Retenção de clientes

Perdendo clientes? Entenda como ações segmentadas podem ajudar na prevenção de perdas de clientes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

É melhor prevenir do que remediar! Toda empresa deve ter uma estratégia de prevenção de perdas, pois ela é fundamental para que seu negócio obtenha sucesso.

Você já deve ter ouvido que o cliente é a alma do negócio e de fato ele é. Se não existirem compradores para seus produtos, o negócio está fadado ao fracasso. Menos clientes, menos vendas, menos faturamento e por aí vai.

Em um estudo realizado em 2017 pela Mercafácil, foi identificado que um supermercado perde em média 30,1% dos seus clientes ao ano. Por essa razão é fundamental criar uma estratégia para prevenir perdas. Confira nesse post, de que maneira ações segmentadas podem contribuir para a prevenção de perdas no varejo.

Porque segmentar meu público ajuda na prevenção de perdas de clientes?

A segmentação tem um papel fundamental na sua relação com os clientes, principalmente no que diz respeito a atender às suas necessidades, o que contribui para melhorar também o relacionamento.

Segmentar os clientes nada mais é do que reuni-los em grupos específicos de acordo com suas características. Existem diversas formas de realizar esse trabalho e elas podem variar desde as mais simples até as mais complexas, desde gênero e informações demográficas até a categorização por hábitos de consumo, por exemplo.

Fazer segmentações é possível e você deve criá-las constantemente se quiser trabalhar a prevenção de perdas efetivamente. Para isso, é necessário que sua empresa tenha uma base de dados dos seus consumidores. Esse é outro aspecto de grande importância no planejamento a longo prazo.

Você pode extrair esses dados diretamente do ERP e organizar de forma manual ou utilizar um software dedicado à gestão de clientes. A Mercafácil pode contribuir para o seu negócio na obtenção, utilização e análise desses dados. Por meio de uma metodologia própria de implantação, você começa a cadastrar e identificar clientes para mapear seus hábitos de consumo. Todas as informações alimentam automaticamente um banco de dados que você pode acessar em uma plataforma simples de usar. A partir destes dados, serão geradas informações como produtos mais consumidos, gasto médio de compra por cliente, frequência de visita à loja, etc.

Em resumo, a segmentação auxilia principalmente no seu relacionamento com os clientes, pois lhe dá a chance de entender as necessidades e gostos dos seus consumidores. Com essa informação em mãos, você aumenta suas chances de acertar na oferta de produtos para cada um deles. Em consequência disso, o processo de fidelização dos clientes é acelerado e uma oportunidade do aumento de vendas também entra em questão.

Como trabalhar a prevenção de perdas de clientes com ações segmentadas

Possuir os dados dos clientes é ótimo, não é mesmo? E se, além disso, você já os classificou em diferentes grupos de acordo com suas características é hora de dar o próximo passo na sua estratégia e fazer ações segmentadas.

A plataforma Mercafácil pode te auxiliar na etapa de criação das campanhas personalizadas e contribuir para a prevenção de perdas em supermercados, além do aumento no número de vendas. Ela já terá registrado os dados dos clientes automaticamente para que você crie grupos de segmentação baseados em critérios que você escolhe.

Para começar a criar sua campanha, escolha os produtos que deseja divulgar. Depois, crie sua segmentação. Você pode, por exemplo, filtrar clientes que consumiram esses produtos no mês anterior, mas ainda não compraram no mês atual. Na sequência, você deve criar a sua mensagem convidando o cliente para ir até a loja comprar.

Muitos supermercados aproveitam para mandar o link do encarte digital. Por fim, é hora de programar sua campanha e enviar para a segmentação escolhida. Caso se interesse, dentro do software Mercafácil há uma estrutura de envio de campanhas de SMS para que você possa enviar aos clientes as ofertas personalizadas de uma forma muito mais fácil.

Ao criar campanhas, seja por SMS, WhatsApp ou mesmo distribuição de encartes, mensurar resultados é tão importante quanto fazê-las. Só assim você poderá aprimorar sua estratégia e melhorar gradativamente seus ganhos com essas práticas.

Para ilustrar melhor, separamos o exemplo de uma campanha realizada por um de nossos clientes:

Ação segmentada para trabalhar a prevenção de perdas de clientes

Segmentação de mercado | Estudo de caso Supermercado Demenech (Capanema/PR)
Investimento: R$ 28,98
Faturamento: R$ 39.776 mil
Duração da ação: um final de semana
ROI: R$ 1.372,55

O objetivo da segmentação era estimular vendas e fidelizar os clientes que faziam parte do planejamento de prevenção de perdas. Por meio da plataforma Mercafácil, ele realizou duas segmentações:

  • primeiro, os clientes que haviam comprado cortes bovinos nobres
  • depois, aqueles que fizeram esse tipo de compra nos últimos 60 dias.

Com base nesta segmentação, criaram uma campanha com o investimento de R$ 28,98. O objetivo foi divulgar a oferta da carne de Angus e sugerir um churrasco especial no final de semana.

A promoção durou 3 dias, trouxe 205 clientes para a loja e gerou R$ 39.776,00 em faturamento. Como resultado, o supermercado resgatou clientes inativos e teve retorno de R$1.372,55 a cada R$1 investido na campanha com a Mercafácil.

Gostou do resultado e acredita que seu negócio pode começar a trabalhar a prevenção de perdas com segmentações? Agende um bate-papo sem compromisso com um dos nossos consultores e entenda como você pode fazer!

prevencao-de-perdas-em-supermercados

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment