SUMÁRIO


Por em 29 de agosto de 2023

Carne suína em alta: 10 dicas para lucrar mais com cortes suínos!

Você sabia que o consumo de carne suína está em alta? Isso mesmo! 

A procura pelos cortes suínos no primeiro semestre de 2022 bateu um recorde histórico no Brasil. Aliás, para se ter uma ideia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados pela Gazeta do Povo, foram consumidos, em média, 18 kg per capita entre janeiro e junho de 2022. 

A quantidade representa quase um quilo a mais do que o registrado no mesmo período de 2021 (16,9 kg).

E em 2023 a procura pelos cortes de carne suína continua em alta. 

De acordo com pesquisa feita pela Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, e divulgados pela SA Varejo, o consumo de carne bovina diminuiu – enquanto o de carne suína aumentou. 

Em 2021, os cortes bovinos ocupavam 43,1% do share de ocasiões, em 2022 houve uma queda, chegando a 40,5% e, atualmente está com 39%. 

Ao mesmo tempo, o consumo de carne suína aumentou, passando de 4,6% do share em 2021, para 7,6% em 2022 e alcançando 9,1% em 2023.

Para o seu supermercado, essa é uma oportunidade de aumentar a variedade nos cortes suínos e, também, criar ações e campanhas voltadas para essa categoria específica do seu açougue. 

Então, que tal conferir algumas dicas para vender mais cortes suínos no seu varejo? 

Quais são as carnes suínas?

Existem diversos tipos de cortes de carne suína. E eles podem ser usados para receitas variadas. Conheça os principais:

  • Bisteca
  • Barriga de porco
  • Filé mignon
  • Costelinha
  • Pernil
  • Fraldinha
  • Picanha
  • Suã
  • Paleta
  • Coxão duro
  • Copa lombo
  • Pés e orelhas. 

Qual a diferença de carne suína para carne bovina?

A carne suína e a carne bovina diferem em alguns aspectos, como sabor, textura e composição nutricional. Em geral, a carne suína tem um teor de gordura mais baixo do que a carne bovina. Alguns cortes suínos (como o lombo e o mignon), são considerados magros, e, além disso, são ricos em ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. 

Por que a carne suína é a mais consumida no mundo?

A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida no mundo devido à sua versatilidade, sabor e disponibilidade. Ela pode ser grelhada, assada, cozida, frita, defumada e usada em processados, como salsichas e presuntos. Além disso, costuma ter um preço mais acessível quando comparada a outras carnes, tornando-a uma opção mais em conta.

10 dicas para seu supermercado vender mais carne suína

Pois bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre carne suína, que tal conferir dicas para aumentar a venda desses cortes no seu supermercado? Então, veja abaixo 10 sugestões que vão te ajudar:

1. Ofereça uma boa variedade de cortes suínos

Certifique-se de oferecer uma variedade de cortes de carne suína, por exemplo: costeletas, lombinho, pernil, paleta, pancetta, mignon, barriga de porco – e todos aqueles outros cortes que citamos acima aqui no texto. A variedade de cortes atrai clientes com diferentes preferências culinárias. Então, capriche!

2. Faça promoções e descontos esses produtos

Crie promoções especiais e ofereça descontos para incentivar os clientes a comprarem carne suína. 

É possível, por exemplo, acrescentar cortes de carne suína no seu clube de descontos, estimulando o cadastro de mais clientes no clube, ao mesmo tempo em que você aumenta a venda desses produtos.

Além disso, você pode fazer ações de “leve X corte suíno e ganhe desconto em X cerveja”, por exemplo, aumentando o valor das suas promoções e, ao mesmo tempo, criando uma relação com a indústria responsável pela cerveja. 

– Confira: 7 dicas para criar promoções que vendem mais no supermercado 

3. Ofereça receitas e dicas de preparo de carne suína 

Disponibilize receitas e dicas de preparo de pratos com carne suína para os clientes. Isso pode ser feito por meio de folhetos, cartazes no corredor de carnes, nas embalagens dos produtos, encartes físicos e digitais e, também, nas suas redes sociais e demais canais de comunicação, como WhatsApp, site, aplicativo, blog, entre outros.

Mostre como a carne suína pode ser versátil e saborosa em diferentes pratos – e, é claro, lembre o seu cliente de que ele encontra todos os ingredientes necessários para a receita na sua loja. 

4. Faça ações de degustação de carne suína

Quer atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas de carne suína? Então organize eventos de degustação ou ofereça amostras gratuitas deste produto para os clientes. Isso permite que eles experimentem o sabor e a qualidade da carne, aumentando as chances de compra. 

Para ter sucesso nessa ação, lembre-se de divulgá-la bem e com antecedência, garantindo que o público esteja por dentro da degustação. Também, busque patrocinadores/parceiros que queiram estar presente no evento, agregando valor para a sua marca.

5. Destaque a qualidade e origem 

Informe os clientes sobre a qualidade da carne suína que você vende. Assim sendo, destaque a origem dos produtos, como porcos criados em fazendas locais, alimentados de forma saudável e criados em condições adequadas. Isso é importante porque muitos consumidores valorizam produtos de qualidade e com origem conhecida.

6. Faça parcerias com fornecedores

Estabeleça parcerias com fornecedores de carne suína confiáveis e de qualidade. Isso porque essa é uma forma de garantir um suprimento consistente de produtos frescos e ajuda a construir uma reputação positiva para o supermercado. 

Ademais, são esses fornecedores que podem abraçar a sua ideia da degustação de produtos, por exemplo, e encontrarem na sua loja uma forma de aumentarem a divulgação dos seus produtos, tornando-os mais conhecidos pelo público. 

7. Crie uma exposição adequada das carnes suínas

Certifique-se de que a seção de carne suína seja bem organizada e visualmente atraente. Use etiquetas claras e descritivas para identificar os diferentes cortes e suas características. Por fim, mantenha a área limpa e bem refrigerada, preservando a qualidade e a frescura dos alimentos.

8. Use seus canais de comunicação para divulgar os cortes suínos

Utilize diferentes canais de comunicação para informar os clientes sobre os produtos de carne suína disponíveis no supermercado.

Dessa forma, isso pode incluir postagens e anúncios em mídias sociais, envio de e-mails promocionais, SMS e WhatsApp focando nesses cortes, banners nas lojas e até mesmo parcerias com influenciadores ou chefs locais, entre outros.

– Veja também: 5 influenciadores digitais do varejo para você acompanhar 

9. Valorize a sustentabilidade

Destaque os esforços do supermercado em relação à sustentabilidade, como a escolha de fornecedores que seguem práticas sustentáveis de criação de suínos. Isso pode atrair clientes que se preocupam com o impacto ambiental e com o bem-estar animal – e essa é uma grande parcela do público atual.

– Complemente a leitura com: 9 ações para promover a sustentabilidade no supermercado 

10. Treine sua equipe

Por último, mas não menos importante, garanta que sua equipe esteja bem informada sobre os cortes suínos disponíveis, suas características, origem e forma adequada de preparo. Eles devem ser capazes de responder às perguntas dos clientes e oferecer sugestões e recomendações.

Além disso, especialmente no açougue, conte com um profissional que ofereça um atendimento qualificado, que realmente faça a diferença na experiência de compra do cliente e seja um dos motivos pelos quais ele volte a comprar na sua loja.

Inclusive, que tal conferir outras boas dicas específicas para vender mais (tanto carne suína quanto todos os outros cortes) no seu açougue? Acesse: 13 dicas infalíveis para inovar e aumentar as vendas no açougue 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]