SUMÁRIO


Por em 6 de julho de 2021

Como vender mais nas datas comemorativas? Veja 11 dicas!

Se você está em busca de melhorar os resultados do seu supermercado e vender mais nas datas comemorativas, esse texto é para você.

Aqui, nosso objetivo é te ajudar a ter sucesso em diversas celebrações que acontecem durante o ano todo, e não apenas nas datas comerciais mais conhecidas, como o Dia das Mães, Páscoa, Natal, Dia dos Pais, Black Friday, entre outros.

Ficou curioso? Então acompanhe o texto e veja excelentes dicas para alavancar os resultados do seu varejo durante os 365 dias do ano!

11 dicas infalíveis para vender mais nas datas comemorativas

1. Debruce-se em um calendário e anote todas as datas comemorativas do ano

Pois bem, o primeiro passo para vender mais nas datas comemorativas é… Identificar quais são essas datas!

Por isso, o ideal é debruçar-se em cima do calendário do ano e elaborar um cronograma de vendas. Para te ajudar nessa missão, você pode baixar gratuitamente o nosso Calendário do varejo 2023. Nele, você vai ver tanto as principais datas comemorativas do ano quanto, também, aquelas que nem sempre são lembradas pelo comércio.

Verifique quais celebrações fazem sentido para o seu varejo, quais podem ser transformadas em ações de vendas, quais funcionam melhor para reforçar o relacionamento com o seu cliente e quais servem para você defender causas e criar uma imagem positiva e de credibilidade frente ao público.

Entretanto, apesar de existirem datas comemorativas com objetivos diferentes, que tal pensar em pelo menos uma grande celebração/ação de vendas por mês?

Ps: é essencial lembrar que essa estratégia do calendário anual não exclui a sua estratégia de vendas semanal, quando você dedica um dia para cada setor, como a “segunda da limpeza”, “terça verde”, “quinta da carne”, entre outros. O calendário de datas comemorativas vem para somar as suas estratégias, e não substituí-las! 

2. Verifique o seu histórico de vendas

Outra boa dica para vender mais nas datas comemorativas é estudar o histórico de vendas do seu supermercado. Algum mês foi mais fraco? Então… Como desenvolver ações para evitar que isso aconteça novamente neste ano?

Sabemos que não é possível prever o futuro. Entretanto, quando você tem conhecimento do seu histórico de vendas, as chances de conseguir planejar ações futuras mais assertivas melhora.

Por isso, verifique os meses de maior sucesso – e também, de maior fracasso – do seu supermercado.

Se preferir, é possível ainda dividir por semanas. Caso você perceba que, normalmente, a terceira semana de diversos meses é a mais fraca, que tal desenvolver ações para esse período e aproveitar datas comemorativas não convencionais para alavancar seus resultados nesses momentos?

Não é preciso esperar a chegada de grandes datas comerciais para movimentar o seu varejo. E é isso o que vamos falar no próximo tópico.

3. Aproveite datas comemorativas além das comuns/tradicionais

Conforme falamos brevemente, não é possível depender apenas das grandes datas comemorativas para alavancar as vendas do seu varejo. Por isso, ao debruçar-se no calendário, dê atenção especial para outros dias que podem estimular o movimento e as vendas no seu supermercado

Alguns exemplos são optar por datas relacionadas a:

  • Alimentos: dia da pizza, dia do hambúrguer, dia da cerveja, dia do pão, dia do chocolate…
  • Saúde, sustentabilidade e estilo de vida: dia do vegetarianismo, dia da água, dia da saúde, dia dos animais de estimação, dia do combate ao fumo, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul…
  • Profissões: dia do cozinheiro, dia do comerciante, dia do médico, dia do enfermeiro, dia do nutricionista, dia do supermercadista, dia do profissional da indústria…
  • Regionalidades, religiões e culturas: dia de imigrantes de diversas culturas (em fevereiro temos o dia do imigrante italiano e, em junho, do imigrante japonês, por exemplo), dia do chimarrão…
  • Relacionamentos e causas: dia do amigo, dia dos avós, dia do orgulho gay, dia da gratidão, dia da mulher, dia do cliente…

Enfim: são inúmeras datas comemorativas espalhadas em todos os meses do ano. Verifique quais fazem sentido para o seu negócio e pense em quais desenvolver para cada uma delas.

Existem datas que podem ser muito bem celebradas para aumentar as vendas – como aquelas relacionadas com alimentos, por exemplo. Já outras, pedem por uma abordagem diferente, sendo importantes para reforçar o relacionamento com o cliente e criar uma imagem positiva da sua marca perante o público em geral. 

