SUMÁRIO


Por em 25 de julho de 2022

Veja como montar um hortifrúti de sucesso com nossas 6 dicas

Saber como montar um hortifrúti pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Afinal, de acordo com informações do Hortifrúti Brasil, o hortifrúti pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado. 

Além disso, um bom setor de FLV (frutas, legumes e verduras) atrai os consumidores e pode ser um grande diferencial competitivo frente aos demais supermercadistas.

Aliás, a Pesquisa de Tendências e Comportamento do Consumidor, feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em conjunto com o Ibope Inteligência, reforça que o setor de hortifrúti representa uma oportunidade a ser explorada pelo varejo supermercadista, já que 57% dos consumidores selecionam o supermercado em que irão fazer suas compras dependendo da qualidade e ofertas das verduras, frutas e legumes do comércio.

Por isso, para te ajudar na missão de montar um hortifrúti, preparamos esse material com dicas valiosas. Acompanhe!

Como montar um hortifrúti? 6 dicas para o seu supermercado

1. Encontre bons fornecedores e valorize-os

Pois bem, para saber como montar um hortifrúti, o primeiro passo é fazer uma grande pesquisa de fornecedores e encontrar aqueles que mais fazem sentido para o seu negócio. 

Nessa busca, você pode encontrar desde produções e distribuidoras familiares locais, que por vezes praticam valores acessíveis e entregam produtos orgânicos e diferenciados, como também fazer parcerias com fornecedores de maior alcance para produtos que têm maior saída. 

Seja qual for a sua opção de fornecedores, garanta que o mix de produtos seja diversificado, qualificado e fresco. Existem itens que não podem estar em falta no seu hortifrúti e é importante que o seu fornecedor compreenda essa necessidade. 

Por fim, você só descobrirá seus melhores fornecedores com o passar do tempo, ao negociar e criar um relacionamento de confiança com eles. 

Porém, para chegar nesse patamar, o faça pesquisas aprofundadas sobre o assunto e auxilie os fornecedores a fazerem o trabalho deles. Isso significa: buscar se antecipar com os pedidos, sempre dar feedback para os fornecedores e expor os produtos deles de forma adequada. 

– Confira também: A união entre indústria e varejo precisa ser estratégica

2.  Invista na estrutura, organização e limpeza do seu hortifrúti

Outro tópico muito importante para saber como montar um hortifrúti está relacionado com a forma a qual ele é apresentado ao público. Ou seja, sua estrutura, organização e limpeza. 

Assim sendo, é essencial garantir que esse setor do seu supermercado tenha uma estrutura diferenciada, permitindo que os itens de FLV sejam facilmente encontrados e identificados pelo consumidor. 

Para isso, explore bem as cores do hortifrúti, alternando as para que não se repitam uma ao lado da outra. Além disso, posicione os itens seguindo uma ordem que faça sentido para quem está passeando pelo supermercado:

  • Alho e cebola podem ser posicionados próximos, por exemplo, pois costumam “complementar-se”;
  • É possível ter um espaço dedicado para itens diferenciados/importados/orgânicos;
  • Limão e laranja podem estar próximos. Também, perto deles, maçãs e bananas, já que são frutas populares no nosso país.

Adeque a estrutura do seu hortifrúti para acomodar todos os produtos de forma visualmente agradável e higiênica. Também, atente-se para a temperatura e umidade do ambiente, mantendo-as adequadas. Aliás, é possível investir em um sistema de irrigação para itens que ficam mais frescos quando irrigados, como certas hortaliças. 

3. Trabalhe com a prevenção de perdas de forma inteligente

O hortifrúti, apesar de ser importante para o faturamento do supermercado, também costuma ter uma grande fatia de perdas de produtos. As perdas podem acontecer pelo manuseamento inadequado dos itens FLV (como quedas ou falta de organização) ou, é claro, pelo prazo de validade.

Porém, é possível trabalhar de forma inteligente com os produtos do seu hortifrúti para minimizar a perda dos produtos e, ainda, gerar ainda mais valor para o seu varejo. Como? Transformando os insumos em outros produtos.

Por exemplo: 

  • Transforme as frutas que não estão “tão bonitas” e/ou estão perto da data de vencimento, mas podem ser consumidas de forma segura, em uma salada de frutas pronta para o consumo;
  • Laranjas que não estão visualmente bonitas, mas estão próprias para o consumo, podem virar suco de laranja;
  • Tomates podem virar molho de tomate caseiro;
  • Transforme folhas, hortaliças e demais ingredientes do setor em insumos e saladas prontos para o consumo.

Para saber mais sobre como evitar as perdas no seu hortifrúti, confira: Prevenção de perdas no hortifrúti: 7 dicas valiosas para seu varejo

4. Modernize-se e acompanhe as tendências de consumo do mercado

Para saber como montar um hortifruti, é importante compreender que as tendências de consumo estão sendo alteradas com frequência. E isso passa, também, pela forma a qual você irá organizar e montar o seu hortifrúti.

Os irrigadores nas hortaliças, por exemplo, passaram a ser utilizados por supermercados que desejam oferecer uma experiência melhor aos clientes e garantir que eles comprem produtos mais frescos. 

Além disso, a forma de expor os produtos do seu FLV faz toda a diferença para mostrar que o seu supermercado se importa com o setor e está disposto a criar um espaço ainda mais agradável para os consumidores.

Aliás, ainda falando sobre as tendências, atualmente, as gôndolas mais baixas, no estilo rústico de caixotes de madeiras, estão em alta nesse quesito. Baratas e ajudando a deixar o hortifrúti bem decorado, são funcionais para transportar, receber e guardar. 

Entretanto, vale sempre lembrar que essas tendências mudam com o passar do tempo. Por isso, o ideal é manter-se atualizado.

Assim sendo, lembre-se de estudar a concorrência e ouvir a opinião dos seus clientes sobre como você pode melhorar tanto o hortifrúti quanto os demais setores do seu supermercado.

5. Estude o mercado, mas use a criatividade!

Pois bem, conforme falamos acima: é muito importante estudar o mercado, conhecer a concorrência e as tendências. Entretanto, use a sua criatividade para tornar o seu hortifrúti melhor do que os demais. 

Lembre-se de que a partir da observação e do conhecimento das demais empresas você poderá desenvolver soluções criativas e que melhorem a experiência do seu público

6. Além de saber como montar um hortifrúti, faça ações para divulgar o setor 

Além de saber como montar um hortifrúti, é preciso garantir divulgá-lo. Por isso, faça postagens nas suas redes sociais enaltecendo o hortifrúti do seu supermercado, caprichando nas fotos e/ou vídeos que irão ilustrar as postagens. 

Além disso, fazer o “Dia da Feira” na sua loja e divulgar por todos os seus canais de comunicação também é uma ação excelente para aumentar a visibilidade do seu hortifrúti e o fluxo de pessoas na sua loja. 

Outra dica para ter ainda mais sucesso no seu hortifrúti é fazer campanhas segmentadas e exclusivas para clientes que costumam comprar insumos do setor, convidando-os para aproveitar as ofertas do seu supermercado. Também, coloque alguns itens estratégicos com descontos especiais para quem faz parte do Clube de Descontos, estimulando o cadastro de mais clientes no seu programa de benefícios.

Por fim, agora que você já sabe como montar um hortifrúti, é hora de ficar ainda mais por dentro do assunto e conferir a lista completa do que não pode faltar em um hortifrúti. Acesse o artigo e complemente ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]