Gestão

Entenda a importância de manter bom relacionamento com fornecedores

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Toda empresa, por menor que seja, possui fornecedores e depende deles para obter produtos e serviços. Essas negociações são essenciais para o sucesso de seu negócio, visto que influenciam diretamente no preço e na qualidade dos serviços oferecidos para os clientes. Sendo assim, manter um bom relacionamento com fornecedores é uma excelente maneira de conseguir aprimorar os resultados.

No post de hoje vamos falar mais sobre essa parceria, as vantagens que ela pode proporcionar e como a relação comercial pode ser melhorada. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Por que o fornecedor é importante para uma empresa?

O fornecedor é responsável por entregar produtos ou serviços que serão vendidos para os clientes, a matéria-prima e até mesmo materiais auxiliares (produtos de limpeza, papel, copos descartáveis entre outros).

Devido a isso, pode-se dizer que o trabalho realizado por ele influencia diretamente nos processos da sua empresa, haja vista que qualquer atraso, avaria ou problema de qualidade afeta suas atividades e, até mesmo, a experiência dos clientes com o seu negócio.

Quais as vantagens de manter uma boa relação com os fornecedores?

Estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores — indo além de uma simples relação comercial — é uma estratégia que beneficia as duas partes. Por um lado, sua empresa pode conseguir preços mais competitivos, prazos mais flexíveis para pagamento, aumento da satisfação dos clientes, melhorias nos processos e possibilidade de crescimento.

Por outro lado, alinhar as estratégias e estreitar a comunicação permitem que o fornecedor saiba quais aspectos da operação precisam ser aprimorados para atender o seu negócio com mais qualidade — e podem se empenhar nessas melhorias.

Como estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores, afinal?

Existem diversas ações que podem ser adotadas para desenvolver uma boa relação entre as partes. Veja nossas dicas.

Elimine os maus fornecedores

O primeiro passo para ter bons fornecedores é eliminar os que não conseguem entregar com qualidade (quer seja produtos ou serviços) ou no prazo de entrega. Assim, estabelecendo um padrão mínimo de atendimento, consegue-se deixar apenas as empresas que possuem capacidade de manter uma boa relação.

Alinhe os processos

Deixe que o fornecedor conheça os processos e as necessidades do seu negócio. Para garantir uma boa parceria, o ideal é que ambas as partes tenham garantia de que essas demandas possam ser atendidas da melhor forma possível.

Estabeleça uma comunicação clara e fluida

Outro ponto fundamental para alcançar um bom relacionamento com os fornecedores é estabelecer uma comunicação aberta. Assim, ambos conseguem deixar claro quais são os desafios, as oportunidades, o que pode ser feito para melhorar, quais concessões precisam ser feitas, entre outros pontos.

Tenha uma relação de ganha-ganha

Para criar uma boa relação, é preciso ter em mente que, mesmo sendo o cliente, sua empresa não pode exigir tudo o que quer e esperar que o fornecedor cumpra todos os aspectos. Nesse caso, o ideal é manter uma negociação de ganha-ganha, em que ambos precisam ceder, mas que o resultado final é benéfico para todos.

Criar e manter um bom relacionamento com os fornecedores não é uma tarefa simples de se conseguir na prática. No entanto, ela é essencial para que sua empresa consiga elevar os níveis de qualidade e se tornar ainda mais competitiva no mercado.

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Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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