SUMÁRIO


Por em 10 de abril de 2021

Conheça 5 estratégias de marketing para atacado

Você sabe como fazer marketing para atacado? Acredite, o mercado de atacado pode ser considerado tão concorrido quanto o varejo! 

Os clientes de atacado são aqueles que adquirem uma grande quantidade de um mesmo produto. Assim sendo, essa é uma prática mais comum para empresas, varejistas e estabelecimentos mistos.

Ademais, para vencer a concorrência e se posicionar bem no mercado, o marketing para atacado deve ser muito bem pensado.

Afinal, com adequadas ações de marketing, o cliente terá a marca fixada na mente, uma etapa fundamental para que a empresa se diferencie dos concorrentes.

Por isso, para te ajudar a saber um mais sobre as estratégias de marketing para atacado e seus benefícios, preparamos esse conteúdo. Confira!

5 estratégias de marketing para atacado

Pois bem, empreender no mercado de atacado traz alguns desafios que precisam de grande atenção. Conquistar clientes, ir além do preço como atrativo e alcançar um bom posicionamento são alguns deles.

Mas como fazer isso? Então, existem algumas boas práticas e estratégias que vão te ajudar a ter sucesso ao fazer suas ações de marketing de atacado. Acompanhe:

1. Segmentar o mercado

Segmentar o mercado é subdividir os clientes em grupos específicos, com características relativamente semelhantes.

O objetivo dessa ação é é diferenciar a abordagem e a comunicação direcionada a cada um desses grupos.

Cada empresa-cliente tem suas necessidades e carecem de abordagem exclusiva. O fundamental é que, após a delimitação dos grupos, tome-se uma posição a respeito de qual segmento deseja atender, identificando melhor seu mercado-alvo.

2. Fazer benchmarking

Benchmarking significa “comparação com a concorrência”.

Assim sendo, essa ação visa analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa. Além disso, observar quais são as melhores práticas realizadas pelos concorrentes de mercado (incluindo as de outros setores de atividade) com o objetivo de otimizar as práticas de sua empresa.

Dessa forma, o foco é alavancar sua competitividade no mercado e, ao mesmo tempo, a produtividade do seu negócio.

O processo de pesquisa do benchmarking deve ser contínuo. Não se traduz em uma cópia, mas sim, na implementação de mudanças inspiradas nos aprendizados para fortalecer a marca no setor.

– Confira também: Benchmarking no varejo: como ficar atento à concorrência?

3. Oferecer descontos

Oferecer descontos não significa apenas preço baixo.

A concorrência pode sempre diminuir o preço e a guerra não trará o melhor resultado para a empresa. Assim sendo, é preciso pensar nos descontos como uma solução que, além de lucrativa, agregue valor.

Ademais, é importante frisar que, no atacado, a intenção é construir relações comerciais duradouras e não somente vendas pontuais. Por isso, pense nas estratégias de forma a gerar confiança aliada à eficiência.

4. Fazer promoções on-line

Todo cliente gosta de uma boa promoção.

Dessa maneira, lançá-las na internet é uma ótima forma de divulgar e alcançar um enorme público em pouco tempo. Especialmente com as chamadas “promoções relâmpago”, já que com elas, o consumidor terá despertado o seu senso de urgência.

É possível investir em promoções exclusivas para seguidores das redes sociais também. O cliente se sente como parte de um grupo seleto e especial. Mas identifique o propósito da promoção, antes de simplesmente lançá-la. Ela pode ser simplesmente uma divulgação da marca ou uma estratégia de fidelização dos clientes, por exemplo.

5. Usar carrinhos grandes

Fornecer carrinhos grandes na loja é uma forma de estimular a compra de mais itens, uma vez que, ao ver um grande espaço vazio, os clientes podem ter a sensação de que falta algo para preencher o carrinho.

Além disso, carrinhos grandes são importantes para atender bem aos clientes, já que é uma necessidade ter um carrinho de tamanho suficiente para acomodar as compras enquanto transita pela loja.

Ademais, carrinhos pequenos podem prejudicar esse processo e fazer com que o cliente precise de mais de um durante a compra.

Os benefícios de investir em marketing para atacado

Se você ainda não está convencido da importância em investir em marketing para atacado, listamos algumas vantagens que podem mudar esse quadro:

Aumenta o networking

Seus clientes podem ser parceiros em potencial. Investir em marketing pode, inclusive, atrair investidores. Segundo matéria da revista Exame, o que é compartilhado nas redes sociais pode criar vínculos. Portanto, estabelecer conexões com nomes importantes do segmento é fundamental para crescer.

Economiza recursos

Unir marketing e economia faz todo sentido. As ferramentas estratégicas do marketing surgem após estudo aprofundado do comportamento do mercado, e as conclusões podem ser tiradas a partir de princípios econômicos. Com o planejamento correto, a empresa evita prejuízos e estabelece vantagens competitivas.

Torna a marca mais conhecida

O marketing ajuda a fixar a imagem da marca no mercado e agrega valor com ações certeiras. Nada melhor para o sucesso de um negócio do que ser uma empresa reconhecida e de boa reputação.

O marketing para atacado é relevante para oferecer os resultados esperados e fomentar a fidelização dos clientes. Conhecendo bem o público, as melhores estratégias podem ser elaboradas.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]