SUMÁRIO


Por em 6 de dezembro de 2019

Ações de Natal varejo: como aproveitar a data

Já está na hora de começar a planejar as ações de Natal no varejo! Essa é uma das datas mais importantes para o setor e merece um bom planejamento. Elas podem variar desde ações de relacionamento até os estímulos de venda.

É importante que você tenha uma boa estratégia para a toda a empresa nessa época do ano para não perder vendas. Não deixe de ficar atento a questões de estoque de produtos, por exemplo.

Certamente você não pode deixar de aproveitar as oportunidades dessa data na sua empresa. Confira no post de hoje algumas ideias de ações de Natal no varejo!

Ações de Natal no supermercado

Começar pela criação de uma estratégia de comunicação para essa data comemorativa é a melhor opção para sua loja.

Lembre-se de definir qual vai ser o foco das suas ações. Vendas? Relacionamento? A escolha de qual canal será utilizado para a realização das suas ações também merece atenção.

A expectativa para o Natal de 2019 é alta, já que esse tende a ser o melhor em questão de vendas desde 2014. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em relação a 2018 o crescimento do faturamento na data deve ultrapassar os 4%. 

Você vai deixar a sua loja de fora? Certamente não e assim como o mercado de maneira geral vai aumentar suas vendas.

Separamos algumas ideias para inspirar as ações de Natal da sua loja, confira!

Ações de Atuação digital no varejo

Em um mundo cada vez mais digital é importante que sua empresa marque presença nos ambientes virtuais. Além disso, novas práticas têm surgido como forma de inovação no contato com os clientes e também de aproximação.

Basta que você escolha uma que se adapte à sua estratégia e comece a divulgar a sua empresa e os seus produtos.

Outra vantagem dos anúncios digitais é o custo, que é mais baixo do que em outros canais tradicionais.

Além disso, um dos principais benefícios desse canal é a mensuração. Ações no ambiente digital tem como premissa a análise dos resultados para que ajustes possam ser feitos nas campanhas em busca dos melhores resultados.

Acompanhar diariamente esses dados é importante para que as suas campanhas alcancem os resultados esperados. Além disso, ter esse histórico de ações é importante para o planejamento das próximas, tanto para as que funcionaram, quanto para aquelas que não foram tão boas.

Site 

Muitos consumidores pesquisam antes de realizarem suas compras e o principal jeito de ser visto na internet é ter um site.

O site precisa mostrar o que sua empresa é, acredita e faz para entregar uma melhor experiência de compra para os clientes.

Em uma data como o Natal você pode apostar em tentar atrair os consumidores para a sua loja com benefícios.

Uma boa ideia é deixar o site com uma temática natalina para chamar mais a atenção dos clientes.

Você também pode criar um formulário de cadastro para os clientes preencherem e concorrerem a descontos ou a algum prêmio.

Se a sua empresa possuir um e-commerce, você pode criar uma categoria de produtos natalinos com descontos apenas para quem comprar pelo site. Essa pode ser uma boa ideia principalmente para estimular as vendas on-line.

O seu site também pode funcionar como um canal de relacionamento com os consumidores. Produzir conteúdos com dicas para os seus clientes pode ser uma ótima opção.

Essa é uma ação que você pode ter durante o ano todo, mas especialmente no Natal você pode publicar alguns conteúdos. Nessa data algumas opções de conteúdo são dicas de receitas e decoração.

Redes sociais

As redes sociais podem ser um dos seus principais canais de comunicação por conta do seu baixo custo e alta proximidade do público.

Muitas empresas têm optado por adotar estratégias online e as redes sociais com certeza não ficam de fora. Lembre-se que você pode patrocinar suas publicações para que elas atinjam mais pessoas ou um público específico (segmentado).

A primeira ação que você pode fazer é apostar em dar um “clima de Natal” às suas páginas digitais. Para isso, vale criar foto de perfil e capas temáticas para cada rede social da sua marca.

