SUMÁRIO


Por em 22 de abril de 2024

Tendências de customer experience em 2024 para o varejo

Estamos passando por um momento em que gerar uma boa experiência ao consumidor é cada vez mais importante. Por isso, colocar em prática ações que de customer experience é essencial para supermercados que buscam se diferenciar da concorrência, atrair e fidelizar os seus clientes.

Vale lembrar que gerar uma experiência positiva ao cliente é o ponto de partida para construir relacionamentos sólidos e duradouros com eles. Desde o primeiro contato com a marca até o pós-vendas, cada interação é uma oportunidade de criar conexões significativas com o seu público.

Mas afinal, quais são as tendências de customer experience em 2024? E como colocá-las em prática? É sobre isso que falaremos aqui. Acompanhe!

Principais tendências de customer experience para 2024

Conforme o Relatório anual da Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente, o CX Trends 2024, alguns dos principais pilares importantes para gerar uma boa experiência ao consumidor são:

  • Utilização de artificial (IA) e experiências inteligentes;
  • Cuidado com a segurança e privacidade dos clientes;
  • Gerar experiências imersivas.
  • Personalização na comunicação.

Abaixo vamos explicar melhor essas tendências.

Tendências de customer experience para colocar em prática no seu varejo

Inteligência Artificial (IA)

A IA continua a revolucionar a experiência do cliente, permitindo personalização em larga escala e automação de processos. Desta forma, no varejo de supermercados, ela pode ser aplicada para recomendar produtos com base nas preferências do cliente, otimizar a gestão de estoque e até mesmo prever padrões de compra.

– Acesse: IA no varejo: 6 benefícios da inteligência artificial em supermercados

Instantaneidade é uma grande tendência de customer experience

Os consumidores esperam respostas rápidas e soluções instantâneas para suas necessidades. Assim, no novo varejo de supermercados, isso se traduz em serviços de entrega rápida, checkouts sem atrito, aceitar diversas formas de pagamento e comunicação ágil com o cliente em todas as etapas da jornada de compra.

Entretanto, é sempre importante ressaltar a importância de garantir qualidade, humanização e personalização nesses atendimentos, mesmo que feitos de maneira automatizada.

Privacidade e segurança

A preocupação com a privacidade dos dados dos clientes continua a crescer e é uma tendência essencial de customer experience. Dessa forma é preciso garantir a segurança e a proteção das informações pessoais dos clientes, seja durante a navegação online, no processo de compra ou na participação em programas de fidelidade.

– Para saber mais sobre o assunto, acesse: Deixe o seu varejo de acordo com a LGPD

Personalização

A personalização continua em alta. Para comprovar isso, a pesquisa promovida pela Opinion Box junto à Dito revela que 72% dos entrevistados desejam ser reconhecidos como indivíduos únicos pelas marcas com quem se relacionam. Além disso, deste total, 73% dão preferência para empresas com experiências personalizadas no momento de fechar negócios.

Imersão é importante para gerar uma boa customer experience

A imersão é uma tendência crescente em customer experience, com marcas buscando criar experiências memoráveis e envolventes para seus clientes. Assim sendo, nos supermercados, isso pode incluir desde a criação de ambientes de loja atraentes e acolhedores, até o uso de tecnologias de realidade aumentada para enriquecer a experiência de compra.

Ações de customer experience para aplicar nos ambientes digitais e físicos do seu supermercado

No ambiente online:

  • Personalize a experiência do cliente com recomendações de produtos por meio de softwares de gestão de clientes que usem IA;
  • Utilize chatbots para oferecer suporte instantâneo e resolver dúvidas dos clientes;
  • Garanta a segurança dos dados dos clientes durante todo o processo de compra

No ambiente offline:

  • Crie ambientes de loja atraentes para proporcionar uma experiência positiva;
  • Treine sua equipe para oferecer um atendimento excepcional e personalizado;
  • Utilize tecnologias de imersão, como degustações e eventos temáticos, para cativar os clientes e incentivá-los a retornar à loja.

Como você pode ver, as tendências de customer experience estão transformando a maneira como os consumidores interagem com as marcas. Então, que tal garantir que o seu varejo de supermercado acompanhe essas novidades, atenda às demandas dos clientes e se destaque da concorrência?

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Daniela Hendler