SUMÁRIO


Por em 30 de setembro de 2021

Quer vender mais na Black Friday no seu varejo? Veja 4 dicas!

Se você está em busca de dicas para vender mais na Black Friday e aproveitar essa data tão importante do comércio para:

  • Alavancar o seu faturamento;
  • Fazer uma campanha inesquecível que vai dar o que falar e será lembrada pelos seus consumidores até a próxima Black Friday;
  • Reativar clientes inativos;
  • Aproximar o relacionamento com os seus compradores mais fiéis, e muito mais… 

Você está no lugar certo!

Preparamos excelentes dicas para você vender mais na Black Friday e fazer com que essa data dure muito mais do que um só dia. Acompanhe! 

Quando é a Black Friday 2021 e quais são as expectativas do comércio para a data?

Como de costume, a Black Friday será celebrada na última sexta-feira de novembro. Em 2021, essa data acontecerá no dia 26/11.

Para o comércio, esse grande dia de promoções pode representar um grande aumento no faturamento, já que os consumidores aguardam ansiosamente por essa data. 

Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday de 2021

Mas, como fazer para ter sucesso e vender mais na Black Friday, já que é esperado que todas lojas façam campanhas para a data? 

Uma boa dica é: conheça o perfil do consumidor atual e, também, mais especificamente o comportamento do seu cliente. 

Para conhecer o comportamento do seu cliente, nada melhor do que contar com uma ferramenta de gestão de clientes. Afinal, ela traz todos os dados que você precisa ter sobre o seu consumidor.

Entretanto, para conhecer de forma mais geral o perfil do consumidor atual, uma boa dica é buscar ler sobre o assunto, – o que você já está fazendo!

Inclusive, um dado que merece destaque sobre o consumidor atual e que pode te ajudar a vender mais na Black Friday é: 

92% dos brasileiros pesquisam por preços e produtos antes de fazer compras na data.

Essa informação foi retirada do estudo “Black Friday 2021”, realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL. Além disso, a antecedência pela busca dos preços chega a ser de dois meses ou mais em 57% dos casos, ou um mês para 21% dos consumidores.

Nos supermercados, sabemos que essa pesquisa de preços começa muito antes. Afinal, por ser um varejo o qual os consumidores frequentam de forma constante, eles já sabem dizer qual é o preço de cada produto. 

Por isso, se abaixo vamos dar boas dicas de ações para você fazer na Black Friday, aqui vai uma ação que você não deve, em hipótese nenhuma, fazer na data: enganar os seus clientes. 

Assim, não eleve o preço de produtos só para abaixar depois e dizer que eles estão em promoção. Os seus clientes saberão disso e irão se sentir enganados.

Dito isso, podemos seguir para as dicas que vão te ajudar a ter bons resultados na data.

4 dicas para vender mais na Black Friday 

1. Para vender mais na Black Friday, faça com que a data dure muito mais do que um dia 

A Black Friday “oficial” acontece somente no dia 26/11. Mas quem disse que você só pode dar descontos especiais nessa data?

Você pode fazer tanto uma “pré-campanha” para a data quanto estendê-la para alguns dias após o dia 26, aproveitando o fim de semana após a sexta-feira.

Inclusive, fazer uma pré-campanha para a Black Friday pode ser uma excelente maneira de criar expectativa no cliente e fazer com que ele fique atento ao seu varejo. 

Para ter sucesso nessa campanha, comece a divulgá-la com algumas semanas de antecedência, pode ser até logo no início do mês de novembro. 

Não hesite em usar suas redes sociais para destacar “o que vem por aí” e, também, veja a possibilidade de soltar algumas promoções que sejam interessantes para os seus clientes durante esse período que antecede a data. 

Para criar ainda mais expectativa aos seus clientes, mostra imagens de bastidores, mostrando o recebimento de mercadorias para a data, a decoração sendo feita, algumas ofertas sendo preparadas. Tudo para criar esse ar de “mistério” para a Black Friday. 

Ps: para escolher quais produtos devem entrar nessa promoção “pré-Black Friday”, use os dados que você tem sobre os seus clientes. Assim, poderá ofertar mercadorias que realmente chamam a atenção do seu público. Se você já é cliente Mercafacil, converse com seu consultor para que ele te ajude nessa tarefa! E, se ainda não é nosso cliente… Que tal mudar isso o quanto antes

2. Saiba quais são os seus produtos mais vendidos e/ou procurados

Já passou do tempo em que apenas os eletrônicos faziam sucesso na Black Friday. Eles ainda são, sim, muito queridos pelo público. Entretanto, hoje a Black Friday é aguardada por consumidores de todos os setores. 

Por isso, para você vender mais na Black Friday, veja quais são os seus produtos mais atraentes para o público. 

