SUMÁRIO


Por em 21 de fevereiro de 2023

Ações para o Dia do Consumidor: 6 para você fazer no seu supermercado

Desenvolver ações para o Dia do Consumidor pode ajudar o seu supermercado e melhorar os resultados durante todo o mês de março. Afinal, a data é celebrada no dia 15 de março

Porém, para que você possa desenvolver ações que realmente façam sentido para o seu varejo e para o seu consumidor, o importante é começar a planejar as estratégias com antecedência. 

Assim, quando a celebração estiver chegando, o seu supermercado já estará mais do que preparado para aproveitar ao máximo a festividade, aumentando as suas vendas, reforçando o relacionamento com o consumidor fiel e, também, reativando aqueles clientes inativos.

Quer saber mais sobre como criar boas ações para o Dia do Consumidor? Então continue acompanhando o nosso texto e inspire-se!

Expectativas para o Dia do Consumidor 2023

Antes de desenvolver as suas ações para o Dia do Consumidor, lembre-se de que essa data se tornou cada vez mais relevante. 

Inclusive, ela é considerada a “Black Friday do primeiro semestre” justamente por causa do seu alto potencial comercial. 

Inclusive de acordo com dados do relatório “Dia do Consumidor 2022”, feito pela AlliN/Social Miner, é possível compreender o quanto essa data é importante para o comércio e conquista cada vez mais adeptos. 

Aliás, comparando os anos de 2021 e 2022, em 2022 foi observado um crescimento de 22% no faturamento quando comparado ao ano anterior. Isso tudo levando em consideração que em 2022 o cenário ainda era de incertezas.

Para 2023, as expectativas são ainda mais positivas para o mês de março que, além do Dia do Consumidor, também traz o Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8. 

Ambas as datas devem estar presentes no planejamento de marketing e vendas do começo do ano e, quando bem trabalhadas, podem trazer resultados incríveis para o seu supermercado, tanto no que diz respeito ao aumento de vendas quanto no fortalecimento no relacionamento com o consumidor.

Porém, caso você ainda tenha dúvidas sobre como aproveitar ao máximo o potencial das datas comemorativas para o seu supermercado, abaixo preparamos algumas boas dicas de ações para o Dia do Consumidor para você colocar em prática. Acompanhe!

– Confira: Como vender mais nas datas comemorativas? Veja 11 dicas!

6 ações para o Dia do Consumidor ser um sucesso no seu supermercado

1. Estenda as ações para mais de um dia

Assim como é comum as marcas estenderem a Black Friday, transformando-a em uma “Black Week” – ou semana de promoções, – a ideia é fazer o mesmo com as ações para o Dia do Consumidor. 

Aliás, essa é uma prática que já conquistou diversas empresas, que celebram a “Semana do Consumidor” entre os dias 14 e 20 de março

Então, que tal preparar ações especiais para toda a semana? 

E em “ações especiais”, estamos falando desde a possibilidade de oferecer brindes/mimos para os clientes, até promoções e descontos exclusivos, ações de relacionamento nas redes sociais e lojas físicas, entre outros.

2. Faça campanhas segmentadas de acordo com diversos perfis de clientes – e com objetivos distintos

Dentre as ações para o Dia do Consumidor para você colocar em prática no seu supermercado, lembre-se de se comunicar com diversos perfis de público. Isso porque com certeza o seu negócio conta com:

  • Clientes fiéis;
  • Clientes inativos – ou seja, que já compraram na sua loja, mas não retornam há um tempo;
  • Público curioso, que conhece a sua marca, mas ainda não fez a primeira compra.

Para os consumidores fiéis, que já são cadastrados na sua base e costumam frequentar a sua loja, você pode fazer ações segmentadas, que vão de acordo com o histórico de compra deles e, além disso, enviar mensagens agradecendo-os pela confiança e preferência.

Para os consumidores inativos, busque trazê-los novamente para a sua loja. Isso pode ser feito por meio de promoções exclusivas e segmentadas conforme o gosto deles e, também, enviando mensagens dizendo que “está sentindo falta” dele, entre outros.

