SUMÁRIO


Por em 14 de novembro de 2022

8 ideias para Black Friday: veja como preparar seu supermercado

Precisa de ideias para Black Friday? Ela já está chegando: acontece na última sexta-feira de novembro (25/11) e, para ter sucesso nessa data tão importante para o comércio, é muito importante preparar-se com atenção. 

Isso significa que é o momento colocar em prática as suas ideias para Black Friday e dar destaque para questões como:

  • Qual será a identidade visual da campanha de Black Friday no seu varejo?
  • Serão feitas parcerias com fornecedores específicos e com a indústria?
  • Será que já é possível começar a planejar e a preparar o seu estoque de forma adequada para a alta demanda?
  • Como preparar a sua loja física e, também, seus canais digitais para a Black Friday 2022?
  • Quais tipos de ofertas, campanhas e ações você vai utilizar na data? E muito mais!

Dessa forma, para te ajudar nessa missão de ter ideias para Black Friday 2022, preparamos esse artigo. Acompanhe e confira nossas dicas.

Expectativas para a Black Friday 2022

As expectativas do comércio para a Black Friday 2022 estão muito positivas. Aliás, de acordo com uma pesquisa da Globo publicada na Exame, 50% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras na ocasião.

Outros dados relevantes para os supermercadistas é que 32% dos consumidores pretendem gastar com alimentação e bebidas. 

Como se não bastasse, a Black Friday 2022 tem um extra: ela acontecerá durante a Copa do Mundo. E a Copa é um grande estímulo ao consumo: 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa. 

Ademais, dentre as categorias mais visadas para as compras, destaque para as três principais: roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%). Para completar, daqueles que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.

Outro ponto importante que merece destaque quando se trata da Black Friday é o e-commerce. Em 2021, esse foi o canal que o consumidor mais comprou na ocasião. 

Porém, em 2022, 71% dos entrevistados declaram que o omnichannel oferece uma boa experiência de compra. Ou seja, deverão comprar tanto nos canais físicos quanto digitais do seu negócio.

– Você pode se interessar por: O que é omnichannel? Entenda o conceito e aplique no seu negócio

Ideias para Black Friday: 8 dicas para o seu supermercado se sair bem na data

1. Conheça seus clientes

O primeiro passo para você acertar em cheio nas suas ofertas da Black Friday é conhecer muito bem os seus clientes com base em dados.

Ou seja, contar com um CRM ou um CBM (que é a evolução do CRM) para fazer toda a gestão de clientes de forma completa e integrada. Essa ferramenta permite que você tenha informações detalhadas sobre o comportamento de consumo dos seus consumidores. Ou seja, tenha acesso a dados como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Endereço;
  • Produtos preferidos – ou seja, aqueles que o cliente costuma levar quando compra na sua loja;
  • Ticket médio das compras;
  • Frequência a qual ele faz compras no seu supermercado;
  • Horário que costuma fazer as compras;
  • Quantidade de produtos que costuma comprar, entre outros.

Utilizando esses dados e acompanhando as tendências de mercado, será possível preparar o seu estoque para a data, investindo nos produtos que são os “queridinhos” – ou o “sonho de consumo” – dos seus consumidores.

2. Faça ofertas dignas de Black Friday em produtos de diversos setores

Você sabe quais são os itens mais desejados pelos seus consumidores? Aqueles que os deixarão felizes ao ver que estão em promoção? Pois então, se você precisa de ideias para Black Friday, saiba que esse é o momento para a aproveitar essa expectativa do público e oferecer condições especiais para o consumidor adquiri-los!

Vale lembrar que você pode – e deve! – movimentar vários setores na Black Friday 2022. Lembre-se que é época de Copa do Mundo, o que permite que você use e abuse ainda mais da criatividade e aposte em diversos produtos para colocar em promoção.

Também, não hesite em usar termos como:

  • Mês do menor preço
  • Ofertas inacreditáveis
  • Festival Black Friday
  • Preços como você nunca viu antes, entre outros, para as suas ações. 

3. Faça diversos tipos de promoções

Além de ter ofertas “dignas” de Black Friday, aproveite para fazer ações variadas que impactem no preço dos produtos e, também, tragam resultados positivos para o seu negócio. 