Ter esse conhecimento não apenas poderá te ajudar a ter mais sucesso na campanha, como também permitirá que você faça uma boa negociação com seus fornecedores. 

Lembre-se de verificar produtos dos diversos setores da sua loja que podem entrar em promoção. Por exemplo:

  • Produtos notáveis;
  • Açougue;
  • Padaria;
  • Sessão de produtos importados;
  • Produtos saudáveis, orgânicos, veganos, vegetarianos, light, sem lactose, etc.;
  • Vinhos, cervejas, destilados;
  • Chocolates e guloseimas;
  • Hortifrúti;
  • Produtos de beleza;
  • Petshop;
  • Floricultura;
  • Eletrônicos variados (smartphones e celulares, televisores, eletrodomésticos, entre outros);
  • Itens de decoração, papelaria, informática, etc.

Como você pode ver, é possível aplicar as promoções de Black Friday para todos os departamentos do seu supermercado. 

Entretanto, para ter sucesso nas ofertas é essencial escolher os produtos corretos para ficarem com o preço mais em conta. 

Para isso, verifique o seu histórico de vendas para saber quais são os produtos mais comprados e procurados pelos seus clientes. Também, não hesite em pesquisar marcas concorrentes e ver o que eles estão fazendo de diferente.

– Para ver outras sugestões sobre o que fazer para vender mais na Black Friday, confira outro artigo que já escrevemos sobre o assunto: 6 dicas para aproveitar a Black Friday no varejo

3. Faça uma campanha de Black Friday para recuperar seus clientes inativos

Datas comemorativas são excelentes para você retomar o contato com os seus clientes inativos e, também, com aqueles que estão prestes a ficar inativos.

Mas quais são esses clientes? 

São aqueles que não foram até a sua loja mas não retornaram no último mês. Para ter uma ideia, você pode considerar um cliente inativo quando ele está entre 30 e 60 dias sem ir ao seu varejo.

Assim sendo, desenvolver uma campanha especial para reativar esses clientes pode ser uma excelente forma de vender mais na Black Friday. 

Por que? Porque essas pessoas já conhecem a sua loja e, em algum momento, viram valor em comprar nela. O seu papel é retomar esse contato, enviar mensagens pessoais e que mostrem que você realmente conhece aquele comprador.

Uma boa dica é usar as mensagens SMS para fazer essa reativação. Chame o cliente pelo nome e ofereça uma mensagem de valor para ele. Por exemplo:

“[NOME DA PESSOA], estamos sentindo a sua falta! Aproveite a Black Friday aqui no [NOME DO SUPERMERCADO] para comprar [NOME DO PRODUTO] que você adora”

Pode não parecer muito mas, acredite: esse tipo de oferta altamente segmentada faz toda a diferença e traz resultados inimagináveis para o seu varejo.

– Leia também: Como reativar clientes inativos e aumentar as vendas? Veja 4 dicas

4. Foque em oferecer uma boa experiência ao cliente em todos os seus canais de venda/comunicação

Além de vender mais na Black Friday, com certeza o seu objetivo é fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja nos outros dias do ano, certo? Para isso, é essencial garantir que ele tenha uma boa experiência com o seu varejo

Ademais, essa experiência boa envolve diversos aspectos e, também, os seus canais físicos e digitais. A omnicanalidade está a todo vapor! 

Assim sendo, treine muito bem o seu time e, caso faça vendas por meios online, tenha a certeza de que esses canais estejam funcionando. 

Também, é claro, ofereça um atendimento impecável por todos esses canais, sempre visando a satisfação do cliente.

Ter um cliente feliz também significa entregar a ele o produto que ele comprou, no prazo pré-estabelecido, com boa qualidade e no preço prometido. 

São esses cuidados com a sua campanha de Black Friday que farão você ter sucesso na data e, além disso, conquistar clientes fiéis, que voltarão a comprar no seu varejo.

– Confira: 5 formas de melhorar a experiência do cliente no varejo

Coloque nossas dicas em prática e passe a vender mais na Black Friday!

Hoje, essas foram as dicas que preparamos para te ajudar a vender mais na Black Friday. 

Entenda que essa é uma campanha importante, sim para o seu varejo. Entretanto, é fundamental que você ofereça um bom atendimento e um serviço de qualidade durante todos os dias do ano. 

Ademais, aproveite essa data para oferecer ofertas incríveis que irão atrair novos consumidores, reativar os clientes inativos e te ajudar a fidelizar os seus compradores.

Por fim, mas não menos importante, se você ainda não conta com uma ferramenta completa de Gestão de Clientes para colocar os seus compradores no foco das suas estratégias, que tal mudar isso e, não só vender mais na Black Friday, como também alavancar os seus resultados no ano todo? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar nessa missão!  

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]