Toda vez que um cliente vai até um supermercado ele precisará passar por um caixa para pagar as compras. E, caso ele não utilize um terminal de self-checkout, isso significa que ele terá contato direto com o operador de caixa.
Como hoje a grande maioria das pessoas utiliza o caixa tradicional para finalizar as compras, contar com operadores de caixa bem treinados, educados, ágeis e capazes de oferecer um ótimo atendimento faz toda a diferença. E é sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe!
Qual é a função do operador de caixa?
O operador de caixa é o profissional que registra os produtos comprados e informa o valor a ser pago pelo cliente. É ele quem recebe o pagamento (seja via dinheiro, cartão ou demais formas de pagamento, como boletos), emite notas fiscais e, também, é o responsável por abrir e fechar o caixa.
Vale lembrar que o processo de fechar o caixa após o expediente é de extrema importância para garantir o controle financeiro de qualquer empresa. Afinal, é neste momento em que são comparados os valores das compras feitas com o total arrecadado no dia.
Também, é claro, é o operador de caixa o profissional que tem o contato direto com o cliente na hora em que ele está finalizando a sua compra. Por isso, ele pode ter um papel importante na hora de ajudar o consumidor a ter uma boa experiência no seu PDV.
Imagine a seguinte situação: você vai ao supermercado depois de um dia corrido. Você está com o carrinho cheio e vai enfrentar uma grande fila no caixa.
Quando chega a sua hora de pagar e você é atendido por um operador de caixa eficiente, educado, ágil, que faz a cobrança correta, pergunta se faltou algo, ajuda a empacotar as compras e, ainda, se despede desejando uma boa noite e falando “volte sempre”.
A sua experiência se tornou mais positiva, não é mesmo?
Como deve ser o perfil de um operador de caixa?
De forma resumida, é esperado que o operador de caixa seja uma pessoa que saiba como prestar um bom atendimento ao público e, ao mesmo tempo, tenha facilidade em lidar com finanças. Afinal, é ele quem irá gerar notas fiscais, dar troco ao cliente quando necessário e, conforme citamos anteriormente, é ele quem fecha o caixa ao final do expediente.
Assim sendo, algumas das principais características esperadas de um bom operador de caixa, são:
- Saber atender ao público com paciência, atenção, educação e calma;
- Apresentar facilidade com contas e finanças;
- Ser ágil e organizado;
- Ser honesto – afinal, é importante sempre devolver o troco exato para o cliente.
O que um operador de caixa não pode fazer?
Além de saber qual é o perfil do operador de caixa, também é importante destacar algumas atitudes que devem ser evitadas por esse profissional. Dentre elas, destaque para quatro ações que podem ser muito prejudiciais:
- Dar o troco errado;
- Discutir ou destratar um cliente;
- Deixar de registrar qualquer produto;
- Não ser proativo na hora de ajudar o cliente a empacotar as compras (caso não tenha um profissional dedicado apenas para a função de empacotador).
Quais são as habilidades necessárias para um operador de caixa? 5 dicas para treinar um bom profissional
Pois bem, agora que você já entendeu a importância do operador de caixa para o seu supermercado e, também, sabe mais sobre quais são as funções esperadas desse profissional, é hora de conferir boas dicas para garantir que ele seja um excelente operador.
1. Ensine boas técnicas de atendimento ao cliente
Conforme falamos anteriormente, o operador de caixa tem contato direto com o seu cliente. Por isso, é muito importante que ele saiba a melhor forma de se comunicar e de atender o consumidor.
Por vezes, pode acontecer de o cliente chegar ao caixa impaciente – seja devido à fila ou por questões pessoais – entretanto, cabe ao operador de caixa tentar lidar da melhor forma com a situação.
Assim sendo, é importante que esses profissionais sejam ensinados sobre boas técnicas de atendimento. Devem compreender a importância de ouvir e responder dúvidas dos clientes, assim como demonstrar sempre boa vontade durante a venda. As pessoas prestam atenção a esses detalhes!
2. Mostre como o operador de caixa deve utilizar cada equipamento
Além do bom atendimento, lembre-se de que o operador de caixa irá mexer diariamente com alguns equipamentos. Por isso, para ele poder exercer de forma magistral a sua profissão, ele precisa saber como manipular esses aparelhos.
É importante oferecer treinamentos técnicos para garantir que toda a equipe consiga colocar em prática os ensinamentos de forma ágil, eficiente e segura.
3. Faça treinamentos constantes para manter os profissionais atualizados
Não basta oferecer um treinamento e achar que está “tudo resolvido”. É muito importante reciclar o conhecimento e aprender técnicas novas com o passar do tempo. Por isso, os treinamentos constantes devem fazer parte da cultura do seu supermercado.
Somente assim você sempre terá profissionais qualificados e com conhecimento atualizado.
– Veja também: Treinamento da equipe no varejo: confira a importância dessa ação!
4. Reforce os cuidados com a saúde e a rotina de trabalho
Qualquer profissional só será capaz de exercer bem a sua função se ele estiver saudável. Por isso, reforce que o operador de caixa também precisa cuidar da sua saúde. Afinal, ele passa muitas horas do dia na mesma posição e manuseia mercadorias que podem ser pesadas.
Para evitar que o profissional sinta desconfortos, busque oferecer descansos de tempos em tempos e, também, o reforce o cuidado com a postura e com a hidratação (ou seja, tomar bastante água).
Ademais, que tal fazer uma ginástica laboral diária antes de começar o expediente? Pode ser uma boa saída para reforçar o cuidado com a saúde!
5. Garanta que o operador de caixa tenha a quem recorrer quando for necessário tirar dúvidas ou lidar com situações de crise
É claro que o ideal é que não ocorram crises no supermercado. Entretanto, caso elas aconteçam como, por exemplo, a falta de troco disponível e/ou produtos que estão com o preço errado, é importante que o operador de caixa saiba como agir para minimizar a frustração do cliente.
Além disso, ele deve saber a quem recorrer caso não consiga resolver a questão sozinho. Tendo o respaldo da equipe, o profissional trabalhará com muito mais calma e eficiência.
Bônus: tem um Clube de Descontos? É papel do operador de caixa informar isso ao cliente!
Outro papel importante que pode ser destinado ao operador de caixa é o de informar ao cliente sobre a existência do Clube de Descontos do seu supermercado.
É claro que esse é um papel de toda a equipe e, além disso, as informações sobre o Clube de Descontos devem estar nas suas redes sociais, na comunicação visual na loja, na sua rádio interna, no carro de som e, também enviadas via WhatsApp e SMS para os clientes.
Entretanto, o operador de caixa, por ter esse contato direto com o cliente, também deve fazer a sua parte para divulgar o Clube, reforçar os benefícios que o cliente recebe ao se cadastrar e, é claro, pedir o CPF do shopper ao final da compra para que ele possa desfrutar das vantagens do Clube de Descontos.
E então, gostou de saber mais sobre as principais funções do operador de caixa no supermercado? Que tal conhecer mais sobre outras funções importantes no seu varejo? Acesse o texto a seguir e complemente o seu conhecimento: Veja as 10 principais funções em supermercados e estruture seu negócio
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