Retenção de clientes

Como segmentar clientes de forma correta? Veja aqui

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Antes de iniciar qualquer estratégia comercial, é fundamental que a empresa, independentemente de seu nicho de atuação, conheça qual é o seu público-alvo. E a melhor maneira de se fazer isso é entender como segmentar clientes corretamente.

Esse tipo de segmentação traz informações fundamentais sobre o perfil do consumidor, como dados demográficos, sociais e econômicos, que serão a base norteadora para a elaboração de estratégias mais assertivas.

Acompanhe esse artigo e descubra a melhor maneira de segmentar clientes. Boa leitura!

Como segmentar clientes: antes construa sua base de clientes com um CRM

É um grande erro pensar que todas as pessoas possuem as mesmas necessidades, que estão dispostas a adquirir um produto ou serviço sem nenhum tipo de questionamento e que irão reagir uniformemente diante de uma mesma situação. Por isso saber como segmentar clientes da forma correta é tão importante!

Conseguir essas informações é um processo que requer esforço do time operacional de loja para o cadastramento de clientes. O que possibilita a análise de dados sobre seus potenciais clientes, bem como sobre os seus hábitos, comportamento, necessidades e contexto social.

Podemos citar duas razões principais pelas quais você deve segmentar clientes:

  • Ao realizar a divisão, você terá mais informações para atingir de forma efetiva segmentos específicos e poderá elaborar estratégias de marketing direcionadas a eles. As informações selecionadas apontarão qual o tom a ser utilizado em suas mensagens e o momento correto de comunicar e estabelecer um relacionamento com cada cliente;
  • Conseguir um feedback de seu público-alvo, o que com certeza facilitará a compreensão de suas necessidades e apontará as adaptações e melhorias necessárias ao seu produto, tornando-o mais efetivo e diferenciado.

Avalie corretamente as informações coletadas

Esse é um dos aspectos mais importantes ao se trabalhar com a segmentação do seu público. A partir da pesquisa feita, é preciso avaliar quais informações são realmente relevantes para o seu planejamento.

Veja alguns pontos básicos que devem ser analisados e que são comuns à maioria das estratégias de marketing:

  • Local: onde estão os seus clientes? Busque informações completas sobre o estado, a cidade e o bairro onde eles se encontram;
  • Gênero: homens e mulheres possuem particularidades e demandam uma abordagem diferente, contudo, se você não souber o gênero, não conseguirá direcionar esta abordagem de modo efetivo;
  • Idade: cada geração tem uma maneira única de se comunicar e interagir com as tecnologias, então, compreender a faixa etária de seus clientes é essencial para adequar a mensagem e os canais a serem utilizados;
  • Interesses: compreender quais são os interesses de seu público permite que você associe seu produto ou serviço, por exemplo, a um modo de vida saudável, gerando um aumento no valor percebido por seus clientes;
  • Renda: esse é o melhor indicador para apontar se o seu cliente possui o poder aquisitivo necessário para adquirir o seu produto.

Esses são as características genéricas, porém existem alguns outros pontos a serem observados, de acordo com o seu segmento de atuação.

Se for uma empresa no modelo B2B (business-to-business), por exemplo, você pode acrescentar informações referentes ao cargo, poder de decisão, tamanho da empresa, faturamento e setor de atuação.

Defina o perfil do cliente

Após a coleta de informações, é hora de cruzar os dados obtidos durante o cadastramento dos clientes para analisar qual o perfil médio do seu público consumidor.

É muito comum que, ao analisar os resultados, você perceba que existem mais de um tipo de perfil de cliente que é interessante para a sua empresa.

Nesses casos, você pode manter quantos perfis você julgar necessário. Contudo, lembre-se que para se comunicar com cada um deles de maneira eficiente, você deverá planejar uma estratégia diferenciada para cada um.

Com base nas dicas apresentadas, ficam cristalinos os benefícios de segmentar clientes para desenvolver estratégias de marketing e relacionamento mais efetivas e assertivas.

Essa prática será útil para que você se comunique da melhor maneira com a sua base de clientes, o que impactará positivamente a percepção da sua marca pelos consumidores.

Agora que você já sabe como segmentar clientes e a importância da segmentação, baixe o nosso Guia prático para fidelizar seus clientes e leve a sua empresa ao próximo nível!

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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