Métricas de Varejo

Entenda como a gestão de indicadores de desempenho pode aumentar suas vendas

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Seja o seu negócio uma pequena loja que atinge apenas o público dos arredores ou uma grande loja que tem impacto municipal, é extremamente importante realizar a gestão de indicadores de desempenho.

Independentemente do tamanho do seu público, é inviável tomar conta de uma empresa apenas com base na observação do movimento na loja e nos achismos.

Possuir dados concretos em um ambiente que registre esses números de maneira automatizada pode facilitar o seu trabalho e te ajudar a se concentrar na gestão desses dados para melhorar seus resultados.

Confira neste post como os indicadores de performance são imprescindíveis para o sucesso da sua empresa.

Dificuldades para vender mais? Fazer a gestão de indicadores de desempenho pode ser a solução

Empresas de varejo que desejam sucesso em seu setor precisam de um planejamento estratégico com base na análise de dados. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento empresarial e o aumento das vendas. Conheça alguns indicadores de desempenho e entenda como eles podem te ajudar:

1- Indicadores de desempenho: Ticket médio

Esse é um indicador de desempenho de extrema importância no varejo. Apesar disso, geralmente, ele requer um grande esforço para ser mensurado manualmente. Com um software de gestão que apresente esse indicador ele será calculado de forma automatizada e você poderá analisá-lo de maneira simples.

Por meio desse indicador você descobre em que momento de cada mês seus clientes gastam mais comprando seus produtos. Também consegue saber em quais períodos eles gastam menos.

Esses dados podem te dar insights para a realização de ações que estimulem o aumento do ticket médio na época em que identificar que ele esteja abaixo do esperado. Uma boa alternativa nesses momentos é estimular as vendas casadas.

2 – Indicadores de desempenho: Mensuração de ações

O setor de supermercados costuma realizar algumas ações para a divulgação dos seus produtos e ofertas. Alguns supermercadistas fazem sua divulgação por meio de carros de som, redes sociais, etc. A prática mais comum é a distribuição de encartes.

Realizar ações para promover a loja e os produtos é fundamental, isso você já sabe. E quanto aos resultados que elas geram, você consegue mensurá-los? Você sabe quais clientes foram comprar na sua loja por conta de determinada ação?

Realmente responder a essas questões não é fácil. A boa notícia é que é totalmente possível. Para conseguir as respostas para essas perguntas é necessário o uso de uma tecnologia que seja capaz de te fornecer alguns dados específicos, armazená-los e organizá-los. Outra alternativa é fazer tudo manualmente com base nas informações do seu ERP. Convenhamos que essa opção não é a mais prática nem a mais recomendada por conta dos erros que podem gerar.

É preciso analisar dois tipos de dados. Para o primeiro deles é necessário ter o seus clientes cadastrados e com os dados deles em seu sistema você já sabe a região onde estão localizados os seus clientes e já o conhece melhor, o que facilita a realização de ofertas.

No segundo momento, após realizar as ações em determinada região, você pode ver quantas pessoas cadastradas naquele local foram comprar em sua loja com base nos produtos divulgados na sua campanha. Uma plataforma como a Mercafácil fornece essa mensuração de forma automatizada. Basta apenas informar os SKUs dos produtos divulgados e o período da campanha.

Com essas respostas, se o resultado for positivo significa que você pode continuar investindo naquela região. Caso contrário pode mudar sua estratégia ou até mesmo optar por outra forma de divulgação.

E claro que para ter tudo isso é preciso investir em sua empresa. Um simples exemplo como esse, já passa uma ideia do que pode ser feito e como pode ser útil ao seu negócio.

3 – Indicadores de desempenho: Análise de aquisição, retenção e perda de clientes

Talvez estes sejam os dados de maior importância dentro de uma empresa. Eles estão diretamente ligados ao sucesso do negócio como um todo.

Muitos lojistas tentam basear esses dados em achismos, o que é um risco. Ter precisão nesses números é imprescindível. Realizar a gestão de indicadores sobre o fluxo de clientes que frequentam ou não sua loja pode dar uma direção de qual caminho seguir com seu negócio.

Com base nisso, você pode definir estratégias para fidelizar os clientes, resgatar os clientes que não estão comprando a algum tempo e também vai te mostrar se suas ações têm sido efetivas, como foi dito no item anterior.

A principal função da gestão de desempenho é colocar sua empresa no caminho do sucesso, pois com dados é possível definir estratégias muito mais eficientes, obter resultados melhores e aumentar as vendas.

Agora que você já sabe como a gestão de indicadores de desempenho é de grande importância para sua empresa, confira o nosso post que fala sobre como otimizar processos na gestão do seu supermercado.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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