Por em 13 de outubro de 2021
Como administrar um supermercado? Veja 8 dicas!
Precisa de dicas para saber como administrar um supermercado de forma mais eficiente? Então você está no lugar certo!
Sabemos que fazer toda a administração e gestão de um empreendimento varejista não é fácil.
Entretanto, destinando a sua energia e seu tempo para o foco certo, utilizando as ferramentas adequadas, contando com um bom time e, buscando de forma incessante por novos aprendizados, essa jornada se torna mais vitoriosa
Ademais, é para dar boas sugestões que vão te ajudar a administrar um supermercado com maestria que preparamos esse artigo. Acompanhe!
– Você também pode complementar a leitura e aprendizado acessando o conteúdo a seguir: Como gerenciar um supermercado de pequeno porte?
8 dicas para administrar um supermercado de sucesso
1. Tenha uma equipe formada por pessoas que você confia
O primeiro passo para ter sucesso na hora de administrar um supermercado é estar rodeado por pessoas que também queiram alcançar o sucesso junto contigo.
Assim, é essencial que você tenha uma equipe qualificada, engajada, bem treinada e pró-ativa trabalhando no seu supermercado.
Por isso, faça um bom processo seletivo antes de contratar os profissionais e lembre-se de que é necessário que você confie em cada um dos integrantes do seu time. Afinal, somente assim se sentirá seguro ao delegar tarefas para eles.
Ademais, saiba que saber delegar as tarefas é uma ação importantíssima para você ter sucesso na hora de administrar um supermercado. Isso fará com que você evite o acúmulo de funções e, dessa forma, possa prestar mais atenção nas suas demandas.
E o que fazer para ter uma boa equipe na sua loja? Pois bem:
- Invista em reciclagens e treinamentos de forma constante, de modo que isso faça parte da sua cultura organizacional;
- Crie campanhas internas e mantenha os seus colaboradores motivados;
- Mantenha o diálogo sempre aberto com os profissionais. Incentive o feedback, as críticas, as sugestões e os elogios da sua equipe. Eles devem se sentir ouvidos e valorizados pela sua empresa;
- Deixe claro que cada pessoa tem um papel essencial para o sucesso do seu supermercado. Um atendimento extraordinário oferecido por um vendedor pode ser o fator decisivo que fará o cliente voltar a comprar na sua loja.
2. Use ferramentas tecnológicas que te ajudem a fazer uma melhor gestão do seu supermercado
A tecnologia, quando bem utilizada, pode ser a sua maior aliada na hora de administrar um supermercado.
Te ajudando a poupar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que traz mais resultados e ajuda a estreitar o seu relacionamento com o público, ela oferece ferramentas diversas que você pode aplicar na sua gestão.
Algumas dessas ferramentas que você pode conhecer e passar a utilizar para administrar melhor o seu varejo são:
- A ferramenta de Gestão de Comportamento de Cliente (CBM, a evolução do CRM), da Mercafacil. Ela é ideal para você conhecer o comportamento de compra dos seus clientes e, a partir dos dados oferecidos pela plataforma, você poderá se comunicar de forma muito mais assertiva com os seus consumidores.
- Ferramentas que ajudem na precificação dos produtos do seu supermercado, garantindo que eles estejam de acordo com o que é esperado pelos seus clientes.
- Sistemas inteligentes de caixa, que deixem o processo do pagamento mais ágil e que já seja integrado com o Clube de Descontos do seu supermercado, caso você tenha um, entre outros.
Além disso, lembre-se que a digitalização do varejo veio para ficar. Dessa forma, a tecnologia é a sua grande parceira. Basta você saber como tirar o máximo proveito dessas novidades desenvolvidas para o mercado.
Acompanhe as tendências, participe de eventos do setor, leia sobre o assunto, pesquise sobre a sua concorrência e não fique para trás.
– Confira: Investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo
3. Para administrar um supermercado de sucesso, invista em conhecimento constante
Conforme acabamos de citar, para administrar um supermercado de sucesso é muito importante que você acompanhe as tendências do setor.
Isso porque não apenas o mercado está mudando, mas também o comportamento dos clientes está sendo alterado a cada dia que passa. E cabe a você, como empreendedor, compreender essas mudanças no comportamento do público para adequar-se a elas.
E como fazer isso? Investindo em conhecimento constante, tanto para você, quanto para sua equipe.
É fato que, quem não se adequa às tendências, acaba sendo deixado para trás e superado pela concorrência. E engana-se quem pensa que somente os grandes supermercados precisam se adaptar.
Muito pelo contrário! É importante que os varejos de bairro também sigam essas tendências. Assim, aproveite o fácil acesso à internet para fazer cursos e ler sobre assuntos relevantes para o sucesso do seu negócio. Compre livros, participe de feiras de supermercados, esteja em contato com outras pessoas do setor, entre outros.
Lembre-se que sempre há o que aprender.
4. Garanta que o seu PDV esteja sempre limpo, organizado e receptivo para os clientes
Quem está em busca do sucesso ao administrar um supermercado pode achar essa dica óbvia. Mas acredite: o óbvio também é importante e precisa ser dito – e reforçado!
Dessa forma, para você alcançar bons resultados no seu PDV, dedique-se para garantir que a sua loja esteja sempre bem apresentável.
Ela deve ser convidativa e gerar uma experiência positiva aos seus clientes. Afinal, os preços e valores dos produtos variam com o tempo, mas a experiência que você faz o seu consumidor sentir permanece com ele.