Assim sendo, alguns exemplos de ações e promoções que você pode oferecer no seu supermercado são: 

  • Dia do preço fixo: selecionar alguns itens do seu supermercado e vendê-los por um preço fixo. Para divulgar, crie um encarte especial para esse dia e use seus canais de comunicação para compartilhar essa ação;
  • Ofertas progressivas: Ótimas para aumentar o ticket médio nas vendas, as promoções com ofertas progressivas são aquelas em que quanto mais do mesmo item o cliente levar, maiores serão os descontos que ele vai receber. Por exemplo: 2 itens – 10% de desconto; 3 itens – 15% de desconto; 4 itens ou mais – 20% de desconto;
  • Combos e/ou kits de produtos: crie combos e/ou kits de produtos com um preço atrativo para os consumidores aproveitarem. Uma boa dica é unir produtos que não estão saindo tão bem em kits promocionais, liberando espaço no seu estoque; 
  • Frete e/ou entrega grátis: oferecer soluções de frete e/ou entrega grátis para os clientes que fizerem compras por canais remotos pode ser um grande diferencial para o seu supermercado na Black Friday 2022;
  • Vouchers e cupons de descontos exclusivos no e-commerce: quer aumentar as suas vendas via canais digitais? Então oferece benefícios exclusivos por esses canais!

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação? 

4. Estenda a duração da Black Friday 2022

A Black Friday é oficialmente comemorada apenas na última sexta-feira do mês. Entretanto, aproveite todo o mês de novembro para fazer dessa campanha inesquecível e cheia de resultados positivos. Essa, com certeza, é uma das ideias para a Black Friday que você precisa colocar em prática.

5. Faça ações específicas para recuperar seus clientes inativos

Sabe aqueles clientes que já compraram na sua loja mas que, por algum motivo, não retornaram nos últimos 30 ou 60 dias? É hora de focar neles e fazer campanhas que visem reaproximar a sua marca desses clientes! 

Para isso, envie ofertas matadoras e mensagens pessoais que mostrem que você realmente conhece aquele comprador – e que quer reconquistá-lo nessa Black Friday.

– Acesse: Resgate de clientes inativos no varejo: quais mensagens mandar? 

6. Divulgue a Black Friday 2022 em todos os seus canais

Decore a sua loja física, faça encartes temáticos, envie mensagens que reforcem a sua campanha, faça postagens em suas redes sociais que criem curiosidade e gerem expectativas nos consumidores, entre outros! 

De nada adianta fazer ações matadoras de Black Friday se elas não chegarem até os seus consumidores. Por isso, faça estratégias de divulgação eficientes. Acrescente essa ação no seu planejamento de marketing digital, garanta todo o engajamento do seu time e, é claro, entre no clima da Black Friday 2022!

7. Faça parcerias com fornecedores/indústria

Conte com fornecedores e parceiros que entendam a importância da Black Friday e estejam preparados para lidar com a possível alta demanda dos produtos. Além disso, busque fazer parcerias com antecedência, trazendo oportunidades e ofertas exclusivas para os seus clientes na data. 

– Confira: A união entre indústria e varejo precisa ser estratégica

8. Ofereça uma experiência positiva para os seus clientes em todos os seus canais 

Conforme citamos no início do texto, o consumidor atual valoriza empresas que são omnichannel, ou seja, estão presentes em todos os canais. Porém, mais do que estar presente nesses canais, é essencial que o seu negócio ofereça qualidade no atendimento e nos serviços por todos esses meios. 

Tenha em mente que, no final da compra, o consumidor não se importa se adquiriu os produtos na sua loja física ou via e-commerce, mas sim com a qualidade daquilo que ele comprou. 

Neste cenário, é importante ter a certeza de que o seu supermercado é: organizado, conta com profissionais qualificados e bem treinados e, é claro, está pronto para lidar com o aumento da demanda proveniente da Black Friday 2022.

E então, você já está planejando as suas ações para a data? Para ter outras boas ideias para a comemoração, baixe agora mesmo o nosso Infográfico: 9 dicas práticas para o seu supermercado vender mais na Black Friday e surpreenda-se!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]