SUMÁRIO


Por em 2 de janeiro de 2024

Varejista: faça seu planejamento estratégico para 2024

Fazer um bom planejamento estratégico para 2024 é ação essencial para as empresas que desejam começar – e completar – o ano de forma eficiente. E é claro que, no universo do varejo, não poderia ser diferente.

Afinal, é por meio de um planejamento que é possível definir questões extremamente importantes que vão reger o seu ano, como, por exemplo, a escolha das principais campanhas de venda, o orçamento destinado a elas, os objetivos a serem alcançados e muito mais.

Continue lendo, entenda mais sobre a importância do planejamento estratégico para 2024 no seu varejo e, também, conheça uma grande ferramenta que vai te ajudar nessa missão: o calendário promocional 2024. Acompanhe!

A importância do planejamento estratégico para 2024 no seu supermercado

O planejamento estratégico para 2024 é um grande documento que vai te mostrar onde o seu supermercado está e onde deseja chegar com o passar do ano

Dessa forma, garante que toda a equipe esteja trabalhando na mesma direção e em busca dos mesmos resultados. Além disso, o planejamento estratégico, quando bem feito, pode ajudar a:

  • Conhecer melhor o seu varejo, tanto seus pontos fortes quanto aqueles que precisam de melhoria. Afinal, é preciso olhar para os dados do passado e do presente para produzir o planejamento futuro; 
  • Identificar áreas de ineficiência e, então, encontrar melhorias para o seu negócio
  • Tomar melhores decisões, baseadas em dados e focadas em alcançar o objetivo da empresa para 2024;
  • Reconhecer áreas que precisam de maior investimento, entre outros.

Mas afinal, como fazer o planejamento estratégico para 2024? Confira abaixo nossas sugestões.

Planejamento estratégico para 2024: como fazer?

Pois bem, existem diversas técnicas e ferramentas que vão te ajudar a criar um planejamento estratégico eficiente para 2024 e a conquistar os seus objetivos. Abaixo, preparamos um passo a passo para você colocar em prática: 

1. Faça uma análise do momento atual do seu supermercado 

Você já ouviu falar do método SWOT ou FOFA? Ele consiste em você definir quatro questões envolvendo o seu negócio:

  • Forças (Strengths): identifique as vantagens competitivas do seu supermercado, como localização, variedade de produtos, equipe qualificada, etc.;
  • Fraquezas (Weaknesses): reconheça áreas onde seu supermercado pode melhorar, seja em termos de logística, atendimento ao cliente ou qualquer outra área;
  • Oportunidades (Opportunities): avalie as tendências do mercado, mudanças nas preferências do consumidor, e oportunidades de expansão;
  • Ameaças (Threats): Esteja ciente de fatores externos que podem impactar negativamente o seu negócio, como concorrência intensa, por exemplo.

Dessa forma, ao fazer essa análise, você terá mais conhecimento da situação atual do seu varejo e o que pode ser melhorado em 2024. 

2. Defina metas e objetivos em seu planejamento estratégico para 2024

Estabeleça metas claras e mensuráveis para o ano de 2024. Isso pode incluir metas de vendas, participação de mercado, satisfação do cliente, entre outros. Além disso, desenvolva objetivos específicos para cada área funcional do supermercado, como marketing, operações, logística e atendimento. 

Lembre-se de, ao longo do ano, acompanhar de perto as métricas para ter a certeza de que elas estão sendo seguidas. 

3. Conheça seus clientes 

Entenda as necessidades e preferências dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, feedbacks online e/ou análise de dados de compras passadas usando uma plataforma completa de gestão de clientes. Então, adapte seu mix de produtos e serviços para atender às expectativas do seu público-alvo e surpreendê-lo!  

4. Invista em inovação e tecnologia

Avalie novas tecnologias que possam melhorar a eficiência operacional, como sistemas de gerenciamento de inventário, programas de fidelidade ou métodos de pagamento inovadores. Além disso, considere a integração de soluções de comércio eletrônico para expandir suas operações online.

5. Conheça o calendário promocional de varejo 2024 para criar suas ações 

Por último, mas não menos importante, para ter um bom planejamento estratégico para 2024, é essencial conhecer o calendário promocional de 2024. 

Ou seja, saber quais são as principais datas comemorativas de cada mês e, mais do que isso, o que elas podem representar para o sucesso do seu negócio. Aliás, entenda mais sobre a importância do calendário promocional no varejo e surpreenda-se!

Acompanhar de perto as datas comemorativas, é uma ação vital para atrair novos clientes e, também, engajar os seus consumidores fiéis. 

Ainda não tem em mãos o calendário promocional de 2024? Então é hora de solucionar isso agora mesmo.

Baixe gratuitamente o Calendário Promocional do Varejo 2024 e garanta que o seu planejamento estratégico para 2024 seja um sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler