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4 tendências de marketing digital para supermercados apostarem em 2021

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Você sabe quais são as principais tendências de marketing digital para supermercados previstas para 2021?

A esta altura, você já deve ter compreendido a importância de contar com um marketing digital afiado, por dentro das novidades de mercado e, mais importante… Que traga resultados mensuráveis para o seu negócio. Certo?

E foi pensando nisso que nós selecionamos para você tópicos relevantes, que podem te ajudar a dar um norte para este ano.

Para isso, utilizamos uma pesquisa popular realizada pela Deloitte e demais fontes referências no mercado. Assim, compilamos as ideias e chegamos a 4 tendências de marketing digital para supermercados que podem fazer toda a diferença para o seu negócio crescer em 2021. Confira!

4 tendências de marketing digital para supermercados terem sucesso em 2021

1. Marketing feito “dentro de casa”

Vamos começar esse tópico sobre as tendências de marketing digital para supermercados ressaltando que é claro que existe muito espaço para agências especializadas. Também, elas continuarão existindo e podem desempenhar um excelente papel para o seu varejo.

Inclusive, em alguns casos – normalmente tratando-se de redes de supermercados maiores – é possível fazer uma mescla entre agência e profissionais “de casa”.

Entretanto, uma das tendências que ganha cada vez mais espaço é a de contar com profissionais de marketing internos. Ou seja, que sejam efetivamente funcionários do seu supermercado.

Alguns dos fatores que proporcionam essa mudança estão relacionados com o profissional “de casa” ter um maior conhecimento sobre a sua marca.

Afinal, ele está ali todos os dias, sabe quem são os clientes, o que vale a pena ser documentado e, também, poderá observar, registrar e postar situações espontâneas que acontecem no cotidiano. Isso tudo aumenta a proximidade da marca com o público.

Além disso, essa é uma estratégia que pode representar mais agilidade nos materiais e um menor custo financeiro para o seu supermercado.

2. Chatbot (assistente virtual) veio para ficar e é uma das tendências de marketing digital para supermercados

De acordo com dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – 2020, a quantidade de chatbots/robôs de conversação desenvolvidos pelas empresas que atuam nessa área no Brasil aumentou 68% em um ano, passando de 60 mil em 2019 para 101 mil em 2020.

Ou seja, o chatbot é uma tendência que já se tornou realidade, mas continua em franco crescimento. Proporcionando conversas cada vez mais naturais, essa ferramenta pode ser uma excelente aliada para:

  • Aumentar a eficiência do seu varejo, já que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, sem que haja a necessidade de intervenção humana
  • Resolver questões simples de maneira ágil – como horário de funcionamento, envio de encartes, informações a cerca de inaugurações, endereço das lojas, formas de pagamento aceitas pelo supermercado, entre outros
  • Coletar dados valiosos dos clientes
  • Disponibilizar avaliações para serem feitas – tanto do atendimento via chatbot quanto de demais setores da sua loja
  • Gerar uma experiência positiva para os consumidores

Ademais, vale lembrar que o chatbot pode ser implementado por redes varejistas de todos os tamanhos. Afinal, não existem limitações para essa solução tecnológica.

Na Mercafacil nós oferecemos essa solução para os nossos clientes e, abaixo, você confere um exemplo de como o chat funciona na prática ao interagir com o usuário: 

Chatbot Mercafacil

3. O poder das redes sociais que engajam e vendem

Outra das tendências de marketing digital para supermercados que veio para ficar está relacionada com as redes sociais. Essas mídias são importantes para a proximidade com os seguidores mas, além disso, também podem ser poderosas aliadas nas vendas.

E não estamos falando apenas das vendas online realizadas por essas plataformas, apesar de elas também fazerem parte dessa estratégia. Mas também, estamos ressaltando o papel que as mídias digitais têm na digitalização do varejo e de promover uma facilidade na jornada figital (física + digital). Ou seja:

  • Seguidores das redes sociais que veem conteúdos e/ou produtos postados nas redes sociais e vão até a loja para comprá-los
  • Clientes que vão até a loja física e, durante as compras, utilizam as redes sociais para verificar as promoções/fazer pesquisas de preço
  • Consumidores que fazem compras via canais online, como o whatsapp, aplicativo, site ou redes sociais, mas decidem buscar as compras na loja, entre outros.

Ou seja, além de as redes sociais poderem ser utilizadas efetivamente como um canal de vendas, elas também desempenham esses outros importantes papéis para o seu supermercado.

A compra pode, ou não, ser concluída por meio das ferramentas das redes sociais. Não é exatamente esse o ponto. O ponto é: é muito importante o seu varejo ter perfis nas mídias sociais que engajam, aproximam o relacionamento, geram mais possibilidades de vendas e, assim, aumentam o faturamento do seu negócio.

4. Personalização na comunicação é outra das tendências de marketing digital para supermercados

A personalização também é outra das tendências de marketing digital para supermercados que veio forte nos últimos tempos. Por personalização, queremos ressaltar a importância de o seu supermercado saber muito bem com quem está se comunicando. 

Essa estratégia de personalização permite que as empresas entreguem um conteúdo individualizado aos destinatários. E isso é feito por meio da coleta e análise de dados obtidos através de tecnologias de automação. 

Utilizando plataformas completas, seu varejo entrega a mensagem/oferta certa, para o cliente certo, na hora certa, pelo canal ideal. Esse cuidado é cada vez mais valorizado pelo consumidor e, também, é extremamente positivo para a sua marca. 

Isso acontece porque a personalização da comunicação garante:

  • Uma melhor experiência ao seu consumidor – já que ele recebe mensagens/ofertas que considera relevante.
  • Melhores resultados para o seu negócio – já que suas ações de comunicação passam a ser mais assertivas e trazem melhores taxas de sucesso.

Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre o CBM, a ferramenta da Mercafacil que é a evolução do CRM. Quem sabe, o CBM pode ser a solução ideal para você compreender melhor o comportamento dos seus clientes e transformar esses insights em ações lucrativas.

Compreendendo e aplicando as tendências de marketing digital para supermercados

Pois bem, gostou de conhecer um pouco mais sobre algumas das principais tendências de marketing digital para supermercados que chegaram com tudo para 2021? Já está aplicando alguma delas no seu varejo? Deixe aqui seu comentário!

E claro, se você estiver em busca de utilizar uma ferramenta completa para conhecer de vez os hábitos de compras do seu cliente, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas para o seu varejo.

Hoje, mais de 1400 lojas ao redor do país já contam com o CBM da Mercafacil em sua estratégia. Que tal passar a ter essa plataforma trabalhando a seu favor também?

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

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