SUMÁRIO


Por em 25 de outubro de 2022

Software para supermercado: qual o melhor?

Você sabe o que é e como funciona um software para supermercado? Mais do que isso, entende a importância que essa ferramenta pode trazer para o melhor funcionamento do seu negócio? É isso – e muito mais! – que você vai descobrir aqui. Acompanhe!

Para que serve um software para supermercado?

Pois bem, primeiramente é essencial ressaltar que existem inúmeros tipos de sistemas e softwares para supermercados. Afinal, a tecnologia está cada vez mais avançada e os softwares surgem para tornar o trabalho do supermercadista mais eficiente.

Ideais para agilizar e automatizar processos, minimizar falhas humanas e trazer dados precisos sobre a gestão do supermercado, os softwares se mostram essenciais para empresas que não querem ficar para trás. 

Além disso, permitem que o supermercadista tenha insights valiosos sobre o seu negócio. 

Por exemplo: vamos supor que o varejista passou a contar com um software de gestão de clientes para o seu supermercado.

Assim, essa ferramenta passará a oferecer informações preciosas sobre os consumidores desse negócio. Dentre elas, o supermercadista saberá, de forma assertiva, quem são os seus clientes. Ou seja:

  • O que esses consumidores compram – quais os produtos preferidos dessas pessoas;
  • Qual a frequência de compra;
  • Ticket médio das compras;
  • Perfil dos consumidores: idade, gênero, local em que moram, CPF;
  • De acordo com dados do histórico, a ferramenta poderá dar a previsão de quais produtos serão vendidos em um determinado período, fazendo com que o supermercado possa comprar melhor e ter seu estoque de forma adequada, entre outros.

Detalhe que aqui citamos algumas das funcionalidades de apenas uma plataforma para o seu negócio. Assim sendo, imagine o quanto é possível escalar o seu supermercado ao contar com sistemas e softwares adequados?

Qual a importância de contar com um bom software para supermercado? 

Ao contar com um bom software para supermercado, você poderá ter um melhor conhecimento e controle do seu negócio como um todo.

Isso porque é possível contar com sistemas variados, equipados com tecnologias que te ajudam em diversas frentes de trabalho, por exemplo:

  • Sistemas que digitalizam e automatizam a frente de caixa e o estoque, fazendo com que você tenha conhecimento sobre produtos que precisam ser repostos nas gôndolas e/ou comprados;
  • Softwares voltados para a sua gestão de clientes que, conforme citamos no tópico acima, são excelentes para você conhecer de forma assertiva quem são os seus consumidores e, assim, poder atendê-los da melhor maneira;
  • Ferramentas que facilitam a compra dos produtos, oferecendo diversas formas de pagamento e a entrega dos itens, entre outros.

Por fim, contar com um bom software para supermercado se resume em um único grande objetivo: oferecer uma melhor experiência de compra para o seu cliente

Isso porque a tecnologia presente nesses sistemas são essenciais para tornar a compra do cliente mais satisfatória e com uma comunicação/atendimento personalizado. 

Além disso, ao utilizar a tecnologia a favor do seu supermercado, você deixa claro que  acompanha de perto as tendências de consumo e que seu varejo não irá ficar para trás nessa nova onda da digitalização. Muito pelo contrário: você faz parte da inovação!

– Veja também: Tecnologia no varejo: 5 conceitos que você precisa conhecer

Benefícios do software para supermercado

São diversos os benefícios que você poderá perceber ao contar com um bom software para supermercado. Dentre eles, destaque para:

Economia de tempo e recursos

O software para supermercados permite que você automatize processos e torne a sua gestão mais efetiva e inteligente. Assim, você irá observar uma economia de tempo e de recursos para alcançar resultados melhores do que os anteriores.

Além disso, encontrará menos falhas humanas no seu processo. Os profissionais não precisarão mais focar em tarefas tão operacionais, mas sim em ações mais estratégicas. 

Aumento nas vendas

Com um melhor controle sobre o seu negócio e uma gestão mais otimizada, você poderá destinar tempo e recursos para aquilo que realmente interessa: vender mais

Isso acontece porque o software para supermercados permite que você tome melhores decisões e possa criar ações realmente assertivas para o seu varejo, que atraiam, conquistem, reativem e fidelizem os clientes certos. 

Crescimento do negócio

O software para supermercado também é um grande aliado para o crescimento do seu negócio como um todo. Afinal, mostra que você está disposto a subir o patamar do seu empreendimento. 

Para isso, está investindo em tecnologia e em demais tendências da transformação do varejo, oferecendo sempre o que há de melhor ao seu cliente e tornando a sua marca referência.  

Melhor experiência para o cliente

Por último, mas não menos importante, ao contar com um bom software para supermercado você mostra que o grande foco do seu negócio é o seu cliente. Isso porque, ao ter todos os dados e relatórios relevantes sobre o seu negócio, você conhecerá mais profundamente o seu consumidor. 

A partir deste conhecimento, poderá desenvolver ações personalizadas e estratégicas, que realmente façam sentido para o seu público. 

O resultado? Um atendimento mais qualificado, clientes que se sentem especiais, lembram da sua marca e optam por comprar dela ao invés de dar chance para a concorrência.

– Você também pode se interessar por: Qual a importância e como obter a satisfação do cliente?

Qual é o melhor software para supermercado?

Antes de responder essa pergunta, é preciso compreender que existem softwares variados e com objetivos distintos. 

Assim sendo, é preciso saber qual é o verdadeiro objetivo do seu varejo ao contar com essa tecnologia para, a partir de então, escolher o melhor software para supermercado.

Porém, seja qual for a sua escolha, é importante que o sistema ofereça algumas funcionalidades, como:

  • Dados, dados e mais dados! O mais importante em contar com um software para supermercados é poder basear as suas escolhas em dados. Por isso, o sistema deve ser preciso e fornecer esses insights para que você possa tomar melhores decisões;
  • Seja intuitivo: de nada adianta contar com um excelente software para supermercado se você não souber como manuseá-lo de forma adequada. 

Porém, talvez o ponto mais importante disso tudo é: você precisará se dedicar para extrair o máximo potencial do seu software para supermercados.

Assim sendo, é preciso separar um momento do seu dia e/ou da sua semana para explorar a ferramenta. Somente assim, na prática, você irá conhecer tudo o que ela tem a oferecer para o seu supermercado e, então, melhorar os resultados do seu supermercado.

Quer conhecer melhor sobre um software para supermercado que vai te ajudar a vender mais e a deixar os seus clientes mais satisfeitos? Então é hora de saber mais sobre a solução completa da Mercafacil! Agende uma consultoria gratuita e veja como podemos te ajudar nessa missão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]