Marketing

Criei meu clube de desconto, e agora?

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Quando um projeto novo é iniciado, a expectativa é de que rapidamente ele traga os resultados que eram planejados. Porém, na prática nem sempre acontece dessa forma. O mesmo acontece com um clube de desconto, é preciso ter planejamento para que a iniciativa tome forma e ocorra da maneira que foi pensada.

É por isso que a Mercafácil tem uma metodologia própria de implantação. Ela vai garantir o sucesso da sua estratégia se for seguida conforme as orientações dos nossos consultores.

Você deve estar atento a todos os detalhes. Dependendo da situação, talvez seja necessário repensar o que está sendo feito e adequar ou realinhar processos. Isso porque em uma estratégia de marketing de relacionamento com os clientes, um clube do desconto é a principal parte do projeto. É por meio dele que seu negócio vai dar os primeiros passos na direção de se relacionar com seus consumidores de uma maneira mais pessoal e personalizada, entregando o que eles precisam no momento certo.

Então, no processo de implantação do clube todo cuidado é pouco. E alguns erros simples podem custar caro para o seu negócio. Confira neste post, algumas dicas para obter êxito com seu clube de compras.

Os clientes precisam conhecer seu clube de desconto

Antes de fazer sucesso o seu projeto precisa ser reconhecido. Esse fator é indispensável para atingir os resultados desejados com o clube de benefícios. Ele passa por duas etapas principais: o reconhecimento dos benefícios e a relevância que eles trazem para o consumidor.

Reconhecer os benefícios é o ponto principal do seu clube de desconto

A intenção ao implantar um clube de benefícios é fazer com que o seu cliente se cadastre. Por meio dos dados dele você possa começar a acompanhar as informações de consumo e entregar benefícios de acordo com suas necessidades e preferências.

Essa é a visão que o seu negócio deve ter, mas a do cliente é diferente. O consumidor só vai querer se cadastrar se receber algo que considere vantajoso em troca. Ele precisa enxergar que fazer parte do clube de compras é essencial e que só assim receberá promoções e ofertas exclusivas.

Para isso, seu programa precisa ser relevante para ele e oferecer um benefício imediato (desconto) para despertar o interesse do consumidor. Essa questão está diretamente ligada a dois pontos:
1. A
escolha dos produtos que vão compor o seu clube de ofertas
2. O valor com desconto em comparação ao valor sem desconto.

Seu clube do desconto precisa ser relevante para o cliente

Como foi dito anteriormente, a escolha de produtos é fundamental se você quer ter sucesso com o clube de descontos. Além da escolha, a quantidade de produtos que vão fazer parte do seu mix é extremamente importante.

Não existe uma fórmula mágica com o que deve ser feito, mas existem algumas estratégias. A principal delas é que todos os setores ofertem produtos que fazem parte do clube de benefícios. Dessa forma, o cliente vai estar rodeado pela ofertas especiais que só quem é cadastrado tem direito a aproveitar.

Utilizar a curva ABC é um bom plano para escolher os produtos e definir uma estratégia para impactar o público, elevar o número de cadastros e aumentar a relevância do clube. Claro que estas escolhas também dependem do tamanho da sua loja, mas em média sua loja deve ter no mínimo 50 produtos no clube. Isso se você quer começar mais devagar.

Nomeie um funcionário para liderar o seu clube de ofertas

Ter um líder para o projeto é extremamente importante. Contar com alguém que possa engajar os funcionários a participarem do desenvolvimento do programa, que os incentive a realizarem mais cadastros, aumentar a divulgação do clube e torná-lo mais reconhecido é fundamental.

Para contribuir nesse sentido, podemos te dar uma dica. Alguns de nossos clientes realizam competições internas na empresa para incentivar os funcionários a cadastrarem e identificarem clientes no PDV. Como prêmio, você pode dar um vale-compras para o funcionário mais engajado, por exemplo.

Ao implantar o clube de desconto, sua empresa precisa estar consciente de que é necessário seguir uma metodologia para que ele atinja o sucesso desejado.

Perceba que dedicar tempo ao projeto é fundamental para o sucesso. A ideia principal que o supermercadista deve ter sobre a criação do clube é de que é necessário seguir algumas etapas para chegar ao resultado desejado. Se todos os passos forem seguidos corretamente, será a partir dele que sua empresa vai criar um planejamento estratégico para melhorar o desempenho em todos os setores do negócio.

Ainda ficou com dúvidas sobre como ter sucesso com o clube de descontos? Entre em contato com um de nossos consultores, teremos grande prazer em ajudar!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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