Assim sendo, se ele tem uma má impressão ao visitar o seu varejo, é possível que ele não volte a fazer compras lá. Evite essa questão e invista em melhorias para manter a sua loja sempre impecável.
Como fazer isso?
- Cuidando com a disposição dos produtos, deixando os fáceis de serem encontrados e com os rótulos sempre virados para frente;
- Aposte em uma iluminação e em uma decoração que valorizem o seu negócio;
- Faça uma boa comunicação visual em toda a loja;
- Mantenha as prateleiras e corredores limpos e em ordem, entre outros.
Se coloque no lugar do seu cliente e pense o que você gostaria de encontrar ao ir até um supermercado.
5. Tenha um cuidado especial na hora de comprar e gerenciar as mercadorias
Para administrar um supermercado de sucesso é importante garantir que a sua loja ofereça bons produtos aos seus clientes.
Por isso, tenha atenção em todas as etapas na hora de definir o que entra na sua loja.
Uma boa dica está relacionada com as compras para o seu mix de produtos. Ofereça variedade e qualidade na sua loja. Garanta que todos os seus clientes encontrem aquilo que eles desejam no PDV.
Algo que pode ser bem visto por uma parcela do público é o seu varejo oferecer produtos para pessoas com restrições alimentares. Itens sem lactose, diet, light, sem açúcar e, também, orgânicos, veganos ou vegetarianos podem ser os responsáveis por fazerem os clientes voltarem a comprar na sua loja.
E, para garantir um bom mix de produtos, pode ser importante que você crie uma boa relação com a indústria e fornecedores. Afinal, as mercadorias são fornecidas por eles, não é mesmo?
Outro cuidado que deve ser tomado na compra e na gestão das mercadorias é a atenção que você deve dar à validade dos itens, evitando comercializar produtos que estejam vencidos e possam trazer danos aos clientes.
6. Crie um planejamento estratégico de marketing com ações a serem feitas ao longo do ano
Quem não é visto, não é lembrado, certo?
Por isso, se você quer administrar um supermercado com êxito, faça a sua marca ser vista e lembrada.
Entretanto, como fazer isso? Pois bem, fazendo um bom planejamento de marketing e criando ações assertivas para o seu supermercado.
Ademais, lembre-se de que administrar um supermercado vai além de manter a sua loja funcionando corretamente. Isso porque a administração também envolve as ações que visam atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes.
Essas ações podem envolver diversos canais de comunicação e relacionamento e, também, devem ser sazonais e durar o ano todo. Afinal, o seu varejo quer ter clientes durante os 365 dias, não é mesmo?
Por isso, criar e seguir um calendário promocional, assim como conhecer e explorar diversos canais de comunicação (desde SMS e WhatsApp, passando por redes sociais, rádio, outdoor, entre outros), pode ser de extrema relevância para o seu varejo ter boas vendas o ano todo.
7. Controle o seu fluxo de caixa
Outro ponto fundamental para você administrar um supermercado e ser bem sucedido está relacionado com o controle do seu fluxo de caixa. Afinal, fluxo de caixa é quase a alma de qualquer negócio.
Esta é a área responsável por cuidar do dinheiro que entra e do dinheiro que sai do seu empreendimento. Por isso mesmo, a sobrevivência do seu negócio está diretamente relacionada a ela.
Dessa forma, garanta que você tem um excelente conhecimento e controle sobre o seu fluxo de caixa. Isso te auxiliará a fazer melhores negociações com a indústria e, também, a manter a saúde financeira do seu supermercado.
8. Para administrar um supermercado, comece fazendo o “básico” bem feito
Por último, mas não menos importante, uma dica essencial para saber como administrar um supermercado é: garanta que o básico esteja sendo bem feito em todos os setores.
É a partir disso que você poderá incrementar novidades, pensar em ações que “saiam da caixinha” e surpreendam o seu cliente.
Entretanto, saiba que o “básico”, tratando-se da administração de um supermercado, já é algo que toma bastante tempo, exige muita dedicação, conhecimento e esforço.
Para fazer o básico é essencial:
- Garantir que o seu controle financeiro está em dia;
- Ter uma equipe qualificada em todos os setores;
- Deixar o seu PDV organizado, garantindo que ele seja um lugar no qual os seus clientes querem estar;
- Comunicar-se com os seus consumidores de forma adequada por todos os canais, seja na loja física ou em suas redes sociais, entre outros.
Fazer o básico bem feito é o primeiro passo para você ter sucesso com a sua loja. Mas, para se destacar em meio a um mercado tão concorrido, você precisará ir além.
E é para te ajudar a ir além que a Mercafacil pode ser uma boa escolha para o seu varejo.
A Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) oferecida pela startup pode representar uma verdadeira revolução para o sucesso do seu negócio.
Ademais, dentre as diversas ferramentas oferecidas pela empresa, ela agora também desenvolveu uma inteligência artificial própria, a mar.ia, que pode te ajudar a prever o que comprar em um período de tempo próximo.
De forma resumida, a mar.ia responde ao varejista de forma precisa uma pergunta muito importante “Quando vou vender?”.
– Vem saber mais sobre a mar.ia e surpreenda-se: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia
É hora de colocar em prática as nossas dicas para administrar um supermercado!
Enfim, agora que você já sabe mais sobre como fazer a gestão e como administrar um supermercado com êxito, que tal começar a colocar em prática as nossas sugestões? E é claro, se precisar de auxílio profissional nessa missão, entre em contato com a Mercafacil e comece a traçar hoje mesmo o seu caminho para o sucesso!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]