SUMÁRIO


Por em 20 de maio de 2024

Relacionamento com o cliente no varejo supermercadista

Como está o seu relacionamento com o cliente? Acredite: criar uma conexão sólida com o público pode fazer toda a diferença para potencializar os resultados do seu supermercado e aumentar o seu sucesso.

Isso acontece porque um cliente satisfeito não apenas retorna, mas também se torna um defensor da marca, recomendando-a a amigos e familiares. Mas afinal, como criar esse relacionamento? Confira estratégias que vão te ajudar nessa missão e fazer com que o seu supermercado destaque-se da concorrência!

A importância de ter um bom relacionamento com o cliente

Antes de citar algumas das estratégias que o seu varejo pode aderir para fortalecer o relacionamento com o cliente, é hora de conhecer os benefícios de investir nessas ações. Dentre elas, destaque para:

  • Fidelização: clientes satisfeitos tendem a retornar, aumentando a frequência de compras;
  • Recomendações: conforme citamos brevemente acima, clientes satisfeitos costumam recomendar a loja a amigos e familiares, ampliando a sua base de público;
  • Feedback: um bom relacionamento permite que os clientes forneçam feedback verdadeiro sobre a sua marca, ajudando o supermercado a melhorar seus serviços;
  • Retenção de clientes: manter clientes já existentes custa menos do que atrair novos;
  • Vantagem competitiva: o bom relacionamento com o cliente pode fazer toda a diferença na hora de o consumidor escolher onde fará as compras, pois sabe que na sua loja encontrará um bom atendimento e terá uma experiência positiva;

– Veja também: Qual a importância e como obter a satisfação do cliente?

Como criar e fortalecer o relacionamento com o cliente no varejo?

Pois bem, agora que você já sabe mais sobre alguns dos benefícios em criar um bom relacionamento com o cliente, é hora de colocar em prática essas ações! Para isso, você pode seguir as nossas dicas a seguir:

Ofereça um atendimento excepcional

O primeiro ponto de contato entre o cliente e o supermercado é o atendimento. Dessa forma, é muito importante que os colaboradores sejam treinados para oferecer um serviço excepcional, desde o momento em que o cliente entra na loja, passando pelo momento em que ele sai e, por fim, no pós-vendas.

Algumas formas de fazer isso é garantir que toda a sua equipe esteja sempre disponível para ajudar e resolver problemas com rapidez e eficiência, já que essas são práticas que ajudam a construir confiança e fidelidade.

Foque na experiência do cliente

Uma experiência de compra positiva vai muito além de simplesmente adquirir produtos. Assim sendo, os supermercados devem criar um ambiente agradável e acolhedor, com corredores bem organizados, produtos de qualidade e uma atmosfera que incentive os clientes a retornarem.

Além disso, oferecer serviços extras, como eventos de lançamento e degustação, restaurante, cafeteria, entre outros, são ações que podem tornar a experiência do cliente ainda mais memorável e, assim, ajudar a fortalecer o relacionamento com ele.

Saiba como se comunicar de forma efetiva

A comunicação é a chave para construir e manter relacionamentos sólidos. Então, pensando no varejo supermercadista, é essencial garantir que os clientes estejam sempre bem informados sobre promoções, eventos especiais, horários de funcionamento e qualquer outra informação relevante.

Para isso, é importante utilizar diferentes canais de comunicação para garantir que eles estejam por dentro de tudo o que acontece na sua loja. E-mails, mensagens de texto, push de aplicativo e uma boa sinalização dentro da loja ajudam a garantir que a mensagem chegue ao público-alvo e fortalecem o relacionamento com o cliente.

Marque sua presença nas redes sociais para fortalecer o relacionamento com o cliente

As redes sociais se tornaram uma parte integral da vida cotidiana de muitos consumidores. Portanto, os supermercados devem aproveitar essas plataformas para se conectar com seu público de maneira mais direta e pessoal. Além de, é claro, mostrar toda a identidade da sua marca.

Pensando nisso, é possível publicar conteúdos variados, que vão desde vídeos “virais” que são tendência no momento, passando por materiais educativos, comemorativos, respostas às perguntas dos clientes, promoções, concursos e enquetes, entre outros.

O céu é o limite quando estamos falando de redes sociais! Porém, o importante é sempre garantir que o conteúdo esteja alinhado com a sua marca, promovendo-a de forma adequada.

– Complemente a leitura com: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

Ofereça um clube de vantagens exclusivo para seus clientes

Os programas de fidelidade, como os clubes de vantagens, são uma excelente maneira de recompensar os clientes fieis e incentivá-los a retornar. Assim sendo, oferecer descontos exclusivos, brindes especiais e até mesmo acesso antecipado a vendas e eventos é uma maneira eficaz de mostrar aos clientes que seu negócio valoriza sua lealdade e está disposto a recompensá-la.

Incorpore a tecnologia para auxiliar no relacionamento com o cliente

Por fim, não podemos ignorar o papel da tecnologia no fortalecimento do relacionamento com o cliente. E essa a tecnologia vai desde o uso de aplicativos para os clientes comprarem online, passando pela inteligência artificial, que auxilia na comunicação com o consumidor e ajuda os supermercados a oferecer um serviço mais personalizado e eficiente, e muito mais.

Inclusive, uma ferramenta tecnológica que pode te ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente e permitir que você identifique quais são os principais pontos de melhoria no seu supermercado é a Planilha de Diagnóstico de Desempenho da Mercafacil. Com ela, além de conhecer mais a fundo a sua gestão, você também recebe sugestões personalizadas do que fazer para melhorar os seus resultados.

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Daniela Hendler