Marketing

5 motivos para você criar um calendário promocional na sua loja

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você ainda não tem um calendário promocional na sua loja, precisa começar a pensar nisso com urgência.

Planejar as suas ações com antecedência certamente pode te garantir mais efetividade e melhores resultados.

Além disso, analisar previamente o calendário pode contribuir para que você identifique oportunidades para vender mais na sua loja.

Em nosso post de hoje, você verá alguns motivos para criar o seu calendário promocional. Leia até o fim, porque temos uma ajuda especial para você.

Porque criar um calendário promocional?

Criar um calendário de ações é um dos principais pontos para a criação de um bom planejamento de vendas.

Isso acontece, pois é possível criar uma melhor estratégia de precificação, negociar com os fornecedores, fazer parcerias de ações, entre outras questões.

É importante lembrar que o calendário promocional serve como um direcionamento para a sua loja, então ele precisa estar de acordo com os seus objetivos.

Para isso, você pode fazer a decomposição de faturamento para identificar quais pontos da sua loja precisam melhorar. Assim, certamente você poderá criar um cronograma de ações mais efetivo e de acordo com suas pretensões.

Em resumo, um calendário promocional só traz benefícios para a sua loja. Ainda não está convencido? Confira cinco motivos para você criar um para sua loja.

1 – Melhorar o relacionamento com os clientes

calendario-promocional-do-varejo

Certamente você já sabe que um bom relacionamento com os seus clientes pode melhorar seus resultados. Por essa razão, trabalhar estratégias de retenção e fidelização é essencial para a sua loja.

No seu calendário de ações não podem ficar de fora ações que tenham esses objetivos. Fazer ofertas para vender mais produtos, com preços baixos, combos e brindes são importantes. Porém, ações de relacionamento servem como ações de venda indiretamente.

Isso acontece porque quanto mais fiel o cliente se torna ao seu supermercado, mais ele gasta e mais compras ele faz por mês. Além disso, o mais importante é que a sua loja será a primeira opção do consumidor.

Você pode selecionar datas específicas para aproximar o seu relacionamento com os clientes. Um dos exemplos é de datas comemorativas que buscam conscientizar a sociedade sobre problemas de saúde.

Ações de relacionamento podem ser das mais variadas. Você pode realizar um evento na sua loja, usar as redes sociais e prestar apoio a uma causa.

Essas são apenas algumas opções, mas o que realmente importa é você separar um espaço no seu calendário para relacionar com o seu cliente.

2 – Criar ações mais efetivas

promocao-de-supermercado

Um dos maiores desejos dos supermercadistas é fazer ações que tragam resultados melhores e se possível gastando menos. Com um calendário promocional isso é possível.

Por que uma ação pode ter melhores resultados se planejada antes? Pois, você pode analisar dados dos clientes, do mercado e do seu próprio negócio.

Isso exige tempo e se uma data já estiver no seu radar, você terá mais tempo para fazer esse trabalho. Após isso, você terá maior propriedade para escolher os produtos para a sua ação e para quais clientes vai mandar.

Além disso, poderá definir o melhor período e a precificação ideal para essa ação específica.

É importante lembrar que trabalhar com campanhas segmentadas pode trazer mais ganhos para sua loja. Por essa razão é tão importante analisar dos dados dos clientes.

Alguns supermercados têm colocado esse tipo de estratégia em prática e conseguido ótimos resultados com o envio de SMS. Veja alguns exemplos em nossa categoria de estudos de caso.

3 – Aproveitar oportunidades de mercado

calendario-de-acoes

Criar um calendário promocional do varejo pode te ajudar a identificar oportunidades que antes não foram exploradas.

Um dos exemplos são as datas comemorativas, mas não estamos falando das datas comerciais já conhecidas tradicionalmente.

Explorar datas com menor apelo comercial também pode trazer ótimos resultados para a sua loja. Um exemplo é o dia de Star Wars, que já foi trabalhado nas redes sociais de supermercados como Walmart Brasil.

É claro que você não vai focar apenas em datas comemorativas para fazer suas ofertas. Uma boa ideia é criar as suas próprias datas promocionais. Dessa forma você irá criar a cultura no cliente de que naquele período do mês, por exemplo, existem ofertas na sua loja.

Fazer isso sem planejamento certamente é muito complicado e o que é pior: pode não trazer os resultados esperados por conta do prazo curto para preparação.

As sazonalidades também são outros fatores que atingem os supermercados e podem ser bem diferentes para cada loja. Supermercados que ficam no litoral, por exemplo, certamente têm maior movimento durante o verão.

Como essa é uma questão muito particular, você pode analisar os seus dados de faturamento no seu software de gestão de clientes e identificar quais são esses períodos na sua loja.

Após isso, você terá uma nova oportunidade para inserir no seu cronograma de ações.

Vale lembrar que mesmo após a criação do seu calendário promocional ele pode ser alterado caso seja necessário. Se novas oportunidades surgirem ao decorrer do tempo não deixe de colocá-las no seu planejamento.

4 – Melhora na operação da loja

calendario-do-varejo

Ter um planejamento das ações durante o ano pode contribuir muito para a operação da sua loja.

Um dos pontos que ele pode melhorar é o controle do seu estoque. De nada irá adiantar planejar uma boa ação, mas os produtos estarem em falta, por exemplo. Dessa forma a ação pode ter o resultado oposto ao desejado.

É interessante que quando você definir as datas que serão usadas já pensar em alguns produtos-chave que farão parte da ação. Assim, você pode realizar a compra dos itens antecipadamente e estar preparado para o período da ação.

Outra questão que pode ser beneficiada pelo planejamento é o próprio setor comercial do seu supermercado.

Com as ações definidas previamente eles podem melhorar as negociações com os fornecedores e firmar parcerias com a indústria, por exemplo.

Dessa forma você pode conseguir preços melhores para a compra dos produtos para a sua loja. Como consequência, você poderá repassar um desconto maior para os seus clientes ou melhorar sua margem.

5 – Previsibilidade financeira

calendario-promocional-de-marketing

Um calendário de ações lida diretamente com a questão financeira de um supermercado. Como foi falado no tópico anterior, você consegue melhorar as negociações e gerir melhor o seu estoque.

Financeiramente falando a sua loja também pode ter benefícios, principalmente no que diz respeito à previsibilidade.

Com as datas bem definidas você terá consciência sobre os seus investimentos e em quais períodos eles serão feitos. Além disso, saberá quando a ação tem foco em vendas, o que pode trazer ganhos para a empresa.

Com isso definido, você pode estimar a sua verba para investimentos em marketing, por exemplo. Em uma data você vai usar SMS, em outra distribuir encartes, ambas em outra oportunidade se necessário.

Com esse calendário promocional definido certamente você terá maior tranquilidade para gerir as finanças do seu supermercado e trazer os resultados esperados.

São muitos benefícios não é mesmo? A sua loja só tem a ganhar ao adotar essa prática e certamente é isso que você deseja.

Como falamos no início temos um presente para você! Desenvolvemos um calendário promocional para supermercados que você pode baixar gratuitamente nesse link. Ele já tem mapeado várias datas que podem ser trabalhadas no seu supermercado e ainda link para posts com ideias de como trabalhar essas ações. Comece já a aproveitar na sua loja.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment