SUMÁRIO


Por em 15 de abril de 2024

6 estratégias para prevenção de perdas no varejo

Ter cuidado com a prevenção de perdas no seu supermercado é uma ação de extrema importância. Afinal, o excesso de desperdício pode prejudicar a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio.

Assim sendo, existem algumas estratégias que o supermercado pode colocar em prática para minimizar os danos. Aqui, falaremos um pouco sobre elas e, também, citar o contexto das perdas e desperdícios nos varejos do Brasil. Acompanhe!

Dados sobre perdas no varejo alimentar brasileiro

Conforme a Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, conduzida pela KPMG e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) a partir de entrevistas com 192 empresas, em 2022, o índice de perdas médio aumentou 22,31% em relação a 2021, alcançando um total de R$ 31,7 bilhões.

Dessa forma, enquanto em 2021 o índice de perdas em supermercados era de 2,15%, em 2022 subiu para 2,37%. Alguns dos principais motivos causadores desse percentual são questões que envolvem produtos perecíveis, validade vencida e aumento nos furtos.

Além disso, também é possível citar outras questões, como o armazenamento inadequado, a má refrigeração e até mesmo o esquecimento do produto no estoque, gerando o desperdício.

Pensando nisso, é essencial implementar estratégias eficazes de prevenção de perdas. Confira algumas ações que podem te ajudar:

6 dicas para a prevenção de perdas no seu supermercado

1. Faça um planejamento completo e a gestão adequada do estoque

Um planejamento cuidadoso e uma análise detalhada do estoque são fundamentais para identificar áreas de risco e oportunidades de melhoria. Assim sendo, mantenha um registro preciso do inventário, monitore as tendências de demanda e ajuste os níveis de estoque conforme necessário para evitar excessos e escassez.

Para isso, você pode implementar sistemas de gestão de estoque que vão te ajudar a garantir esse controle mais preciso e, também, a reposição oportuna de produtos. Além disso, realize auditorias periódicas para identificar áreas de fraqueza e implemente medidas corretivas para reduzir perdas operacionais.

2. Faça o controle de validade e o gerenciamento de produtos perecíveis

O gerenciamento eficaz da validade dos produtos é crucial para evitar perdas de itens vencidos. Dessa forma, implemente sistemas para monitorar as datas de validade, organize o estoque conforme o princípio FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) e adote estratégias de precificação para promover a venda de produtos próximos ao vencimento.

– Você também pode se interessar por: 6 ações para seu varejo lucrar com itens próximos da data de validade

3. Capacite os colaboradores para que eles também atuem na prevenção de perdas

Capacite regularmente sua equipe sobre as melhores práticas de prevenção de perdas. Para isso, compartilhe informações e treinamentos relevantes ao seu time em que você fale sobre os sinais de possíveis fraudes ou furtos, ensine técnicas de manuseio seguro de produtos e incentive a comunicação proativa em caso de problemas.

4. Faça parcerias estratégicas com fornecedores

Outra boa estratégia para a prevenção de perdas no seu supermercado é fortalecer a parceria com seus fornecedores. Isso porque eles são uma peça chave para garantir a qualidade e a pontualidade das entregas, reduzindo o risco de perdas devido a produtos danificados ou atrasos na reposição. Aliás, para saber mais sobre o assunto, acesse: Entenda a importância de manter bom relacionamento com fornecedores.

5. Invista em segurança para prevenir furtos e quebras

Investir em segurança física e medidas de prevenção de furtos pode ajudar a minimizar as perdas causadas por atividades criminosas. Para isso, instale sistemas de vigilância por vídeo, treine a equipe para identificar comportamentos suspeitos e implemente medidas de controle de acesso para proteger áreas sensíveis do estabelecimento.

6. Use a tecnologia como sua grande aliada na prevenção de perdas

A tecnologia pode ser uma aliada poderosa na prevenção de perdas. Isso porque existem diversas ferramentas que te auxiliam a manter um melhor controle sobre o seu supermercado como um todo – inclusive, é claro, na manutenção de estoque e prevenção de perdas.

Assim sendo, considere investir em sistemas de gestão de estoque automatizados, softwares de análise de dados e dispositivos de monitoramento em tempo real para identificar rapidamente áreas de risco e implementar medidas corretivas.

O quanto antes você conseguir identificar possíveis falhas, antes poderá corrigi-las. Hoje, existem até mesmo ferramentas enriquecidas com inteligência artificial, que ajudam a prever demandas futuras e, dessa forma, você pode preparar-se com antecedência para garantir que o seu estoque esteja adequado para a demanda.

Agora você já conhece boas estratégias para a prevenção de perdas no varejo. Mas, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Acesse: Prevenção de perdas no hortifrúti: 7 dicas valiosas para seu supermercado e coloque em prática outras ações que podem te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

Daniela Hendler