Em busca de estimular vendas e engajamento, uma boa opção pode ser uma série de posts com a divulgação de receitas para a ceia de Natal. Para complementar, não se esqueça de criar um encarte com os ingredientes da receita publicada. Um post mais focado no relacionamento, com mensagens de Natal e que desejem um Feliz Natal aos clientes também são muito bem vindos.

Como as redes sociais são um meio de contato mais informal com o cliente aproveite para se aproximar dele. Para isso, você pode responder os comentários das publicações e criar posts de engajamento como de sorteios, entre outros.

Aproveite esse canal para ter um contato mais direto e estar ainda mais próximo de quem compra na sua loja.

Ações no PDV

Mesmo na era digital você não pode deixar de apostar em ações na própria loja. Isso ainda chama a atenção dos clientes e também torna sua marca mais humana.

As opções são variadas, independente de qual você escolha, acima de tudo você precisa entregar para o cliente uma boa experiência de compra.

O período do Natal tradicionalmente atrai muitos consumidores para a sua loja e você precisa aproveitar isso a seu favor. Investir na experiência dos seus clientes durante a compra certamente pode fazer toda a diferença.

Esse é uma época festiva e a última coisa que a sua loja precisa é “estragar” o clima dos clientes. Por isso, se mantenha muito atento na sua operação e na experiência de consumo no seu supermercado.

Decoração de loja + comunicação visual personalizada

Uma das estratégias para a época de Natal que já se tornou tradição no varejo é a decoração de loja com o clima natalino. Isso porque ajuda os clientes a lembrarem da data e tende a estimulá-los a pensar nas compras para o Natal. Certamente você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

Você pode decorar toda a sua loja e investir em uma comunicação visual personalizada para o período. Uma boa opção é criar modelos de encarte, etiquetas de preço e cartazes com enfeites de Natal.

Outra alternativa é estimular os seus funcionários a utilizarem acessórios natalinos durante as semanas que antecedem o Natal. Pode ser uma touquinha de papai ou mamãe Noel.

Esse tipo de ação tende a chamar a atenção do público e aproximar o relacionamento com eles por meio de uma experiência de compra melhor. Por conta disso, vale caprichar na decoração e criar boas ofertas para complementar esse evento. Como resultado dessas ações você pode inclusive aumentar as suas vendas e também o ticket médio.

Ação especial para melhores clientes

O Natal é uma época do ano conhecida pela troca de presentes entre familiares, amigos e pessoas próximas. Que tal você aproveitar essa data para presentear os seus melhores clientes?

Se você já possui o software de gestão do comportamento de clientes da Mercafacil pode colocar essa ação em prática muito facilmente. Basta você acessar sua plataforma e ir para a página de melhores clientes.

Depois é só escolher qual tipo de ação você vai querer fazer e divulgar para essa lista de clientes.

As ações podem ser das mais variadas, desde ofertas especiais, eventos exclusivos na loja, como café da manhã ou mini cursos de gastronomia, até a entrega de brindes personalizados agradecendo-os por serem clientes.

Caso você ainda não tenha esse software na sua loja pode buscar outros métodos para encontrar os seus melhores clientes. É importante que as ações para os melhores clientes tenham exclusividade e que possuam vantagens relevantes.

Sorteios

Realizar sorteios para os clientes sempre é uma boa ideia. Principalmente por estimular as vendas e também pelo aumento do ticket médio.

Outro fator que os sorteios podem contribuir é para um maior número de clientes cadastrados em seu clube de fidelização. É claro que para isso você precisa definir que somente os clientes que fizerem parte do programa podem participar.

Uma opção pode ser a criação de uma promoção que a cada determinado valor o cliente ganha um cupom para trocar por benefícios. Quanto mais cupons, maiores serão as vantagens para o consumidor, que podem ser: ofertas especiais, descontos nas compras ou até mesmo ganhar algum produto, como uma cesta de Natal.

Lembre-se de fazer uma boa escolha dos prêmios do seu sorteio. Muitas lojas optam por eletrodomésticos, veículos ou vale-compras.

