seguem e que são referência para eles.

Algumas dessas questões podem ser respondidas se você tiver um software de Gestão de Clientes que une diversos dados pessoais sobre os seus clientes. Por outro lado, outros tópicos podem ser solucionados por meio de pesquisas de opinião que você pode enviar para os seus clientes e demais análises feitas na internet. 

3. Acompanhe as tendências do momento

As tendências na internet mudam constantemente. Redes sociais surgem e novos formatos de conteúdo ganham espaço de forma extremamente rápida.

Um bom exemplo é o TikTok, que surgiu há pouco tempo e se tornou um fenômeno. Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela própria plataforma, em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês

Isso significa que o seu supermercado precisa impreterivelmente estar presente nesta plataforma? Não necessariamente. Entretanto, é essencial acompanhar as tendências, estar atento às novidades que surgem a todo momento e saber onde está o seu público-alvo.

Ademais, vale ressaltar que de nada adianta criar um TikTok se ele não será abastecido frequentemente com conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Por fim, o TikTok é apenas um exemplo de tendência que ganhou espaço nos últimos tempos. O Instagram continua em alta e também merece sua atenção, assim como a produção de conteúdo em formato de texto, que pode ser muito útil para pessoas que buscam conteúdos mais densos.

– Confira: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas valiosas 

4. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo

Mais do que simplesmente acompanhar as tendências atuais, é preciso acompanhar também o que os seus concorrentes estão produzindo no que diz respeito ao marketing de conteúdo. O que eles fazem de diferente? O que você sente falta de encontrar – e pode começar a produzir?

Desenvolva o hábito de acompanhar de perto os seus concorrentes para buscar soluções inovadoras no seu negócio. O objetivo não é copiá-los, mas sim encontrar possíveis falhas cometidas por eles e aperfeiçoá-las na hora de produzir e divulgar o seu conteúdo.

– Acesse também: Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado

5. Aproveite as datas comemorativas

Outra boa dica para ter sucesso com o marketing de conteúdo no seu supermercado é saber como aproveitar de forma positiva as principais datas comemorativas do ano. 

Assim, produzir materiais relacionados a festividades como Black Friday, Copa do Mundo, Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Carnaval, Festa Junina e tantas outras celebrações pode ajudar o seu supermercado a destacar-se da concorrência. Para isso, porém, lembre-se de investir em conteúdos relevantes, que não se tornem uma cópia da concorrência ou um “mais do mesmo”.

Aliás, para ficar por dentro de todas as datas comemorativas do ano, você pode baixar gratuitamente o nosso Kit de Social Media para datas comemorativas e inspirar-se para criar um conteúdo de qualidade para o seu supermercado.

6. Seja criativo ao desenvolver suas estratégias de marketing de conteúdo 

Pense fora da caixinha e produza conteúdos que ainda não estão sendo feitos. Acompanhar as tendências e “viralizações” da internet pode ser interessante. Ainda assim, é preciso ir além.

Dessa forma, não tenha receio em usar a criatividade e apostar em materiais diferenciados, que realmente chamem a atenção do público, despertem curiosidade e faça com que eles desejem acompanhar mais de perto a sua marca. 

– Veja também: Marketing para atacado: conheça 5 estratégias essenciais

7. Acompanhe e mensure os resultados dos seus conteúdos

Por último, mas não menos importante, é muito importante testar formatos e acompanhar de perto o resultado da sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Isso significa que você deve fazer postagens em diferentes formatos, dias da semana e horários variados. Acompanhe os resultados para ver quais conteúdos fazem mais sucesso e, também, aqueles que não foram bem recebidos pelo público.

O que é possível tirar de insight destas publicações? O que pode ser feito para aumentar ainda mais os resultados do seu supermercado utilizando o marketing de conteúdo?

Pois bem, agora você já sabe mais sobre o que é o marketing de conteúdo e como ele pode influenciar diretamente no sucesso do seu negócio. 

Quer saber mais sobre estratégias de marketing e potencializar os resultados do seu supermercado? Então confira: Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]