SUMÁRIO


Por em 28 de fevereiro de 2023

Dia da Mulher: fuja do óbvio com 4 ações no seu supermercado

O seu supermercado já está preparado para desenvolver ações relacionadas ao Dia da Mulher? 

Celebrada em 8 de março, a data foge dos objetivos comerciais traz raízes históricas mais profundas, ligadas aos direitos das mulheres e à luta por igualdade e inclusão. 

Porém, cabe às empresas entenderem o significado da data e desenvolverem ações especiais para o Dia Internacional das Mulheres. 

Afinal, esse momento é o ideal para se posicionar de forma efetiva na causa, mostrando que estão atentas às causas que envolvem a igualdade e a inclusão das mulheres.

Por isso, se você quer transformar o Dia da Mulher em um acontecimento importante para o seu supermercado, conquistar mais a confiança e a empatia do seu público, fortalecer o relacionamento com os clientes e mostrar que é uma empresa que realmente se importa com a causa, nós preparamos algumas dicas que podem te ajudar. Acompanhe e confira!

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4 ações de Dia da Mulher para colocar em prática no seu supermercado

1. Conheça o seu público formado por mulheres 

Você pode segmentar a sua base de clientes de acordo com o gênero, selecionando apenas as mulheres para enviar uma mensagem homenageando-as pelo Dia da Mulher. Entretanto, será que isso é o suficiente?

Afinal, existem mulheres de inúmeros perfis. 

Por isso, mais do que saber a porcentagem do seu público que é formado por mulheres, vá mais a fundo nesse conhecimento. 

Assim sendo, além da idade, renda e dados demográficos, busque outras interpretações mais subjetivas, que envolvem o estilo de vida e preferência dessas mulheres. 

Afinal, com certeza existem clientes mulheres que são mães, assim como existem aquelas que gostam de comprar ingredientes especiais para receitas diferenciadas e churrasco. Também, mulheres que optam por um estilo de vida mais saudável e consomem mais produtos do hortifruti. Ainda, mulheres que têm o hábito de comprar produtos premium, ou petiscos e bebidas variadas no seu supermercado, etc.

Utilizando uma ferramenta completa de gestão de clientes, como a da Mercafacil, por exemplo, você poderá conhecer melhor o seu público formado por mulheres. Então, a partir disso, pode desenvolver ações que façam com que todas essas mulheres sintam-se contempladas pela sua empresa e se identifiquem com ela. 

2. Faça campanhas segmentadas pensando em mulheres de diversos perfis 

Pois bem, agora que você já conhece o seu público formado por mulheres, é hora de desenvolver as campanhas para os mais diversos perfis, gostos, idades, preferências, etc. 

Lembre-se de que todas as mulheres merecem ser lembradas e celebradas neste dia. 

É comum que as propagandas/campanhas envolvendo o varejo alimentício utilizem constantemente a imagem da mulher apresentando a sessão de hortifrúti, que traz a ideia da “dona de casa” e/ou “mãe perfeita”. 

Isso não é errado, porém, é possível ir muito além e focar também na mulher que é uma exímia profissional que vai ao supermercado para comprar uma bebida para sair com os amigos, por exemplo. 

As mulheres querem ser representadas pela sua capacidade, talento e pelo que realmente são, pessoas com emoções e vontades que variam, não um “personagem raso”.

E como fazer isso nas ações de Dia da Mulher no seu supermercado? Segmentando a sua base de clientes mulheres. 

Confira o histórico de compras e preferências dessas consumidoras. 

Imagina o quão feliz uma mulher que costuma comprar cerveja no seu supermercado vai ficar se receber uma oferta exclusiva para ela que oferece descontos nesses produtos? O mesmo vale para os outros perfis de compradoras. 

A segmentação é uma arma poderosa para conquistar as clientes e mostrar que a sua empresa conhece e se importa com elas.

– Complemente a leitura com: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado

3. Coloque em prática o discurso de igualdade e inclusão

Pois bem, de nada adianta pensar em campanhas de Dia da Mulher e manter todo o planejamento apenas no discurso. É preciso que as ações conversem, de fato, com as mulheres. 

Além disso, é essencial que o seu supermercado mostre, no seu dia a dia, que realmente apoia as mulheres, garantindo que esse cuidado faça parte da cultura e dos valores da empresa.

O Dia da Mulher acontece em 8 de março, mas é preciso que a igualdade e inclusão estejam presentes em todos os outros dias do ano. 

Um bom exemplo de como essa causa pode estar presente no seu supermercado é garantir que o piso salarial das mulheres seja adequado e igualitário, tendo a certeza de que elas recebem um valor justo – e o mesmo que seria recebido por um homem exercendo a mesma função. 

4. Valorize as mulheres da sua equipe para que elas possam acolher as clientes 

No Dia da Mulher, não foque apenas nas suas clientes. 

Lembre-se também de olhar para dentro e dar espaço para as mulheres que compõem o seu time de colaboradores. 

Ademais, tenha em mente que uma consumidora, ao se sentir acolhida e representada dentro da sua loja, terá mais chances de voltar a comprar no seu supermercado. 

Por isso, ao pensar em ações para a data, reserve um espaço para campanhas internas. Aliás, é possível pensar em inúmeros formatos de ações que saem do óbvio. Como, por exemplo:

  • Estimular o intelecto, oferecendo cursos, palestras, workshops, rodas de conversa, entre outros;
  • Mostrar que você conhece, ouve e respeita a sua equipe formada por mulheres, colocando em prática sugestões e opiniões que elas emitiram nos últimos tempos.

Por fim, vale reforçar que o Dia da Mulher é uma das inúmeras datas comemorativas que acontecem durante o ano. Para ficar por dentro de todas as principais celebrações e não deixar nada passar despercebido nas suas ações, baixe agora mesmo o nosso Calendário do Varejo – Edição 2023 e confira quais são as principais datas comemorativas e oportunidades de cada mês para o seu supermercado. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]