Por fim, para aqueles que conhecem a sua marca, a seguem nas redes sociais e se mostram dispostos a interagir, mas nunca fizeram uma compra, ofereça benefícios para essa primeira venda e estimule-os a se cadastrarem no seu clube de descontos. Assim, você terá mais conhecimento sobre eles e, ao mesmo tempo, eles saberão que existem vantagens ao se tornarem e continuarem sendo seus clientes. 

3. Dentre as ações para o Dia do Consumidor, faça promoções e descontos exclusivos para a data

Impossível falar sobre as ações para o Dia do Consumidor e não citar as promoções exclusivas para a data, não é mesmo? 

Por isso, para potencializar os seus resultados, defina, estrategicamente, quais formatos de promoções e benefícios fazem sentido tanto para você quanto para o seu cliente. Algumas que você pode levar em consideração, são:

  • Leve 3, pague 2;
  • Combos de produtos;
  • A partir de X unidades a próxima sai de graça;
  • De X por Y;
  • Cashback em compras a partir de X valor;
  • Ofertas relâmpago, entre outros.

Para ter mais ideias sobre como fazer boas ações para o Dia do Consumidor, acesse: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação?

4. Faça ações de trade marketing com a indústria 

Outra boa dica para obter sucesso nas suas ações para o Dia do Consumidor é buscar fazer ações de trade marketing, negociando com a indústria pontas de gôndolas e demais pontos extras de venda no supermercado, assim como ações promocionais com essas marcas. 

Essa parceria vai ser importante: 

  • Para a indústria, que terá um aumento nas vendas dos seus produtos;
  • Para a sua marca, que mostra que tem parceiros de negócios fortes;
  • Por fim, para o cliente, que poderá comprar produtos com benefícios, sejam eles preços especiais, combos exclusivos, entre outros.

Para saber mais sobre o assunto, confira: Trade marketing: o que é e qual a importância para o seu supermercado

5. Use todos os seus canais de venda e comunicação para potencializar os seus resultados

De nada adianta você caprichar em todas as suas ações para o Dia do Consumidor, mas as pessoas não ficarem sabendo da sua campanha. 

Por isso, essa é a hora de mobilizar suas redes sociais e demais canais de comunicação e vendas para divulgar a sua campanha especial.

Faça conteúdos estratégicos, postagens reforçando a data e interaja com os seus seguidores. Também, capriche na identidade visual da campanha, fazendo com que os consumidores identifiquem facilmente quais são os produtos que farão parte das promoções especiais para o Dia do Consumidor. 

Caso você trabalhe também com canais de venda online, inclua-os nas suas ações para o Dia do Consumidor. É possível oferecer entrega grátis a partir de um valor pré-estipulado e/ou de acordo com a região de entrega.

– Veja também: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

6. Use benefícios como clube de descontos e cashback para aumentar o número de clientes cadastrados na sua base

Por último, mas não menos importante, busque utilizar as ações para o Dia do Consumidor para potencializar o cadastro de clientes na sua base, reforçando que eles são os maiores beneficiados ao fazer parte do seu clube de descontos.

Para isso, é essencial contar com uma equipe engajada, que buscará cadastrar o máximo de clientes que passarem pelo caixa, mostrando a eles os benefícios do programa. 

Além disso, faça ações de cashback, que estimulam o consumidor a voltar para aproveitar esse benefícios do “dinheiro de volta” em uma próxima compra. 

Lembre-se sempre que quanto maior a quantidade de clientes cadastrados na sua base, mais você poderá desenvolver ações segmentadas e eficientes, que trazem resultados positivos para o seu negócio. 

Assim, utilizar as datas comemorativas para aumentar esses cadastros é uma excelente estratégia para o seu varejo. 

Inclusive, para não perder nenhuma data importante, que tal ter em mãos um calendário que traz todas essas informações para você? Baixe gratuitamente o Calendário do Varejo – Edição 2023 e prepare o seu supermercado tanto para as ações para o Dia do Consumidor quanto para todas as outras festividades do ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]