4. Quer vender mais nas datas comemorativas? Então crie suas próprias celebrações!

Além de aproveitar as datas comemorativas que não são tão conhecidas, você também pode criar as suas celebrações. O aniversário do seu varejo, por exemplo, é um excelente motivo para você criar uma data comemorativa especial e exclusiva para seus clientes.

Além de aumentar as suas vendas no período, pode ser uma chance de você fortalecer o relacionamento com os clientes, movimentar todos os setores da sua loja, desenvolver ações que envolvam prêmios e sorteios, entre outros. 

4. Aproveite os eventos externos e leve-os para sua loja

Os acontecimentos externos podem influenciar – e muito! – as vendas da sua loja. Basta você trazê-los para o seu negócio.

Em 2021, por exemplo, teremos as Olimpíadas, que acontecerão entre julho e agosto. Que tal pensar em ações relacionadas a essa gigante competição esportiva? Fazer ações relacionadas à alimentação e estilo de vida saudável, por exemplo, pode ser uma boa forma de aproveitar as Olimpíadas no seu varejo. 

Além das Olimpíadas, eventos como a Copa do Mundo, finais de campeonatos esportivos, o Oscar e até mesmo a final de um reality show podem ser bem aproveitados pela sua marca e transformar dias “comuns” em “datas comemorativas”. 

Nesses casos, além da preparação prévia, também é importante ter “jogo de cintura” e verificar a possibilidade de adaptar ações conforme o que for acontecendo nestes eventos.

Por vezes, caso não seja possível desenvolver uma grande ação de vendas, uma simples postagem bem feita nas suas redes sociais, que tenha o timing ideal e saiba como “brincar” com situações recentes, pode resultar em um aumento de vendas e de interações positivas nas redes.

– Veja também: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas valiosas

5. Prepare o seu estoque 

Se você se planejou e busca vender mais em datas comemorativas, é importante garantir que o seu estoque esteja preparado para essas ações. Por isso o planejamento feito com antecedência é tão importante, pois ele permite que você tenha mais tempo para negociar condições especiais com a indústria e demais fornecedores.

Sabemos que acertar exatamente o número de vendas de determinado item é praticamente impossível. Entretanto, mantendo um bom relacionamento com com fornecedores e utilizando o seu histórico de vendas, é possível chegar em um valor aproximado, garantindo que os itens não encalhem e, também, não faltem.

Se você sabe que em setembro, por exemplo, irá comemorar o aniversário do seu varejo, já pense com alguns meses de antecedência – pelo menos três ou quatro, se possível, – em quais ações serão feitas nesta data. Você fará promoções de algum produto em especial? Pretende trazer em primeira mão algum lançamento de uma marca?

É indispensável que você esteja certo de ter a quantidade de produtos necessária em estoque antes de lançar uma promoção e fazer uma ação de data comemorativa.

6. Faça campanhas segmentadas para perfis de público distintos de acordo com a data comemorativa

Outra forma de vender mais em datas comemorativas é fazer campanhas segmentadas, com ofertas personalizadas, para perfis de clientes distintos. Sempre, é claro, de acordo com a celebração em questão.

Para isso, uma boa dica é utilizar uma plataforma de Gestão de Clientes, que permite que você faça essa filtragem de contatos de acordo com o que faz sentido para o seu varejo. Por exemplo:

  • No dia da mulher, enviar uma mensagem apenas para as clientes mulheres;
  • Já para o dia da criança, mandar promoções exclusivas para consumidores que compraram produtos no setor infantil nos últimos 60 dias;
  • Para o dia do churrasco, segmentar aqueles clientes que compraram no açougue nos últimos meses e oferecer ofertas segmentadas e personalizadas para eles, entre outros.

É possível fazer diversas segmentações da sua base de clientes e, assim, enviar ofertas e mensagens que fazem sentido para cada uma das pessoas que recebê-las.

Isso mostra cuidado da sua loja na hora de fazer o contato com os consumidores e, ainda, permite que você meça a taxa de sucesso das suas ações. Afinal, você saberá exatamente quem abriu as mensagens e aproveitou as condições especiais que você ofereceu para ela.

7. Para vender mais nas datas comemorativas, divulgue as ações com antecedência – e por todos os seus canais de comunicação

Quando uma grande data se aproxima, as lojas começam a se preparar para elas com grande antecedência. Em novembro é comum que os enfeites natalinos já tomem espaço e, antes da chegada da Páscoa, os ovos de chocolate também já começam a ser expostos. 

