SUMÁRIO


Por em 23 de dezembro de 2021

5 maneiras de divulgar o e-commerce na loja física

Depois de implementar o e-commerce do seu varejo, é hora de divulgá-lo para fazer com que ele seja conhecido pelo público. E uma forma extremamente inteligente e importante de fazer isso é divulgar o e-commerce na loja física. Você sabe como fazer isso? Então continue acompanhando o nosso texto e tenha sucesso nessa missão!

Iniciar as operações de vendas online pode ser um grande passo para qualquer lojista. Para o ramo dos supermercados, onde o cliente ainda está se adaptando aos novos formatos de compras, ter um e-commerce pode ser ainda mais desafiador. 

Entretanto, pesquisas apontam que cada vez mais os consumidores buscam alternativas para realizar suas compras. Ademais, eles tornam-se clientes fieis daquelas lojas que oferecem alternativas e facilidades ao seu dia a dia.

Uma pesquisa realizada pela Bain e Company com mais de 2.000 pessoas mostrou que:

  • 76% das pessoas que fazem compras on-line também vão aos supermercados para ver ou tocar em produtos (35%) e também porque a loja é perto de sua casa (29%).

“Quem quer voltar à loja física está procurando uma experiência diferente e esse é o desafio: manter essa experiência satisfatória para que o cliente volte”. É isso o que afirma Federico Eisner, sócio da Bain & Company.

Uma segunda pesquisa, essa realizada pela Harvard Business Review, concluiu que os consumidores multicanais gastam, em média, 4% a mais em lojas físicas e 10% a mais quando compram online, se comparados com os clientes que compram apenas por um canal.

– Confira também: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

Mas como divulgar o e-commerce na loja física?

Essas duas pesquisas nos mostram que oferecer aos consumidores a possibilidade de escolher onde realizar suas compras aumenta consideravelmente as chances de fidelizar clientes e impulsionar o faturamento da loja.

Então, nada melhor do que utilizar os espaços de circulação disponíveis no PDV para contar ao cliente que você também oferece a facilidade e comodidade dele poder comprar sem sair de casa.

Para te ajudar nessa etapa de divulgação do seu e-commerce para seus clientes, vamos te contar 5 maneiras de  divulgar o e-commerce na loja física.

– Você também pode se interessar por: Como fidelizar o cliente no e-commerce? Veja 7 dicas para seu negócio

5 Maneiras de divulgar o e-commerce na loja física.

1. Faça material gráfico sobre o e-commerce e espalhe-o pela loja

O simples fato de disponibilizar cartazes e folders na loja já é um ótimo começo – e é fundamental para divulgar o e-commerce na loja física. Mas você pode ir muito além do básico!

Nas prateleiras ou próximo ao setores de hortifrúti e açougue, por exemplo, você pode colocar etiquetas com a sugestão de que as pessoas podem comprar aquele item também pelo site. 

Além disso, que tal informar algum código com cupom de desconto para a primeira compra via e-commerce? Essa ação é ótima para incentivar o cliente a conhecer a plataforma e fazer as suas compras por lá.

2. Para divulgar o e-commerce, ofereça um QR Code que leve diretamente o cliente ao site/app desejado

Além da sinalização com cartazes informando sobre o seu e-commerce, aproveite o PDV para facilitar o acesso do cliente ao app/site de vendas.

Para isso, uma boa dica é fazer adesivos com um QR Code que leve diretamente o cliente para o e-commerce. E, é claro, deixe esses códigos disponibilizados de forma bem visível na sua loja.  

Boas opções de locais para disponibilizar esse material são: próximos ao caixa, espalhados pelo hortifrúti, padaria e açougue, na entrada da loja, entre outros. 

Não tenha medo do excesso de divulgação. O importante é o cliente saber que o e-commerce pode ser facilmente acessado.

3. Personalize os carrinhos e as cestinhas com a identidade visual do e-commerce

As cestinhas e os carrinhos de compras não passam batidos pelos clientes. Ainda mais se eles forem diferentes e personalizados! 

Por isso, para divulgar o e-commerce na loja física, que tal colocar placas de PVC adesivados com a identidade visual do seu novo site e/ou aplicativo? Isso fará com que os carrinhos e cestinhas chamem ainda mais atenção dos clientes que circulam no mercado.

4. Para divulgar o e-commerce, treine e uniformize os colaboradores

Para ter sucesso com o seu e-commerce é muito importante contar com colaboradores engajados, treinados e que entendam muito bem como funciona essa novidade.

Ademais, além de cada profissional saber qual é o seu papel na hora de divulgar o e-commerce na loja física, também pode ser legal atualizar o uniforme dos colaboradores da sua loja, criando um especial que divulgue o e-commerce.

Lembre eles de que, ao terem contato com o cliente – tanto no caixa quanto nos demais setores, – eles devem aproveitar esse momento para divulgar e falar sobre o e-commerce, divulgando-o. 

– Leia: Treinamento da equipe no varejo: confira a importância dessa ação!

5. Ofereça uma espaço exclusivo para atendimento ao e-commerce.

Se a sua loja tiver espaço físico disponível, crie uma área de atendimento exclusiva ao cliente do e-commerce. Aliás, capriche da identidade, organização e limpeza desse espaço. 

Concentre nesse local a equipe responsável pelo atendimento das compras realizadas pelo site e aproveite a área para mostrar ao cliente o quanto você cuida e se importa com as compras dele. Sejam elas feitas no PDV ou via e-commerce.

É hora de divulgar o e-commerce no seu PDV! 

Essas são apenas algumas das muitas formas de divulgar o e-commerce na loja física  para o cliente que frequenta o seu PDV loja. Mas, antes mesmo de sair criando peças gráficas ou fazendo pequenas reformas na loja para ter um espaço dedicado ao e-commerce, é importante planejar e elaborar estratégias que estejam alinhadas com seu público.

Ademais, conforme falamos no início do texto, o consumidor atual busca uma experiência de compras completa e homogênea. E isso vale tanto na loja física quanto nos canais digitais.

Assim sendo, é essencial que o seu varejo, além de saber como divulgar o e-commerce na loja física, também garanta essa experiência positiva de forma multicanal.

Por fim, se você quer compreender o comportamento de consumo do seu consumidor e, também, criar o seu próprio e-commerce, entre em contato conosco agora mesmo e entenda como a Mercafacil é a solução ideal para integrar o varejo físico com o digital e garantir uma experiência completa aos seus clientes.

Esse artigo foi produzido por Chrystiane Lucena da Silveira, Consultora de Pós-vendas na Mercafacil. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]