É claro que alguns desses prêmios não cabem no orçamento de todas as lojas, mas o mais importante é que os itens sorteados sejam relevantes para os clientes. Caso o contrário, você pode acabar com prejuízos após a ação.

Esse tipo de campanha costuma movimentar a loja e também anima os clientes. Vale fazer um bom planejamento para maximizar os resultados, atrair e fidelizar o maior números de clientes possível.

Dia especial de compras para ceia de Natal com brindes

As compras para a ceia de Natal costumam movimentar as lojas do varejo e também gera oportunidades para os lojistas. Para aproveitar essa data, você pode criar um dia especial de compras para os produtos da ceia.

Essa ação pode unir estratégias on-line e off-line para obter melhores resultados na sua loja.

Uma opção é começar com uma publicação nas redes sociais de sugestões de receitas para a ceia de Natal. Para completar essa postagem vale a pena criar um encarte especial com os ingredientes da receita que estiverem em oferta.

Se preferir, pode criar um encarte físico e distribuir em regiões da sua escolha. Também pode ser uma boa ideia inserir algumas receitas simples no encarte e os seus ingredientes.

Alguns produtos, tradicionalmente, já têm mais saída na época do Natal, então também pode ser uma boa ideia apostar neles. É o caso de frutas, castanhas, bebidas quentes, bebidas frias, aves, etc.

Caso você já tenha uma plataforma de gestão de clientes, pode identificar os produtos mais consumidos no ano anterior e divulgar ofertas nesses itens com uma segmentação para sua base.

Lembre-se de criar o senso de urgência nos clientes e divulgar que essas ofertas valem apenas para o dia que você definir. Dessa forma você tende a estimular mais efetivamente os clientes e atrair mais consumidores para a loja.

Campanhas

Provavelmente você já fez alguma campanha época de Natal, pois elas já se tornaram uma tradição no varejo. E, claro que neste ano você também não pode ficar de fora.

Você pode seguir o caminho do estímulo de vendas em suas campanhas, mas também não deixe de lado as de relacionamento, pois elas têm muita força nessa época do ano.

Campanha para toda a base 

Em tempos de segmentação e personalização do contato, as campanhas para toda a base ainda têm o seu valor.

Talvez a maneira mais efetiva de utilizá-las não seja na divulgação de ofertas, mas de informação.

Claro que ela ainda tem importância para divulgar ofertas, mas você sabe que pode estar falando com alguém que não tem interesse naqueles produtos.

Essas campanhas podem principalmente atuar na aproximação do seu relacionamento com os clientes.Não deixe de desejar aos seus clientes um feliz Natal e boas festas.

Uma opção para você enviar uma campanha para todos os seus clientes é a divulgação de um sorteio na sua loja, por exemplo.

Outra opção é também enviar um convite para os clientes irem até a loja, dizer que muitas ofertas o esperam para um Natal mais feliz. Mas sem dizer diretamente a oferta de um produto.

Além dessas, não se esqueça de desejar um Feliz Natal para os seus clientes.

Campanha segmentada

Certamente você já sabe que as segmentações são ótimas para aumentar a vendas da sua loja e atrair mais clientes.

Segmentar o seu público pode garantir mais efetividade nas suas campanhas e também mais personalização para os clientes. Além, é claro, de uma melhor experiência de compra.

Você pode optar por fazer a sua campanha de Natal em vários setores da sua loja e criar diversas segmentações. Dessa forma você pode atingir grande parte da sua base de clientes, mas de maneira segmentada.

Outra opção é segmentar com base nos clientes que compraram itens natalinos neste mesmo período do ano passado.

Capriche na hora de criar as segmentações para melhorar ainda mais os seus resultados. Lembre-se que fazer uma campanha segmentada pode ter até 50% de retorno para a sua loja, mas claro, se for bem feita.

Campanha por produtos mais vendidos

Identificar quais são os produtos mais consumidos da sua loja é uma ótima opção para fazer uma campanha efetiva.