Tratando-se de outras datas comemorativas que você quer dar atenção, a preparação deve ser a mesma. Sempre, é claro, seguindo as proporções do evento.

Uma boa dica é começar a divulgação de datas especiais, que terão campanhas de venda grandes, com cerca de um mês de antecedência. Dessa forma, você terá tempo de atrair os consumidores que gostam de se planejar para comprar algo de valor mais alto.

Já para datas que são menores, organizar-se com quinze dias de antecedência pode ser o suficiente. Cabe a você verificar quais setores estarão envolvidos na ação e se ele pede por uma divulgação mais longa.

Seja como for, aproveite ao máximo todos os seus canais de comunicação para divulgar as suas ações. Use desde as suas redes sociais, passando por e-mail, WhatsApp, aplicativo, SMS, encartes, carros de som, rádio interna, banners na loja, entre outros. É importante que os seus clientes saibam que você está comemorando essa data.

8. Facilite a vida do cliente e verifique a possibilidade de oferecer benefícios extras para ele 

Mais uma forma de vender mais em datas comemorativas e diferenciar-se da concorrência é verificar a possibilidade de oferecer benefícios e vantagens extras para o consumidor que comprar na sua loja.

Alguns exemplos de ações que facilitam a vida do cliente e podem fazer sucesso são:

Garantir toda essa facilidade e cuidado extra com o seu cliente pode fazer toda a diferença. Lembre-se que datas comemorativas são ótimas oportunidades para atrair novos consumidores para a sua loja. Por isso, capriche nos benefícios que puder oferecer para os seus clientes, sejam eles novos ou aqueles já fidelizados.

9. Encante o seu cliente! Ofereça um atendimento impecável e valorize-o para que ele volte a comprar na sua loja

Como acabamos de falar acima, as datas comemorativas são ótimas para atrair novos consumidores. E, se você deseja que eles continuem comprando na sua loja, surpreenda-o, encante-o e faça com que ele tenha uma experiência altamente positiva no seu supermercado. É dessa forma que você transforma um consumidor que não conhecia a sua loja até então em um cliente fiel.

Ademais, considerando que a sua estratégia para as datas comemorativas siga as dicas anteriores e seja eficiente, é esperado que a sua loja receba mais visitas. Por isso, prepare o seu time para um possível aumento de clientes.

Seja pessoalmente ou via canais digitais, garanta que toda a equipe seja proativa e esteja preparada para tirar dúvidas, auxiliar e resolver qualquer questão que o consumidor tenha em relação à sua loja.

10. Crie um bom relacionamento no pós-vendas

Ok, agora você já entendeu como vender mais em datas comemorativas. Entretanto, o relacionamento com o cliente não termina no momento em que ele sai da sua loja. Por isso, para garantir que ele volte a comprar no seu varejo em demais datas comemorativas e/ou em dias “comuns”, crie um excelente relacionamento pós-vendas com ele.

Para isso, continue utilizando suas redes sociais e postando conteúdos relevantes, garantindo que você esteja sempre “vivo” na cabeça do seu cliente. Além disso, envie para ele conteúdos relevantes e esteja aberto para dúvidas, sugestões e diálogos pelos seus canais.

Enviar pesquisas de satisfação e buscar saber a opinião do seu consumidor sobre o seu varejo também é importante. Mais do que isso, dê atenção para o que ele tem a dizer do seu supermercado e verifique a possibilidade de colocar em prática as sugestões, caso elas sejam viáveis.

Isso mostra que você não apenas escuta os seus clientes, mas também valoriza o que eles têm a dizer.

11. Por fim, para vender mais em datas comemorativas, conheça muito bem o seu cliente

Por último, mas não menos importante, a dica para você vender mais em datas comemorativas é conhecer muito bem o seu cliente. Afinal, somente dessa forma você poderá fazer ações que fazem sentido para o seu público.

Pois de nada adianta você querer comemorar uma data especial se não existem clientes para aproveitá-la, não é mesmo? Por isso, valorize o conhecimento que você tem sobre as pessoas que compram na sua loja. Entenda que cada cliente é especial e merece ser tratado dessa forma.

Humanize o seu atendimento e, se precisar de uma plataforma que te dê todo o auxílio para compreender melhor o comportamento de compras de cada um dos seus consumidores, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a vender mais em datas comemorativas e a ter um relacionamento saudável e duradouro com o seu público.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]