Se você já possui um software de gestão de clientes pode observar essa informação ao acessar a página de produtos mais vendidos.

Mas isso também é possível se você ainda não tem uma tecnologia desse tipo. Você pode identificar esse dado por meio da sua gestão de estoque. Para isso, pode observar o indicador de giro ou até mesmo fazer uma análise semanal do seu estoque completo.

Na sua campanha de Natal 2019, você pode segmentar o seu público por gênero ou idade, por exemplo. Após isso, você pode analisar quais foram os itens mais consumidos por eles e fazer um encarte para esses clientes.

Anúncios online

Os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de novos canais de comunicação com os clientes. Um deles são os anúncios on-line.

Esse tipo de anúncio possibilita um grande nível de segmentação do público que ele poderá atingir. Alguns podem inclusive fazer testes entre duas opções (chamado teste A/B) e definir qual é o mais efetivo para se tornar o “oficial”.

Uma pesquisa, feita pelo IBGE em 2016, identificou que 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Entre os públicos de 18 a 29 anos o acesso ultrapassou os 80%.

Com esses dados fica claro que você não pode deixar de fazer parte de ambientes digitais para divulgar sua empresa. Com uma boa segmentação e planejamento de conteúdo certamente sua loja pode atrair vários clientes nessa importante data para as vendas.

Treinamento da equipe de loja

Você pode estar se perguntando: treinamento de equipe de loja? E a resposta é sim. Esse pode ser um fator decisivo para as suas vendas no período.

Tradicionalmente na época de Natal as lojas ficam cheias e a operação fica um pouco mais complicada.

Por isso, sua equipe deve estar muito bem treinada para resolver diversos tipos de situações.

A reposição de produtos precisa ser ágil para evitar a ruptura, os caixas precisam buscar ser rápidos para evitar longas filas, mas sem perder a qualidade do atendimento, entre outras situações.

Outras soluções em relação a esse problema principalmente das filas é ter canais alternativos de compra.

Você pode testar no período um serviço de entrega ou então uma compra online e retirada na loja.

Da mesma forma sua equipe terá um papel importante nesse contato com o consumidor. 

Esse é um ponto da experiência de compra que você precisa ter o máximo cuidado. Um atendimento ruim pode prejudicar e muito as suas vendas e certamente não é isso que você quer.

Além disso, no caso de promoções e sorteios é fundamental que seus colaboradores dominem as informações necessárias. Dessa forma, poderão ajudar os clientes sempre que possível.

Lembre-se a palavra da vez é experiência e os seus funcionário são um fator importante para melhorá-la na sua loja.

Campanha emocional com clientes da loja

O Natal é uma data conhecida por unir a família, construir relações e principalmente por ser uma época de grande felicidade.

Ao juntar essas e outras características da data você pode criar uma campanha com apelo mais emocional para os seus clientes. Mas sem ofertas, apenas para trabalhar o posicionamento e branding.

Esse tipo de campanha costuma ter grande visibilidade nas redes sociais quando emociona o público. Você pode investir em uma boa produção para a gravação de um vídeo para publicar nos seus canais digitais ou mesmo veicular na TV. Para isso, você pode selecionar alguns dos seus melhores clientes e pedir para eles darem depoimentos sobre como sua loja faz parte do dia a dia da família deles, por exemplo.

Além disso, você pode criar pequenos posts para suas redes sociais com conteúdos relacionados aos valores do Natal, em busca de emocionar seus clientes e aumentar o engajamento.

Vale a pena se inspirar em outras campanhas que já foram divulgadas e obtiveram sucesso para criar a sua. Grande parte delas trata principalmente de família, união e relação entre as pessoas em geral.

Veja algumas inspirações:

Campanhas de Natal inspiradoras

Campanha de supermercado na Alemanha – EDEKA


Campanha de loja de varejo – RENNER

Gostou das ideias de ações de Natal para empresas do post de hoje? Quais vai colocar em prática na sua loja?

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Daniela Hendler